terça-feira, 19 de julho de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 18 a 23 de julho



Capítulo 67 (18/07/2011)

Santos, ainda tentando se impor no comando da fazenda, diz a Bárbara para que devolva a Barquerenha a Lourenço e Maricela. Mas, Bárbara responde que só irá deixar Maricela partir quando completar 18 anos.

Mujiquita se encontra com Tonho e lhe conta o que aconteceu no dia em ficou bêbado, porém, é interrompida por Frederica, que chega de repente e diz que está gravida dele. Tonho, nervoso, retruca e diz que tudo não passou de uma armação.

Enquanto isso, Carmelo surpreende Gervásia ao revelar que está apaixonado por ela e deseja se casar. Mais tarde, Santos vai ao encontro de Maricela e Lourenço para lhes dizer que Bárbara irá devolver a Barquerenha, mas eles não acreditam.E Bárbara, conversando com Eustáquia, confessa que não devolverá sua fazenda.

Cecília, por sua vez, sempre moleca, brinca com as crianças quando passa mal e sente ânsia de vômito. Ao comentar com Jacilda, Cecília ouve dela que isso é porque espera um bebê.

A sós, Bárbara e Santos tentam fazer amor, mas ela lembra dos homens que a violentaram e não conseguem. Ela ainda está traumatizada. Depois, Santos se reúne com os agricultores e pecuaristas e sugere que construam uma estrada. Todos acham uma grande ideia e aceitam, elegendo Santos presidente da associação da classe.

Com isso, Eustáquia avisa Bárbara de que Santos não será um pau mandado, que ela não fará com ele o que bem entende. Carmelo, ao receber um telegrama destinado a Santos, parte em direção a fazenda Medo para entregá-lo e Maricela decide ir com ele.

No caminho, Balbino encurrala e golpeia Carmelo. Longe dali, Melquíades acaba por encontrar Chepo. Enquanto isso, Santos entra no quarto de Bárbara, que está às escuras, insiste em amá-la, porém, ela alerta que não pode romper com suas crenças tão rápido. Em seguida, ela diz que se Santos a ama de verdade, devem casar-se primeiro e confessa querer dar-lhe um filho, como ditam os mandamentos de Deus.


Capítulo 68 (19/07/2011)

Enquanto Santos responde a Bárbara dizendo estar preparado para o casamento e para ter filhos, Maricela, ao ver Carmelo ser agredido, se esconde e corre para pedir socorro a Santos. Cecília, amedontrada, suplica ao doutor Arias que não conte a ninguém sobre sua gravidez, pelo menos por enquanto.

Enfim, Santos fica sabendo o que Balbino aprontou com Gervásia e Bárbara ordena a Antonio que arrume suas coisas e corra da fazenda. Então, Balbino diz que se vingará de Carmelo e de Santos. Santos recebe o telegrama e vê que se trata da venda da casa na capital e decide viajar para tratar do assunto.

Ele comenta com Bárbara que ela deve aproveitar e ir com ele, pois poderia se consultar com os médicos de lá, muito melhores que os da região. Maricela, que estava pronta para viajar com Santos, desiste ao saber que Bárbara irá junto. Em sua fuga, Antonio procura Cecília, mas ela diz que ficará com Lourenço e pede para que ele vá embora.

Desolado, Antonio vai ao bar com Maricela, que se envolve em confusão, pois é insultada por Josefa e, sem perder tempo, a agride. Maricela, então, acaba detida por Pernalete.

Enquanto isso, o doutor Arias revela a Lourenço que lhe restam apenas seis meses de vida… Diante dessa tragédia, Lourenço decide pedir Cecília em casamento e o faz. Santos, enfim, chega à casa da capital e vendo as luzes acesas, pensa que foi invadida por ladrões.

Enquanto isso, Melquíades avisa Bárbara que já está com os desgraçados que a estupraram e Meléndez alerta seus homens sobre os líderes da revolução que assolam a cidade. Santos, por sua vez, reconhece um dos revolucionários escondido em sua casa.


Capítulo 69 (20/07/2011)

Ao entrar em sua casa tomada pelos rebeldes, Santos é surpreendido, mas Gonzalo alerta seus companheiros que Santos é amigo e que podem confiar nele. Porém, Meléndez informa aos policiais sobre como podem acabar com os revolucionários.

Desesperada com sua situação, Cecília conta para Maricela que está grávida. Antonio vai buscá-la, mas Cecília não o recebe. Depois, ela pensa bem e chama Lourenço para lhe dizer que aceita se casar com ele. Mais tarde, ela conta para Maricela que eles estão, realmente, comprometidos.

Enquanto isso, Bárbara segue internada, fazendo exames na capital e Santos conhece o comprador de sua casa. Se trata de Maurício Requena, que conta sobre Santos para Luisana. Com os exames prontos, o médico Cardozo informa Bárbara que ela está anêmica, mas a preocupação dela é saber se ainda pode engravidar.

O médico responde que sim, mas, antes, terá que se tratar da anemia. Mais tarde, Meléndez ordena a Chepo para que mate um dos líderes rebeles e Melquíades os segue. Chepo, cumprindo as ordens, chega à casa de Santos e se inicia um forte tiroteio. Santos, sem envolvimento com a revolução, ajuda seus amigos a escaparem da armadilha em pleno fogo cruzado.

Então, Santos reconhece Chepo e o jura de morte! Enquanto isso, Luisana vai ao hospital para visitar Bárbara, que fica chocada ao vê-la.


Capítulo 70 (21/07/2011)

Bárbara, internada no hospital e surpresa ao encarar Luisana, ouve dela que toda a maldição lhe será devolvida. Enquanto isso, Santos captura Chepo, mas, é golpeado por Meléndez, que livra Chepo das mãos de Santos e de Bárbara.

Longe da capital, onde Santos está em apuros e Bárbara é ameaçada por Luisana, Maricela diz a Cecília que ela é uma covarde por não lutar pelo amor de Antonio. Melquíades, por sua vez, vai até o hospital ver Dona Bárbara, mas, é barrado pelos capangas de Luisana. Porém, mesmo assim, ele consegue avisar a patroa que Santos foi detido.

Ao ouvir isso, Luisana sai correndo para tentar ajudar Santos. Bárbara, que estava acamada, levanta-se e começa a se vestir para sair do hospital e ir atrás dele, também. Meléndez acha por bem liberar Santos, que fica assombrado ao ver Luisana. Então, ela o agradece pela vida que leva agora e pede para que ele abandone Bárbara, mas ele nem pensa nisso.

Assim, Luisana se despede e Santos está novamente em liberdade. Inquieta por ver Santos, Bárbara suborna os guardas e consegue, enfim, entrar na prisão. Já no hotel e a sós, Bárbara pede a Santos que a cure com seu amor…

Depois, ela diz a Santos que um filho seria capaz de fazê-la mudar e que não quer mais pensar em vinganças. Enquanto isso, Melquíades encontra Chepo e o joga num baú. Longe dali, Maricela diz a Lourenço e a Cecília que o casamento entre eles é loucura e se recusa a ir com eles para São Fernando, onde se casarão.

Logo depois, Maricela conta para Antonio que Cecília foi embora com Lourenço para se casarem. Os problemas de Santos não terminaram, pois, mais uma vez, ele se encontra com Gonzalo. Já Bárbara, chega à pensão onde está Chepo, que fica aterrorizado ao vê-la… O que ela será capaz fazer com ele?


Capítulo 71 (22/07/2011)

Antonio, após saber do casamento de Cecília e Lourenço, por intermédio de Maricela, simplesmente não consegue acreditar no que está acontecendo. Então, ele parte desesperado atrás de Cecília.

Em São Fernando, mesmo sem ter certeza do que está fazendo, Cecília, enfim, se casa. De repente, chega Antonio, mas é tarde demais. Enquanto isso, Bárbara está cara a cara com Chepo e descreve detalhadamente como irá matá-lo…

Em seguida, ela e Melquíades o jogam num caixão, mas, nesse momento chega a polícia, que apesar de surpreender a todos, não consegue impedir que Bárbara e Melquíades escapem.

Como vimos, Santos está encrencado, pois, ao encontrar Gonzalo, é descoberto por Meléndez, que agora, tem conhecimento que os dois são amigos. Contudo, Santos não se dá conta dos problemas que terá e chega à reunião com Martin para negociar a construção da estrada em Progresso.

Bárbara também chega e, coincidentemente, chega Luisana com duas amigas. Luisana, então, provoca Bárbara, que, agindo como uma adolescente retruca e arma uma briga. Santos se irrita com ela e vai embora sozinho.

Bárbara, enfurecida, volta para o hotel e no caminho, se dá conta de que está sendo perseguida. Mais tarde, Santos se encontra com o médico de Bárbara e este comenta que ela está muito ansiosa por ficar grávida.


Capítulo 72 (23/07/2011)

A polícia chega ao hotel à procura de Bárbara, mas, ela foge por uma janela a pedido de Santos. O coronel questiona Santos sobre quem era a mulher bonita que estava com ele.

Enquanto isso, Antonio se irrita com Cecília por ter se casado com Lourenço e ela responde que nunca deve duvidar do amor que sente por ele. Depois, Bárbara se encontra com Lourenço e Cecília e descobre que os dois, agora, são marido e mulher. Com isso, Antonio entra em depressão e se embriaga junto com uma mulher chamada Silvia.

Enfim, Melquíades chega com Chepo à fazenda Medo e Bárbara vai ter com seu algoz. Frederica, inconsequente, se insinua para Carmelo, mas, ele a ignora e Maricela se irrita com ele, pensando que está interessado em Frederica. Mais tarde, Bárbara, com seu coração de pedra, diz a Eustáquia que já não acredita nos deuses e os desafia a vencê-la.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: