domingo, 14 de março de 2010

A vingança


NOME ORIGINAL
La venganza

ESCRITORAS
María Teresa Madero e Tere Medina (Basedas na obra de Inés Rodena)

PRODUTOR
Valentín Pimstein

PAÍS DE ORIGEM
México

ANO DE GRAVAÇÃO
1977

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1987

EMISSORA
SBT


ELENCO

Helena Rojo: Maria Olivares / Alessandra Balmaseda

Enrique Lizalde: Xavier Narváez

José Luis Jimenez: Maximiliano

Azucena Rodríguez: Rosa

Raymundo Capetillo: Eduardo

Aurora Cortes: Santa

Luz Adriana: Sofia

Nelly Meden: Andréa

Beatriz Sheridan: Carmem Narváez

Tony Carbajal: Dupré

Javier Marc: Rafael Narváez

Karina Duprez: Lucy

Patricia Davalos: Isabel

Germán Robles: Governador de Santo Ângelo

Rogelio Guerra: Sultão de Omán

René Muñoz: Mohamed

Eugenia D'Asil: Esther

Miguel Angel Ferriz: José Luis

Roberto Cañedo: Alexandre Balmaseda

Héctor Gómez: Vítor

Laura Zapata: Violeta

Odiseo Bichir: Caleta

Héctor Cruz: Nazário

Marcela Rubiales: Sônia

Otto Sirgo: Afonso

Magda Haller: Dona Clementina

Graciela Bernardos: Daniela

Jorge Fink: Padre Julián


INTRODUÇÃO

A vingança é a história de uma heroína romântica. Remake de uma trama criada por María Teresa Madero, chamada La indomable, realizada anteriormente na Venezuela. Mistura de "Cinderela", conto célebre de Charles Perrault; de "Pigmalião", obra de teatro escrita por George Bernard Shaw e de "A fera domada", comédia de William Shakespeare.

A vingança serviu de inspiração para a criação da novela Marimar, de 1994, a qual também obteve uma nova versão nas Filipinas em 2007, protagonizada por Marian Rivera e Dingdong Dantes.


RESUMO

Esta telenovela conta a história de Maria Olivares, uma humilde camponesa que vive com seu avô materno Maximiliano, em uma palhoça na fazenda dos Narváez. Maria se apaixona por Xavier Narváez, que é piloto, seu irmão, Rafael Narváez e sua esposa Carmem se opõem ao casamento dos dois porque Maria é pobre.

Carmen humilha Maria jogando um bracelete na lama e faz com que esta o retire com os dentes, depois queima a palhoça, onde morre Maximiliano.

Maria foge para a capital grávida e jura se vingar dos Narváez. Consegue trabalho na casa de um homem de negócios chamado Alexandre Balmaseda, que está enfermo. Alexandre sente pena de Maria e oferece sua proteção e ajuda sem saber que se trata de sua filha que havia procurado por anos.

María se torna fina. Toda a verdade vem à tona e Maria adquire seu verdadeiro nome, Alessandra Balmaseda.

Quando seu pai morre de infarto, Alessandra herda todos seus bens, incluindo um hotel em Santo Ângelo. Alessandra se encarrega de cuidar do hotel e se enfrenta com o sócio de seu pai, Dupré e sua amante Andréa, que a roubavam.

Para surpresa de Alessandra, no hotel se hospedam os pilotos da linha aérea de Santo Ângelo, Xavier Narváez, Eduardo e a aeromoça Sônia. Em uma festa no hotel, Alessandra se encontra com Xavier, que fica surpreso pela fisionomia parecida à de Maria Olivares, mas pensa que não pode ser porque Alessandra é uma mulher fina e distinta.

O governador de Santo Ângelo se apaixona por Alessandra e sua filha Lucy é a prometida de Xavier. Em Santo Ângelo chega o Sultão de Omán que também se apaixona perdidamente por Alessandra.

Rafael e sua esposa Carmem abandonam a Fazenda Narváez e vêm viver em Santo Ângelo. Alessandra consegue a parte do hotel que pertencia a Dupré e Andréa se torna sua empregada e aliada. Alessandra começa sua vingança com a ajuda de Andréa.

Em uma visita ao hotel, Rafael conhece Andréa e se apaixona por ela, esta o deixa bêbado e o leva para jogar no cassino do hotel, levando-o ao vício pelo jogo e pelo álcool. Perde todo seu dinheiro e Andréa, seguindo as ordens de Alessandra, faz com este assine uma nota promissória de muito dinheiro, que acaba por deixar Rafael com uma dívida muito grande com o hotel, Alessandra exige que lhe pague a dívida , caso contrário, tomará suas terras.

Ao saber sobre a dívida de seu marido, Carmem pede clemência a Alessandra, que lhe pede para que venha ao hotel no dia seguinte para que lhe entregue a nota promissória.

Alessandra manda colocar terra em uma área do hotel, lançam água, formando lama. Convida o governador, sal filha e Xavier para que estejam presentes. Quando Carmem chega, Alessandra lhe diz, na frente de todos, que lhe entregará a nota promissória caso consiga retirá-lo da lama com os dentes. Carmem, desesperada e chorando, o faz. Alessandra pega a nota promissória com sua mão e lhe diz que ela não havia sido tão cruel como Carmem havia sido com ela anos atrás e lhe entrega a nota.

Xavier quer voltar com Alessandra, mas ela se nega. Xavier decide se casar com Sofia, dona de terras vizinhas de sua fazenda. Alessandra, utilizando outra pessoa, propõe a Rafael Narváez que venda sua fazenda. Este aceita para sair da pendura que se encontra.

Carmen é atropelada por um carro e morre. Rafael se perde em meio ao álcool e Alessandra regressa como dona da fazenda dos Narváez.

Finalmente Xavier se divorcia de Sofia, pede perdão a Alessandra e se casam.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito om o blog!
Meus Parabéns!
Continue assim!É muito bom conhecer um pouco mais das histórias e curiosidades das novelas mais antigas.
Ah, e gostaria de ver aqui um especial sobre a novela Gata Selvagem!

Aleks disse...

Obrigado pelo elogio, espero que tenha gostado realmente, claro, a gata selvagem passará por aqui também, aguarde, em breve, essa e outras novelas da RedeTV! Me ajude a divular esse blog. Abraço.