segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 29 de agosto a 03 de setembro


Capítulo 103 (29/08/2011)

Apesar da resistência de Santos, as meninas conseguem autorização para levar adiante seus casamentos com os estudantes. Bárbara, de outro lado, com a intenção de empurrar sua filha para os braços de Gonçalo e deixar o caminho livre entre ela e Santos, presenteia Maricela com um vestido de noiva.

Em seguida, Bárbara dá à jovem outros lindos vestidos como presente de aniversário e a festa é um sonho. Os casamentos acontecem na mais pura felicidade e os convidados se divertem.

Enquanto isso, Gonçalo aproveita o momento romântico e volta a assediar Maricela. Ela é envolvida e está prestes a beijá-lo, quando, de repente, se dá conta de que seu coração pertence a Santos.

Bárbara, atenta, vê que Maricela resistiu aos encantos de Gonçalo e, num rompante, ameaça a própria filha. Ela diz à jovem que se afaste de Santos e que não a chame mais de mãe.

Mais tarde, para piorar as coisas, Bárbara fica sabendo que Santos está encaminhando a documentação para ceder a fazenda Medo para Maricela. Isso enche Bárbara de ódio e ela acusa Santos de traição.


Capítulo 104 (30/08/2011)

Depois de ser chamado de traidor por Bárbara, Santos entra numa grande discussão com ela. Ao final, ele descobre que Bárbara jamais devolverá as terras para Maricela e decide abandoná-la de vez.

Ela, então, enlouquece e jura que não desistirá de Santos.  A parte dos problemas de Dona Bárbara, Antonio e Cecília voltam a se envolver amorosamente. Contudo, Antonio percebe que ela não está disposta a ficar ao seu lado e decide partir para muito longe de Progresso.

Ao saber da decisão de Antonio, Lúcia vai tirar satisfação com Cecília e exige que ela não se intrometa mais com ele. Depois ela pede que Cecília deixe o caminho livre para que ela, Lúcia, conquiste Antonio definitivamente.

Bárbara, por sua vez, está decidida a ter Santos por inteiro e vai ao encontro de Maricela. Ao ver sua mãe, a jovem pensa que ela veio para cobrar o favor de ocultar o crime cometido por Maricela contra Meléndez, porém, o assunto é outro. Bárbara conversa com sua filha, mas, a nós, nada ainda é revelado.

Em seguida, Maricela fica totalmente destruída. Depois, Bárbara se encontra com Santos e lhe entrega um documento registrado que parece ser a cessão de propriedade da fazenda Medo para Maricela.


Capítulo 105 (31/08/2011)

Santos, ao receber das mãos de Bárbara o documento que devolve a propriedade das terras para Maricela, fica surpreso e volta para ela. Ele diz que, agora, deseja se casar e ter um filho.

Depois, Santos presenteia Bárbara com um anel de compromisso e ela se emociona com tanta felicidade. Ele diz que ela será a senhora de Altamira. A notícia corre, deixando Melquíades e os Mandragón surpresos com a decisão de Dona Bárbara.

Enquanto isso, Maria Neves ouve dizer que os peões de Medo irão viver em Altamira e corre contar para Sandoval. Maricela, ainda sofrendo com a morte de Meléndez, vai se confessar. A jovem revela ao Padre que foi ela quem matou o oficial e conta como tudo aconteceu. O Padre responde que ela agiu em defesa própria e de sua mãe. Em seguida, ela diz que esconde a verdade por orientação de Bárbara.

Frederica, por sua vez, fica chocada ao descobrir que Josefa irá montar um bordel. Mais tarde, Bárbara avisa a todos, Cecília, Lourenço e Maricela, que Santos a pediu em casamento.

Maricela, com isso, é só tristeza. De ódio, ela destrói o vestido que ganhou de sua mãe. Passada a fúria, Maricela é surpreendida por aquela a quem odeia: Bárbara lhe entrega o documento e diz que está devolvendo a ela a fazenda Medo.


Capítulo 106 (01/09/2011)

Bárbara pretendia devolver a fazenda a Maricela, mas, a jovem se recusa a aceitar qualquer coisa que venha de Bárbara. Todos ficam confusos e Lourenço pede que Bárbara não leve os documentos embora sem antes se entender com Maricela.

Cecília, percebendo que algo está errado, comenta com Lourenço e com Santos que, uns dias antes, Bárbara veio procurar Maricela e desde então ela está muito abatida. Com isso, Santos vai tirar satisfação com Bárbara e pergunta o que ela disse a Maricela para deixar a garota naquela situação, a ponto de não aceitar a fazenda. Porém, a própria Maricela assegura a Santos que Bárbara não fez nada contra ela.

A parte destes acontecimentos, Maria Neves acaba convidando Frederica para a festa e Josefa aproveita para se auto convidar. Chega o grande dia e todos se divertem na festa. Maricela dança uma valsa com Lourenço, enquanto os estudantes chegam com Gonçalo.

Logo depois, chegam Frederica e Josefa, para desconfortos dos demais convidados, mas, Maricela segue se divertindo e agora dança com Primito. Enquanto isso, Lúcia consegue um beijo de Antonio e Cecília vê. Ela fica furiosa.

Depois, Santos tira Maricela e eles dançam apaixonados. Contudo, sem demora, são separados por Bárbara, que não desgruda os olhos de seu homem. Então, Maricela vai para os braços de Gonçalo e dança com ele.

Santos não consegue disfarçar o ciúme. Balbino e os Mandragón já estão bêbados e decidem partir para Altamira. Mais tarde, Maricela conversa com Santos e revela que ela e Gonçalo estão noivos.


Capítulo 107 (02/09/2011)

Santos, após ouvir de Maricela que ela está noiva de Gonçalo, decide abandonar a festa. Mais tarde, Lourenço procura Santos para dizer que ele está sendo egoísta e pede que deixe Maricela livre para se apaixonar por outro homem.

Bárbara, atenta a todos os movimentos, ordena aos seus peões que armem uma confusão na festa e Lourenço, de maneira cínica, diz que lamenta por ela e a perdoa. Orgulhosa, Bárbara responde que não precisa do seu perdão.

Enquanto isso, Mojica pega Josefa paquerando o Dr. Arias e diz que irá se divorciar dela. Josefa, antes de responder algo, reconhece Gonçalo como um dos revoltosos procurados pela polícia e Mojica é obrigado a tirá-la da festa. Depois, ele chantageia Josefa e oferece desconto de cinquenta por cento no aluguel, mas, ela só aceita não denunciar os revoltosos se puder morar de graça.

A confusão na festa corre solta, mas, Santos e Bárbara conseguem acalmar os ânimos. Entretanto, Cacilda ouve quando Bárbara comenta que foi ela quem mandou começar a briga e corre contar para Cecília e Lourenço a fim de desmascará-la.

A parte destas intrigas, Lourenço pede a Maricela que sempre se lembre dele como uma pessoa sóbria e alegre. Mais tarde, quase em clima de despedida, ele dá uma missão à Cecília e pede que algum dia ela entregue uma carta e um documento a Maricela. Então, Cecília convida Lourenço a dormir esta noite com ela, em sua cama.

Outro casal, Santos e Bárbara, também está a sós, mas, Santos está com o pensamento distante, fantasiando em fazer amor com Maricela. Bárbara percebe a “ausência” de seu parceiro e se dá conta de que ele não a quer.

Ela, já desapontada, pega no sono e no meio da madrugada tem um pesadelo horrível,em que Lourenço diz a Bárbara que ela morrerá sozinha. Pela manhã Cecília desperta e ao olhar Lourenço ao seu lado, se dá conta de ele está morto.


Capítulo 108 (03/09/2011)

Cecília vendo Lourenço morto fica desacorçoada e não sabe como contar a Maricela essa desgraça. Enfim, Maricela fica sabendo e chora a morte de seu pai com a lembrança da sua despedida.

Logo, todos tomam conhecimento da tragédia. Santos, ao saber, ordena que enterrem Lourenço em Altamira, ao lado de seu pai e seu irmão. Bárbara, por sua vez, oferece dinheiro a Gonçalo para tentar tornar a vida de Maricela mais fácil após o casamento, mas, ele recusa a oferta.

Depois, Bárbara aconselha Maricela a ficar com Gonçalo e a jovem pede que ela a deixe em paz. Bárbara tenta nova aproximação no enterro e tenta dar os pêsames a Maricela, mas, a jovem pede a Santos que tire Bárbara dali.

Ele, então, convence Bárbara a ir embora e Lourenço é finalmente enterrado. Pernalete também chega para prestar condolências e os estudantes, que estavam presentes, tiveram que se esconder.

Maricela, agora na tumba do seu pai, confessa que não aceitou as terras de volta porque Bárbara a convenceu. Ela ainda diz a Lourenço que fez isso para que ele não sofresse e implora por sua ajuda a fim de não odiar Bárbara.

Enquanto isso, Bárbara se depara, mais uma vez, com a aparição de Lourenço dizendo que a casa é dele e que não irá embora. Maricela, depois de chorar a morte do pai, diz, como se falasse com Lourenço, que nada mais a prende naquele lugar e que irá embora. Santos escuta e pergunta se ela ficaria por ele.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: