segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 13 a 18 de junho



Capítulo 37 (13/06/2011)

Depois de sua bebedeira, Antonio acorda e se assusta por estar completamente nu e ao lado de Frederica. Ela diz que foi uma noite de amor que será inesquecível e ele se veste rapidamente e diz que tudo foi uma grande armação.

Lourenço não aceita que Cecília esteja apaixonada por Antonio e lhe faz cobranças. Cecília não se deixa levar e diz umas boas para ele. Lourenço então ameaça contar sobre o romance dela para Santos, mas que ficará em silêncio se ela lhe trouxer uma garrafa.

Desesperada por saber que Santos pretende se casar com Luisana em São Fernando, Bárbara pede para Eustáquia trazer as ferramentas e pega uma grande soma em dinheiro. Em seguida, com seus peões ela tenta seguir Santos, mas os cavalos não aguentam. Os peões regressam e ela decide ir sozinha.

Maricela chora por saber que Santos vai se casar e Boris tenta lhe acalmar dizendo que apesar de tudo, ainda aposta que aquele casamento não aconteça. Antonio é surpreendido por Josefa que lhe faz sérias cobranças em função de Frederica. De repente esta aparece na cena e Antonio fica todo sem jeito. No meio da conversa, aparece Pernalete querendo saber o que se passa.

No percurso pelo rio, Maricela percebe que a febre de Luisana aumenta e Santos pede ao barqueiro para que apresse, oferecendo o dobro do pagamento por isto. Pelos campos, Bárbara segue a galope, mas seu cavalo não resiste e ela é obrigada a sacrificar o animal.

Depois, segue em passos lentos e totalmente desolada. Para sua sorte, aparecem dois fazendeiros que a reconhecem e que perguntam o que aconteceu. Ela lhes aponta a arma e fica com os cavalos. Antes de partir lhes dá uma boa soma em dinheiro e diz que é para que eles não pensem que ela é uma ladra.

Melésio e Antonio percebem que o pássaro segue cantando ao redor da casa e começam a desconfiar que exista algo errado com uma das meninas. Cecília não suporta mais ficar sem noticias de Antonio e manda um recado a ele pelas netas de Melésio. Antonio não se rende, nem mesmo diante dos apelos de Melésio. Logo Cecília aparece e lhe pede desculpas, dizendo que ele entendeu tudo errado, porque ela o ama mais do que tudo.

Os dois se reconciliam e trocam um longo beijo sob os olhares de Melésio e de suas netas. Bárbara chega ao povoado e vai direto ao hotel onde o porteiro diz não poder lhe dar informações. Ela ameaça com a arma, mas logo alguém diz que Luisana está na clinica. Ela parte para lá e arma a maior confusão. Só que Santos está com uma escolta policial e manda que a prendam.

Bárbara faz o seu gritedo e não vendo outra saída pede para que Santos fique com todo o seu dinheiro, porque ela só confia nele. No hotel, Maricela procura Boris e descobre que no quarto dele existem muitas roupas de mulher. De repente ele aparece travestido e ela se assusta. Depois ele conta pra ela toda a história que o levou a vestir-se de mulher para poder escrever seus romances. Bárbara é levada para uma cela e grita para que tragam até sua presença o governador.


Capítulo 38 (14/06/2011)

Diante da ira de Bárbara, Santos ordena aos policiais que a prendam. Ela arma uma gritaria, mas é levada para a delegacia. Cecília e Antonio seguem apaixonados, se beijando e fazendo muitos planos. Antonio sugere que eles levem ao conhecimento de Santos a sua relação, mas ela diz que não é o melhor momento em razão de toda a situação.

Ao ser levada para a cadeia, Bárbara pede para que Santos fique com todo o seu dinheiro, porque só confia nele. Depois, já na cadeia, ela grita aos policiais que é amiga do governador e exige que o tragam até ali.

Na clínica, Santos faz companhia a Luisana e fica recordando os bons momentos que curtiu ao lado de Bárbara. Isso o deixa pensativo e logo Boris aparece e lhe diz que o que pretende fazer é apenas uma loucura, porque na verdade, Luisana não é a mulher ideal pra ele. E completa dizendo que a mulher ideal é Bárbara. Finalmente questiona perguntando a Santos se ele está preparado para se tornar um escravo dos caprichos de Luisana.

Melquíades chega à cidade e vai procurar Bárbara no hotel. Santos aparece e diz que a patroa dele está na cadeia. Melquíades diz que não existe  alguém capaz de prender sua patroa e Santos diz a ele que existe e que esta pessoa é ele. O governador vai ver Bárbara e ela exige que ele a solte. O governador explica que a situação é delicada, porque Bárbara não sabe realmente quem é Luisana e conta a ela que se trata da afilhada do presidente.

Bárbara diz que pouco importa e mesmo que ela fosse a filha do presidente, não desistiria de achar uma maneira de expulsá-la daquele lugar. Melquíades pede para que Santos lhe entregue o dinheiro de Bárbara e Santos nem pensa duas vezes. Depois é que ele se dá conta de que vão usar aquele dinheiro para libertar Bárbara.

Boris insiste com Santos para que ele desista da ideia maluca de se casar, mas Santos pede a ele e a Maricela que vão comprar o vestido de noiva. Bárbara pede para Melquíades ir buscar um velho conhecido que a libertará e isto acontece rapidamente. Depois ela vai até um salão de beleza e pede para que a transformem numa mulher como todas as que circulam pela cidade.

Gervásia está comendo uma fruta e Melésio chega de surpresa. O pássaro torna a cantar e ele então diz a ela que aquilo não é um bom sinal. Ela tenta desconversar dizendo que são coisas de velhos. Mas ele, muito experiente acaba deixando a mocinha sem outra saída.

Santos fica sabendo que Bárbara foi libertada e se assusta.Ao mesmo tempo, ela entra na clinica e vai ao quarto de Luisana. Lá, ela ameaça a moça com um punhal encostado em seu pescoço.


Capítulo 39 (15/06/2011)

Bárbara entra no quarto de Luisana e faz ameaça usando um punhal. De repente, entra no quarto uma enfermeira e vê o que acontece, Bárbara se assusta e sai correndo. Em sua fuga, ela esbarra em Santos, mas os policiais já estão no seu encalço.

Santos vai até o governador fazer cobranças sobre a libertação de Bárbara. O governador explica que a situação é delicada porque deve favores a Bárbara. Santos fica irritado com a posição do governador e diz estar surpreso em saber que um homem da sua posição se permite levar uma vida suja.

Melésio dá um aperto em Gervásia e esta confessa que está grávida, mas não conta quem é o pai da criança. Frederica conversa com Cecília a respeito das aulas de religião e Antonio, observando de longe, pensa que estão falando sobre ele. Depois Cecília lhe diz que não é nada disso.

Gervásia vai até a fazenda Medo procurar Leon, mas dizem a ela que ele não se encontra. Ao mesmo tempo, Melésio se encontra irritado porque nenhuma das suas netas quer lhe contar com quem Gervásia andou se relacionando. Luisana se irrita com Santos porque Bárbara lhe disse que na noite anterior havia transado com ele.

Lourenço decide procurar Antonio para falar sobre Cecília e Antonio diz a ele que a ama e que irá se casar com ela e que terão muitos filhos. Bárbara dá dinheiro a Leon para que suborne o sargento, mas a situação se inverte e Leon acaba matando o oficial porque este iria lhe prender.

Santos vai falar com Bárbara e esta insiste em dizer a ele que o ama. Boris tenta convencer Luisana a desistir da ideia de se casar, porque vai ser um grande erro. Lourenço, agora completamente desolado, bebe querosene e passa muito mal.

Jacilda, Cecília e Antonio ficam desesperados sem saber o que fazer. Bárbara tenta entrar no hospital outra vez, mas é impedida pelos guardas. Luisana se arruma para a cerimônia de casamento e logo entra na capela.


Capítulo 40 (16/06/2011)

Bárbara oferece dinheiro a uma enfermeira para que lhe ceda a roupa. Assim, ela encontra uma maneira de entrar na capela. Antonio e Cecília decidem que o melhor a fazer é levar Lourenço até o médico.

