terça-feira, 5 de junho de 2018

Drama turco Kurt Seyit & Shura ganha livro traduzido em português

Publicado em 1992, Kurt Seyit & Shura (Kurt Seyit ve Şura), clássico da literatura turca contemporânea escrito por Nermin Bezmen, rapidamente tornou-se um best-seller ao contar a saga de um tenente turco e a filha de nobres russos que lutavam pelo amor que sentiam um pelo outro, enfrentando tensões familiares, a sociedade e o caos da revolução.

Em 2014, o romance ganhou vida e chegou às telinhas da Turquia em uma versão televisiva produzida pela Ay Yapım e exibida com grande sucesso pela emissora Star TV.

A superprodução, estrelada por Kıvanç Tatlıtuğ e Farah Zeynep Abdullah, fascinou os turcos e foi exportada para outros países da Europa e Ásia, encantando milhões de telespectadores. Em 2015, desembarcou no continente americano e foi transmitida pelo extinto canal Mundo Fox nos Estados Unidos e Porto Rico. Daí em diante, também conquistou inúmeros fãs ao ser veiculada na América do Sul por canais locais do Uruguai, Guatemala e Argentina.

No Brasil, a série de 46 episódios chegou apenas em 2017, em sua estreia através da plataforma Netflix e, no embalo de sua popularidade, o livro que inspirou a produção também ganhou recentemente sua versão em português, traduzido por Feyza Howel e Maria Aparecida Mello Fontes e lançado pela Pedrazul Editora.

Em 360 páginas, o romance tem como cenário a decadência do Império Russo e a Primeira Guerra Mundial. Bezmen nos conta a história de um casal que vive um amor proibido à medida que foge da onda de devastação causada pela Revolução Bolchevique. Neta de Kurt Seyit, O Lobo, que procurou refúgio no já enfraquecido Império Otomano, a autora relata a história real até então traduzida para doze idiomas.

Kurt Seyit é o filho de um nobre abastado da Crimeia e um elegante primeiro tenente da Guarda Imperial. Ferido no front dos Cárpatos e, mais tarde, procurado pelos bolcheviques, ele faz uma fuga ousada através do Mar Negro. Orgulhoso para aceitar o pagamento por um carregamento de armas que ele entrega aos nacionalistas, Seyit enfrenta anos de luta para começar uma nova vida na República Turca que surge das cinzas do Império Otomano decadente. Tudo o que ele tem é a sua dignidade e o seu amor.

Shura é a linda e inocente menina, encantada pela música de Tchaikovsky e pelas luzes brilhantes de Moscou, que se apaixona por Seyit quando tem apenas quinze anos. Uma vítima em potencial na mira dos bolcheviques devido à riqueza e à posição social de sua família, ela está determinada a seguir seu coração e acompanhar Seyit na sua perigosa fuga pelo Mar Negro.

Kurt Seyit & Shura pode ser adquirido nas melhores livrarias do país. A versão digital do livro em português também pode ser encontrada através do site da Amazon.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: