sexta-feira, 19 de março de 2010

Valéria e Maximiliano


NOME ORIGINAL
Valeria y Maximiliano

ESCRITORA
Nora Alemán

PRODUTOR
Carlos Sotomayor

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
100

ANO DE GRAVAÇÃO
1991

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1992

EMISSORA
Rede Manchete

TEMA DE ABERTURA
¿Donde andará el amor?

INTÉRPRETE
Denise Kalafe

¿Dónde, dónde andarás que no te encuentro?
Mitad de mí y de mis sueños, ¿dónde andarás?
¿En qué puerto? Mira, te hablo y no te conozco,
mas sin embargo te presiento…

Vendrás, yo sé, a su tiempo.
Sí, vendrás, quizá mañana o quién sabe…
Algún domingo por la tarde te encontrará mi corazón.
Sí, vendrás, porque sin ti no existe nada porque el amor
es la batalla más bella de la vida.


ELENCO

Leticia Calderón: Valéria Landero

Juan Ferrara: Maximiliano Riva

Marco Muñoz: Romão de la Fuente

Arturo Peniche: Patrício del Val

Ana Colchero: Susana Landero

Cecilia Gabriela: Dulce Landero

Gina Romand: Mercedes Ramos

Rubén Rojo: Júlio Souberville

Rosa Arenas: Branca Landero

Carlos Bracho: Miguel Landero

Claudio Obregón: Ernesto Ramos

Magda Guzmán: Eugênia Landero

Jorge Salinas: Damião Souberville

Hugo Acosta: Alberto

Daniela Durán: Angélica

Magda Karina: Lídia

Pepe Kuke: Salvador

Hector Parra: José

Vivan Gray: Lucy


INTRODUÇÃO

Valéria e Maximiliano tratou-se de uma produção mexicana da Televisa, de 1991, e de grande sucesso no exterior. No período em que exibiu esta novela, a Rede Manchete encontrava-se sob o domínio do Grupo IBF e seu núcleo de dramaturgia encontrava-se desativado. O resultado foi abrir espaço para as produções internacionais.


RESUMO

Valéria Landero é uma jovem rica, acostumada aos caprichos cumpridos por seus pais e por todos, vivendo como uma autêntica rainha.

Seu pai, Miguel Landero, é um empresário próspero, exitoso e com alto prestígio social. É esposo de Branca, e também pai de Dulce e Susana. Branca é uma renomada doutora, que possui uma clínica particular, onde trabalha feliz e sem depender de seu marido.

Valéria termina seus estudos e começa a trabalhar ao lado de seu pai, onde demonstra ser uma mulher capaz e inteligente, diferentemente de suas irmãs que possuem um caráter calmo, em especial Dulce que, devido à uma enfermidade renal, vive sempre tranquila para não piorar seu estado de saúde.

Patrício, um amigo da família, ao chegar do exterior, vai falar com Miguel. Valéria que sempre havia estado apaixonada por Patrício, pensa que este amor é correspondido e supõe que a conversa entre ele e seu pai se refere a um suposto casamento. Para surpresa de Valéria e toda sua família, Patrício pede a mão de Dulce em casamento, pois estes já haviam tido uma relação secreta há alguns meses.

Valéria, furiosa, não está disposta a permitir essa união. Patrício havia voltado acompanhado por um grande amigo, chamado Maximiliano, um empresário muito importante e rico, que se sentiu atraído por Valéria, mas a resiste pelo fato de não querer nenhum compromisso. Valéria, por sua vez, percebe que Maximiliano é o único homem que resiste a seus encantos e que não cumpre seus caprihos.

A desgraça chega à família Landero quando Valéria rejeita Romão, um trabalhador da agência de seu pai. Romão, como vingança, manipula uma fraude envolvendo Miguel e seu sócio Júlio: o desaparecimento de vários milhões em dinheiro.

Miguel é levado preso e o governo toma posse de seus bens, até que se comprove completamente sua culpabilidade nesse esquema.

Além da ruína econômica que enfrentam os Landero, estes recebem outro golpe quando Branca contrai AIDS ao examinar amostras de sangue de um paciente. Valéria desesperada tenta ajudar sua família de todas as maneiras possíveis, vendendo o pouco que salvaram e procurando trabalho, inutilmente, pela má fama que havia recaído sobre sua família.

Valéria conhece a Salvador, um homem tímido que se interessa por Susana, mas sabendo que este é dono de um negócio muito importante, Valéria faz com que se casem.

Susana, despeitada, cai nas garras de Romão, que, não podendo demonstrar nenhuma relação com a fraude, goza de bens econômicos, com os quais Susana se mantém feliz.

A saúde de Dulce piora. Maximiliano observa toda astúcia e artimanhas de Valéria para não cair na ruína. Pouco a pouco os dois vão se entendendo e solucionam seus problemas pessoais.

Salvador morre assassinado por multidão de empregados em seu negócio. Maximiliano presta sua ajuda à Valéria, que também aceita sua proposta de casamento, realizado-o rapidamente. Mas, seu casamento passará por vários mal-entendidos e dúvidas, pois nenhum dos dois acredita no amor sincero do outro. Ainda por cima, Susana que se torna inimiga de sua irmã, começa a plantar dúvidas na cabeça de Maximiliano, fazendo com que Valéria seja infeliz.


COMENTÁRIOS

Com uma história original da mexicana Nora Alemán, Valéria e Maximiliano teve como protagonistas Letícia Calderón e Juan Ferrara. Diferentemente de outros melodramas, esta telenovela, teve como personagem principal, uma jovem mulher caprichosa e arrogante disposta a obter o que quisesse ao preço de qualquer coisa ou pessoa, isto valeu vários reconhecimentos a Letícia Calderón por sua alta capacidade de interpretação.

Apesar de os executivos da Televisa acederem à transmissão desta novela, as expectativas de êxito eram poucas, mas, desde seu início, a novela registrou os mais altos níveis de audiência para canal mexicano. Foi até mesmo vendida a outros países além do Brasil, como Itália, Espanha, Rússia, Alemanha, França e Estados Unidos.

Em 2006, o produtor Roberto Fernández trouxe à telinha, Feridas de amor, um remake de Valéria e Maximiliano, adaptado por Elizabeth Salazar e Aleksandra Belacic. Jacqueline Bracamontes e Guy Ecker deram vida à Miranda San Llorente e Alessandro Luque. Entretanto, esta telenovela não obteve o êxito esperado.

Segundo alguns críticos de televisão, isso se deveu às mudanças em relação ao roteiro original, como a diferença de características entre Valéria e Miranda, já que Miranda era completamente diferente e era sua irmã, interpretada por Karla Álvarez, quem possuía as características da personagem de Valéria. Além disso, foi agregada a personagem de Bertha, como a vilã principal da história, personagem esta que não existia na versão original. Nesta versão, a família San Llorente se dedicava ao cultivo e a exportação de cacau e a mãe de Miranda vivia à margem de sua família por uma suposta relação extra-conjugal.

Leticia Calderón teve uma participação especial, interpretando, em sua juventude, a mãe das três irmãs.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sabia que essa novela tinha sido exibida aqui no Brasil.Pensava que,de novela de Letícia Calderón,só tivessem sido exibidas:

Eu Compro essa Mulher(Yo Compro esa Mujer);

Esmeralda;

O Diário de Daniela(El Diário de Daniela);


Mas agorinha mesmo estão negociando a venda das novelas Labirintos de Paixão(Laberintos de Pasión) e Em Nome do Amor(En Nombre del Amor)ou para o SBT ou para a CNT,embora eu acredite que a CNT nunca mais vai passar novelas mexicanas,só as da Venevisión.

Suzilene disse...

Na época em que passou na manchete eu estava seguindo a novela, mas no meio da trama pararam de passar sem nenhuma explicação. Achei uma falta de consideração com o telespectador.