Já na capela, Luisana começa a relembrar tudo o que passou recentemente nas mãos de Santos e fica pensativa sobre sua decisão. Santos percebe que Bárbara está na capela e pede para que o padre apresse a cerimônia.

Tony chega a São Fernando e vai direto para a capela. Luisana fica feliz ao vê-lo e pede que ele a tire dali rapidamente. Santos se irrita com a presença de Tony e decide pedir perdão a Luisana. Maricela fica triste porque Boris está partindo juntamente com Luisana. Luisana decide deixar todas as suas coisas para Maricela.

O médico diz para Cecília que Lourenço sofreu um infarto e que sua situação é extremamente delicada. Boris se despede de Santos e diz a ele que quando o amor chegar outra vez em Altamira que ele não o deixe escapar.

Josefa diz para Frederica que ela deve ficar grávida de verdade para conseguir ficar com Antonio. Santos recebe um telegrama onde informam sobre a saúde de Lourenço e assim, decide pegar Maricela e regressar rapidamente para Altamira.

Lourenço diz para Cecília que apesar de estar muito mal, ainda deseja viver alguns meses, talvez uns dias a mais. Santos embarca com destino a Altamira e antes que parta Bárbara aparece e diz a ele que as coisas sempre retornam ao seu devido lugar.


Capítulo 41 (17/06/2011)

O estado de saúde de Lourenço é delicado e ele sabe que pode morrer a qualquer momento. Assim, ele chama Antonio e lhe pede para que não magoe o coração de Cecília.

Enquanto isto, o doutor Arias diz para Cecília que ela é uma mulher muito bonita e que deveria refazer sua vida. Santos observa que Maricela tem um anel diferente em seus dedos e acaba descobrindo que se trata do anel que pertencia a Julian Barreto.

Santos e Maricela chegam a Altamira e Maricela corre para ver o seu pai. Santos manda um dos peões ir buscar Joãozinho na fazenda Medo. Bárbara já está por lá e quer saber o que Santos deseja conversar com Joãozinho. O peão diz a ela que não sabe do que se trata, que apenas está fazendo o que o patrão lhe pediu.

Joãozinho vai até Altamira e Santos o questiona sobre a origem do anel que ele deu para Maricela. Joãozinho diz que pegou o anel da mão do rio. Lourenço diz a Maricela que chegou a sua hora e ela lhe diz que ele não pode deixá-la sozinha, que tem que lutar para continuar vivo.

Santos vai até a fazenda Medo juntamente com Pernalete para mostrar o anel de Julian Barreto para Bárbara e lhe pergunta se o reconhece.


Capítulo 42 (18/06/2011)

Lourenço percebe que Maricela está realmente apaixonada por Santos e se preocupa porque sabe que ela irá sofrer muito por causa disso. Na fazenda Medo, Bárbara mostra  a Santos os papéis que havia assinado juntamente com Julian Barreto na transação sobre compra de gado.

Melésio, depois de escutar Gervásia dizer que traiu sua família e os Luzardo, decide expulsar a moça de sua casa.  Sem outra opção, Gervásia vai até a Fazenda Medo onde acaba dormindo escondida. Joãozinho a descobre e corre contar para Eustáquia. Bárbara chama Leon e diz para que ele tome conta de Gervásia e que ela deixará que a moça viva com ele ali na fazenda.

Mojica remexe em seus papéis na delegacia e mostra vários documentos para Santos dizendo que não existe nada que possa culpar Bárbara pela morte de Julian Barreto. Balbino diz para Antonio e para os homens de Altamira que Gervásia chegou ali para pedir ajuda a Leon e a Bárbara, porque Melésio a expulsou de casa por estar grávida. Antonio não aceita a declaração de Balbino e fica furioso, mas Balbino diz para que antes, ele vá confirmar com Melésio.

Leon aparece e Antonio, furioso se agarra com ele. Gervásia grita de um lado e Bárbara se diverte do outro. Cecília, apesar de estar feliz, fica preocupada com a hipótese de estar grávida.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: