O autor é a figura mais importante em qualquer obra de dramaturgia. É ele quem concebe a trama e cria os personagens.
Tratando-se de um texto original ou de uma adaptação, ao definir o autor para desenvolver um projeto, o produtor deve saber exatamente o tipo de espetáculo que procura. A escolha deve resultar num casamento harmônico entre o autor e o produtor. Para que isto ocorra, o produtor deve ter grande cumplicidade com o autor. O diretor será a ponte entre os dois.
A linha de separação entre produtor e diretor deve ser bem marcada. O primeiro não interfere na criação do segundo. Cabe ao diretor geral a forma final da telenovela.
Na preparação de uma telenovela, o primeiro passo é o desenvolvimento do script (roteiro). Além de seguir as diretrizes para escrever uma história original, o autor dispõe do recurso da adaptação. Diversos livros já foram adaptados para a televisão. Quando o roteiro de uma telenovela é escrito a partir de um livro, este serve de base para a história que se desenrolará na tela, mas cabe ao autor escrever uma nova obra, pois a maneira de narrar em televisão é diversa da literatura: a história original servirá apenas como base para o desenvolvimento da trama de uma novela.
Outro ponto de partida utilizado pelos autores é escrever telenovelas baseadas em fatos reais. Quando se trata de um fato histórico, toda uma pesquisa é feita para conferir credibilidade à trama. Assuntos do momento da sociedade também são potencialmente oportunos.
Para escrever uma novela, o autor deve se concentrar em seduzir o público nos vinte primeiros capítulos; depois, a história caminha mais lentamente - partindo-se da hipótese de que o telespectador já está envolvido pelos personagens.
As telenovelas obedecem a uma estrutura estabelecida. O trabalho da escrita acontece por blocos de capítulos. A partir do capítulo 30, a equipe discute os caminhos que a história irá tomar. Por volta do capítulo 50, acontece a primeira grande virada na trama. Em torno do capítulo 80, normalmente começa a barriga da trama, ou seja, a história fica mais lenta e os assuntos tornam-se repetitivos.
Quando um autor se dispõe a escrever novelas, ele deve abrir mão da ideia de fazer uma obra autoral, pois a novela é concebida para atender ao público. Quando a história começa a ficar incomunicável, ela certamente será mudada. Por esse motivo, o autor de telenovela é o condutor de uma obra aberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, opinião, elogio, crítica, sugestão ou comunicado de erro. Todos os comentários são lidos antes de serem publicados. Lembre-se: Tenha bom senso e seja respeitoso. Obrigado.