sexta-feira, 12 de março de 2010

O direito de nascer


NOME ORIGINAL
El derecho de nacer

ESCRITOR
Félix Caignet

PRODUTOR
Ernesto Alonso

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
190

ANO DE GRAVAÇÃO
1981

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1983

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
O direito de nascer

INTÉRPRETE
Jerry Adriani

Você me deixou sozinho no mundo,
você me ninou num sono profundo,
depois se fechou, se cubriu, se negou para mim
e um outro alguém guiou os meus passos,
e como ninguém juntou meus pedaços,
me fez crer em Deus, me amou, me ensinou ser assim...

Oh mãe, o amor é uma coisa tão forte,
oh mãe, o direito de nascer ninguém conseguiu me tirar,
oh mãe, esse amor vai mudar minha sorte,
oh mãe, vou até conseguir perdoar...

E um outro alguém guiou os meus passos,
e como ninguém juntou meus pedaços,
me fez crer em Deus, me amou, me ensinou ser assim...

Oh mãe, o amor é uma coisa tão forte,
oh mãe, o direito de nascer ninguém conseguiu me tirar,
oh mãe, esse amor vai mudar minha sorte,
oh mãe, vou até conseguir perdoar...


ELENCO

Verónica Castro: Maria Elena do Juncal

Ignacio López Tarso: Rafael do Juncal

Sergio Jiménez: José Luis Armenteros

María Rubio: Clemência do Juncal

Humberto Zurita: Alberto Limonta

Salvador Pineda: Alfredo Martínez

Socorro Avelar: Maria Dolores

Erika Buenfil: Cristina do Juncal

Beatriz Castro: Matilde do Juncal

Cristian Castro: Alberto (Criança)

Laura Flores: Amélia Montero

Miguel Macía: Alexandre

Miguel Angel Ferriz: Osvaldo Martínez

Fernando Balzaretti: Ricardo

Alba Nydia Diaz: Virgínia

Manuel Ojeda: Armando

Julio César Inbert: Bruno

Eduardo Liñán: Padre João

Flor Trujillo: Magalí

Adriana Lafan: Marina

Malena Doria: Júlia

Hector Sáez: Ramón

Carlos Inacio: Raul

Roberto Antúnez: Afonso

Martha Patricia: Assunção

Maristel Molina: Amparo

Andaluz Russel: Lolita

José Luis Duvall: Salvador

Julio Monterde: Nícolas

Alberto Parra: Tony

Jorge del Campo: Pepe

Macario Álvarez: Inspetor Álvarez

Fabio Ramírez: Tio Pepe

Margarita de la O: Josefa

Silvia Manríquez: Tete

Lorena Rivero: Gina

Carmen Rodríguez: Alma

Adrian Sotomayor: Adrian

Enrique Mazin: Doutor Jorge

Patricia Renteria: Rosita

Felix Santaella: Pedro

Norma Herrera: Maria

Héctor Suárez: Heitor

Aurora Medina: Lúcia


INTRODUÇÃO

Esta telenovela está baseada em uma radionovela cubana escrita na década de 40 por Félix Caignet.


RESUMO

Uma jovem pede ajuda ao doutor Alberto Limonta, para que ele pratique um aborto, já que não quer ter seu filho, mas o doutor, para impedir isto começa a contar sua história, a qual recai na família do Juncal, uma das famílias mais importantes da cidade de Veracruz. Esta é integrada por Rafael, o patriarca, sua esposa Clemência, uma mulher abnegada, e suas filhas, Maria Elena e Matilde, que estão sob os cuidados de Maria Dolores, sua babá, que é uma mulher negra.

Maria Elena tem um romance com Alfredo Martínez, e resulta em uma gravidez, razão pela qual ele a abandona. Seu pai ao saber sobre a gravidez reage com fúria e pouco tempo depois para que Maria Elena não seja vista assim por todos, a manda para uma propriedade que tem longe da cidade, junto com sua babá. Após nascer seu filho, Rafael dá ordens a Bruno, o capataz para que mate o recém nascido. Uma noite Bruno leva para longe o bebê de Maria Elena para obedecer o mandado de Rafael, mas de repente chega Maria Dolores para impedir esse ato tão maldoso.

Tanto Bruno como Maria Dolores tem que tomar uma decisão drástica, para que Rafael não saiba que o bebê continua vivo, Maria Dolores foge com o pequeno Bruno, mata um animal e apresenta o filhote ensanguentado para que Rafael, acredite que ele cumpriu com a ordem. Em seguida, ele avisa Maria Elena sobre o malvado plano de seu pai, e que Maria Dolores levou seu filho para salvá-lo. Maria Elena reage muito mal e culpa seu pai por seu filho não está a seu lado.

Passa um tempo e o casal do Juncal celebra seu aniversario de casamento, em uma celebração onde Maria Elena conhece Jorge Luis Armenteros, um homem rico que se interessará por ela, mas que se surpreende quando Maria Elena lhe confessa que teve um filho, e pouco tempo depois decidiu entrar para um convento e ser religiosa. No entanto, Alberto, seu filho vive feliz ao lado de Maria Dolores, que lhe deu seu sobrenome, Limonta.

Passam os anos e Maria Elena vive muito triste por não estar com seu filho, que se torna um importante médico.

Uma noite chegam vários feridos graves por consequência de um acidente e Alberto decide doar seu sangue para um deles, se tratava de Rafael, seu próprio avô, que queria sua morte para evitar uma vergonha na família por parte de Maria Elena, e que o salvou graças a essa transfusão de sangue.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: