sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Do original ao remake: Esmeralda


Foi em 1971 quando a Venevisión, canal venezuelano, decidiu exportar suas telenovelas, e o fizeram primeiramente com uma história original da escritora cubana Delia Fiallo, que tinha como título Esmeralda. Tal como a pedra preciosa, o drama protagonizado por Lupita Ferrer e José Bardina começou a brilhar da Venezuela para toda a América.

Até hoje, a telenovela da cega e do rico fazendeiro, cujos destinos foram trocados ao nascer, é lembrada por muitos daquela geração. Sempre que se faz referência à trajetória de Lupita Ferrer, inevitavelmente se menciona esta história, da qual Lupita sempre fala com orgulho.

A princípios dos anos 80, esta história teve seu primeiro remake, agora, sob título de Topázio, produzida pela RCTV, da Venezuela, em 1984, e protagonizada por Grecia Colmenares e Victor Camara. Aqui, as principais novidades em comparação à original foram a cor, as locações e as externas em um precioso manancial, onde, a princípio, foram gravadas algumas cenas que simulavam a protagonista tomando banho nua, mas que foram eliminadas por ordem da autora original.

Esta telenovela obteve tanto êxito na América que, passado poucos anos, chegou à Europa, sendo a Espanha e a Itália os países em que se tornou um verdadeiro sucesso, fazendo com que os protagonistas viajassem até lá para receberem diversos prêmios. Esse é outro êxito que ainda perdura na memória da geração que a viu.

Passaram vários anos até que, em 1997, a Televisa, do México, comprasse os direitos para um novo remake, protagonizado por Leticia Calderón e Fernando Colunga, que teve um alcance mundial. Países da Europa e da África, onde não chegavam as telenovelas, se comoveram diante da ternura da ceguinha que logo recuperava a tinha que decidir entre o amor de dois homens. Para a Televisa, este é um dos seus maiores êxitos internacionais.

Existe ainda a versão brasileira, que não teve grande repercussão internacional, mas que atualmente é reprisada pelo SBT, quem a produziu em 2004, protagonizada por Bianca Castanho e Cláudio Lins.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: