domingo, 12 de dezembro de 2010

TV Brasil apresenta La sombra del caminante

A TV Brasil exibe neste domingo, 12 de dezembro, às 23h0, o filme colombiano La sombra del caminante, que retrata a situação de pessoas afetadas pela guerra, pobreza e criminalidade na capital Bogotá.

Ambientado nas ruas de bairros da capital colombiana, La sombra del caminante explora a situação das pessoas afetadas pela guerra, pobreza e criminalidade, seres humanos que lutam para manter sua dignidade na mais miserável das circunstâncias.

Gravado em 2004, a produção que conta com os roteiros e a direção de Ciro Guerra relata, em 89 minutos, a situação de Mañe (César Badillo), que está passando por uma situação econômica difícil. Perdeu uma perna e, portanto, não consegue trabalho. Não pode pagar seu aluguel e é alvo de zombaria e escárnio de seus colegas.

À medida que ele percorre as ruas à procura da sobrevivência, conhece um personagem incomum: um homem que ganha a vida levando pessoas ao redor da cidade em uma cadeira amarrada às costas, um silletero (Ignacio Prieto). O gesto do bom samaritano dá início a uma amizade singular entre os dois. É isso que deixará a vida de Mañe mais suportável e com esperança de começar de novo.

Porém, a história se torna ainda mais inverossímil quando se descobre a relação que ambos, sem saber, tiveram no passado: antigo combatente do exército, o caminhante assassinou os pais de seu novo amigo, onde moravam na floresta colombiana.

Através de personagens simbólicos, o deficiente representa as vítimas e as feridas abertas da violência, enquanto o andarilho aponta para a consciência em crise da nação com seus habitantes, Ciro Guerra pretende refletir sobre a guerra generalizada entre governo, traficantes e guerrilheiros que destrói o tecido social, moral e político da Colômbia.

Ciro guerra estreou na longa-metragem com este drama, protagonizado por dois personagens ao limite, aos quais não resta nada e que fogem do passado, um passado que marcou suas vidas para sempre. O diretor constrói este relato em branco e preto, muito importante para a própria estrutura do filme que o dota de certo barroquismo e onirismo, oferecendo um olhar crítico aos problemas que padece a sociedade colombiana, questão esta que o diretor manteve muito presente e que ofereceu ao seu projeto um realismo efetivo e direto.

Com diálogos secos e situações que constróem progressivamente, à maneira de um quebra-cabeças, a imagem final das misérias humanas que afundam na desgraça aos personagens, La sombra del caminante é um forma de compreender como, na Colômbia, não se pode evitar o eco, próximo ou distante, da violência.

2 comentários:

  1. O filme deixa a espectador perpléxo ao saber que representa uma realidade que, por força de governos desastrosos, mergulhou o país em muitos anos de violência do Estado, dos paramilitares, crim,inosos comuns e, talvez, até de forças guerrilheiras de esquerda, o que duvido um pouco. Um bom filme, mas peca pela puca qualidade da fotografia, o que é comum no cinema sul-americano.

    ResponderExcluir
  2. Como sugere o nome do programa (Nosso Cine), realmente, esse é meu tipo de cinema. Um filme que retrata fatos de uma realidade deveras deficiente, politica e socialmente.
    Perfeito, dos personagens à forma de diálogo, seco.
    Parabéns ao blog, mais um leitor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, opinião, elogio, crítica, sugestão ou comunicado de erro. Todos os comentários são lidos antes de serem publicados. Lembre-se: Tenha bom senso e seja respeitoso. Obrigado.