segunda-feira, 25 de abril de 2011

Amigas e rivais reestreia no SBT


Hoje, 25 de abril, às 14h15, o SBT volta a exibir Amigas e rivais, telenovela produzida pela emissora em parceria com a Televisa, no ano 2007. Em 143 capítulos, a trama foi originalmente exibida entre 06 de agosto de 2007 e 18 de janeiro de 2008.

Trata-se de uma adaptação do melodrama mexicano Amigas y rivales, também exibido pela emissora de Silvio Santos, no ano de 2002. A versão original, escrita por Alejandro Pohlenz e produzida por Emilio Larrosa, teve Angélica Vale, Ludwika Paleta, Michelle Vieth e Adamari López nos papéis protagônicos, contando também com Joana Benedeck, Eric del Castillo e Arath de la Torre como personagens principais. Além deles, grandes nomes da teledramaturgia mexicana, tais como Susana González, Eduardo Santamarina, René Strickler, Nailea Norvind, entre outros, também marcaram presença na novelinha juvenil.

Já a versão brasileira, adaptada por Letícia Dornelles e dirigida por Jacques Lagôa, Lucas Bueno e Henrique Martins, contou com Thaís Pacholek, Lisandra Parede, Cacau Mello e Karla Tenório como protagonistas, acompanhadas de Olivetti Herrera, Daniel Ávila, Thierry Figueira e Joaquim Lopes como seus respectivos pares românticos.

SINOPSE

A trama se passa na fictícia cidade de São Carmo e na também fictícia Praia Dourada, onde a rica família Delaor tem casa para os finais de semana, sempre animados. E conta a trajetória de quatro belas jovens na faixa dos vinte anos, cujos destinos se encontram e não se separam mais. Elas têm sonhos, desilusões, amores, dramas, alegrias, tristezas e classes sociais diferentes, mas se justificam, se amam, se odeiam e se compreendem. Mais do que amigas, são irmãs e também rivais em disputas amorosas e pessoais. Uma completa a outra como num quebra-cabeças.

Nicole trabalha como empregada doméstica na mansão Delaor e sonha com a carreira artística. Ela chega a ir a São Paulo em busca da realização de seu sonho. Lá conhece Raí, que se apaixona por ela e vai atrás da jovem quando ela volta a São Carmo. Nicole é alegre, simples, batalhadora, e dedica sua vida a dar conforto à mãe Amanda e ao irmão menor, Rafael.

Na volta de Nicole a São Carmo, a amizade com Laura fica abalada ao descobrirem que gostam do mesmo rapaz: Beto. Mas os sentimentos de Laura também ficam divididos entre pai e filho, já que ela também é assediada por Roberto Delaor, o pai de Beto. Em casa, Laura vive o drama de conviver com Pedro, o pai fraco e derrotado, que é humilhado pela mulher, Alma, perua vulgar e cruel. Laura vive conflitos com a irmã Andréa, tão fútil e irresponsável quanto a mãe.

Laura é a típica garota de classe média que quer vencer na vida através do esforço baseado no tripé estudos-família-fé. Laura é séria, sensível e estudiosa. Bolsista, cursa a Faculdade de Informática. Na faculdade, Laura conhece Helena Delaor, filha do dono de uma financeira. O clima pesa e a troca de empurrões e insultos marca o início do relacionamento entre as duas. Laura estende a bandeira branca e aproxima-se de Helena, criando um forte laço de amizade.

Helena é a pobre menina rica, que sofre calada o peso de ter perdido a mãe e de ver seu pai se casar com uma arrivista social quatro meses após ficar viúvo. Golden girl, só quer saber de shopping, sexo, champanhe, diversão e toda a irresponsabilidade que couber na vida dela. Namora Armando, um arrivista social, mas apaixona pelo boxeador Raí.

Olívia, melhor amiga de Helena, é outra Barbie girl. Rica e fútil, a decisão mais importante que toma durante o dia é saber onde vai beber o champanhe da noite. Em conflito com os pais, Olívia mora com a família Delaor. Trata Roberto como seu segundo pai. Olívia entra em choque quando descobre que é soropositiva. Apaixona-se pelo rapaz mais feio e hostilizado da faculdade, Ulisses, “o feio”.

A grande vilã da trama é Rosana Delaor, segunda mulher de Roberto Delaor. Por trás da máscara de mulher perfeita, Rosana esconde uma alma criminosa e sem escrúpulos. Envenena Patrícia, primeira mulher de Roberto, para ficar com o caminho livre e se casar com o ricaço. Já instalada na mansão da família, descobre-se apaixonada pelo enteado, Beto, e passa a ter um envolvimento amoroso com o rapaz.

Mocho e sua turma destrambelhada formam o núcleo cômico da telenovela. Cabeleireiro muito macho, “não come mel, mastiga a abelha”, não consegue emprego porque os maridos das clientes têm ciúmes do seu alto poder de sedução. Mara, sua mulher, decide que Mocho deve virar gay para conseguir emprego no salão de Gardênia. É então que nasce a personagem Jacarandá, Jackie para os íntimos. Mocho é a raposa no galinheiro. Ataca todas as clientes, mas não resiste ao charme da viúva foguenta Yolanda Montini. O fiel escudeiro de Mocho é Juca, aprendiz de malandro, que vira professor de etiqueta do salão.

Em meio a seus romances, seus problemas e suas aventuras, as quatro amigas, Nicole, Helena, Olívia e Laura vão entender o real sentido da palavra amizade, que esta não é sempre um mar de rosas e que muitas vezes para dar certo não adianta elas só serem amigas, elas devem ser amigas e rivais.


PERFIL DOS PERSONAGENS

Helena Delaor (Thaís Pacholek) –   Barbie girl, fútil, rebelde, promíscua e agressiva. Só dá valor ao dinheiro e ao poder. Massacra os empregados da família e colegas pobres. Namora Armando, sem saber que é traficante. Apaixona-se por Raí. Viciada em drogas, é internada numa clínica de reabilitação. Descobre a verdade sobre a madrasta e encontra um novo amor.

Nicole Pereira (Cacau Melo) – Romântica, sonhadora, batalha pelos seus sonhos. Não leva desaforo para casa. Começa a trama como doméstica da mansão Delaor. Vê-se envolvida na morte do marginal que tenta estuprá-la. Foge do interior para a capital. Conhece o boxeador Raí, que se apaixona por ela. Apaixonada por Beto, filho do patrão. Seu sonho é ser uma cantora de sucesso.

Olívia Villar (Karla Tenório) – Olívia tem uma energia sexual intensa. Agride antes de ser agredida. Começa a trama abandonada pela mãe e rejeitada pelo pai. Leva uma vida promíscua de sexo, drogas e muita farra. Contrai o vírus HIV. Enfrenta o preconceito. É apaixonada por Beto. Descobre o amor verdadeiro com Ulisses, o Feio, o rapaz mais hostilizado da faculdade.

Laura Gonçalves (Lisandra Parede) – Boa filha, estudiosa, quer vencer na vida pelo próprio esforço. Começa a trama com a família desabando. O pai tenta o suicídio após perder o emprego. A mãe tem caso com um garotão. Na faculdade, apaixona-se por Beto. Para sustentar a família, Laura trabalha para Roberto Delaor, inimigo de seu pai, com quem irá envolver-se.

Rosana Brito Delaor (Talita Castro) – É a vilã da trama. Vaidosa e sedutora, adora sair em colunas sociais e fotos de revista de celebridades. Mesmo coberta de luxo, mantém um pé firme na vulgaridade. De origem desconhecida, Rosana casou-se com Roberto Delaor, após envenenar a primeira mulher dele, Patrícia. Rosana vive em pé de guerra com os enteados Helena e Beto. Até o momento em que se apaixonada por Beto.

Roberto Delaor (Jayme Periard) – Pai de Helena e Beto. De origem humilde, tornou-se dono da próspera Financeira Delaor, que construiu com o próprio esforço. No passado, era um rapaz auto-destrutivo, que vivia bêbado. Apaixona-se por Laura, muito mais jovem.

Beto Delaor (Daniel Ávila) – Inteligente e de ótimo caráter, não gosta de chamar a atenção. Filho de Patrícia e Roberto Delaor. Irmão de Helena. Noivo de Alessandra, que morre assassinada por Rosana. Consolado pela madrasta, acaba envolvendo-se com ela. No fundo, porém, é apaixonado por Laura.

Armando Tavares (Raoni Carneiro) – Sedutor e bem educado, não estuda, nem trabalha. Playboy falido, não perde a pose. Seu sonho é se casar com Helena Delaor e voltar à vida farta. Vive de empréstimos e pequenos golpes. Armando nasceu em berço de ouro e conheceu a decadência.

Alessandra Tavares (Suzana Alves) – Irmã de Armando, noiva de Beto. Alessandra não concorda com as mentiras do irmão, mas o ajuda a fingir-se de rico. Alessandra descobre que Rosana matou envenenada a mãe de Beto. Rosana decide matá-la para garantir seu segredo.

Rodrigo (Beto Marden) – Primo de Armando e Alessandra. Estudante de Direito, ele tem bom coração. Apaixona-se por Andréa e fará de tudo para proteger a amada.

Ângela Moraes (Hylka Maria) – Melhor amiga de Rosana, cúmplice de muitos pecados e crimes. Sedutora, arrojada, pega carona no poder da amiga para conseguir o que deseja, incluindo homens e lucros. No fundo, tem inveja de Rosana.

Carlota Mendes (Flávia Pucci) – Governanta da família Delaor, é guardiã do importante segredo que lhe foi conferido por Patrícia Delaor em seu leito de morte. Carlota sempre cuidou de Helena e Beto como se fossem seus filhos. Leal ao patrão Roberto, não critica seu segundo casamento, embora mantenha viva na casa a memória da falecida. Educada, fina, elegante, arrepia-se com a vulgaridade latente de sua nova patroa, Rosana.

Maria Alves (Ana Olívia Seripieri) – Empregada serelepe da mansão da família Delaor. Fofoqueira, adora falar mal da patroa pelas costas, embora viva levando bronca de Carlota para que tenha um comportamento à altura da família. Tem devoção por “santos exóticos”. Desesperada para casar. Vive fazendo simpatias.

Pedro Gonçalves (Umberto Magnani) – Excelente pai e esposo. Marido de Alma, pai de Laura e Andréa. É rejeitado pela mulher e pela caçula. Só recebe afeto de Laura, que chega a levantar-se cedo para preparar o café da manhã do pai. Quando jovem, Pedro era rico e conquistador. Fazia parte de um quarteto de amigos formado ainda por Patrícia, Roberto Delaor e Alma.

Alma Gonçalves (Tania Casttello) – Casada com Pedro, mãe de Laura e Andréa. Vive em conflito com o marido e a filha mais velha, Laura. Identifica-se com a mais nova que tem o mesmo gosto pela liberdade que ela. Como uma autêntica Don Juan de saias mantém-se uma eterna conquistadora inconquistável.
Andréa Gonçalves (Ana Paula Grande) – Filha caçula de Alma e Pedro, irmã de Laura. Bonita e glamurosa, odeia estudar. Inveja a irmã. É aliada da mãe. Rejeita o pai. Vai se envolver com um playboy que faz dela gato e sapato.

Ricardo Lopes (Reinaldo Ritts) – Namorado secreto de Alma, é sustentado por ela. O relacionamento entra em crise quando Pedro é demitido e a fonte seca.

Mocho dos Anjos (Jandir Ferrari) – Casado com Mara. Mocho não consegue emprego como cabeleireiro por ser muito macho. Mara decide criar o personagem gay, Jacarandá, um cabeleireiro famoso que nunca ninguém ouviu falar, para Mocho conseguir emprego no salão de Gardênia. Mocho tem um romance com a cliente Yolanda, que, logo depois, descobre que ele e Jacarandá são a mesma pessoa.

Mara dos Anjos (Mika Lins) – Mulher de Mocho, tem a ideia de fazer o marido se passar por gay para conseguir emprego no salão de Gardênia. Nem desconfia de que colocou a raposa no galinheiro.

Yolanda Montini (Lu Grimaldi) – Tem 50 anos, mas mente que tem 35. Viúva foguenta, apaixona-se por Mocho sem saber que ele é seu fiel cabeleireiro Jacarandá. Decide virar escritora de livros de autoajuda.

Gardênia (Josmar Martins) – Gay afetadíssimo. Dono de um salão de beleza, onde Mocho vai trabalhar quando decide fingir-se de gay. Apaixona-se por Raí.

Sheyla Shirley (Marcelo Szykman) – Gay afetadíssimo, manicure do salão da Gardênia. Seu sonho é ser rainha de bateria da escola de samba da cidade.

Raí Sugar Baby (Thierry Figueira) – 25 anos, bonito, simpático, envolvente, vitorioso, batalha pelos seus sonhos. Boxeador, Raimundo Dias usa o nome profissional de Raí Sugar Baby quando sobe nos ringues, numa homenagem ao boxeador Sugar Ray Leonard. Torna-se um grande nome do esporte. Apaixona-se por Nicole, mas namora Helena.

Ulisses (Joaquim Lopes) – Começa a trama como um rapaz feio e desengonçado, motivo de chacota na faculdade. Mostra-se um excelente caráter e ótimo coração. Verdadeiro amigo de quem precisa. Solitário, casa-se com Olívia e apoia a garota na luta contra a doença. Ulisses fecha a história como ídolo das mulheres, sem perder o jeito desastrado e cômico de ser.

Marilu (Ana Fuser) – Casada com Frank, vive no interior. O marido vai tentar a sorte na capital. Como ele para de dar notícias, Marilu viaja até São Paulo e descobre que Francisco já não a ama mais. Marilu pensa que o marido a trai com Nicole.

Manoel Coimbra (Jandir Ferrari) – Irmão gêmeo de Mocho, rico, problemático, surge no meio da trama. Pede ao irmão para trocar de identidade com ele a fim de resolver questões familiares. Em troca, dá uma alta quantia ao falido irmão.

Germano Coimbra (Hermano Moreira) – Playboy, herdeiro de Manoel, vive nas colunas sociais e boates. Vai se relacionar com Andréa. Ele a violenta e a engravida.


Juca Ramos (Flávio Guarnieri) – Casado com Teodora, banca o santinho, mas quando decide soltar a franga, ninguém mais o segura. Parceiro de trapalhadas de Mocho. Quando o amigo inaugura a clínica de estética Mocho's Beauty Center, Juca vira professor de etiqueta. Mente para Maria que é fazendeiro e solteiro.

Amanda Pereira (Nara Gomes) – Mãe de Nicole e Rafael. Maltratada pela vida, desiludida, foi pai e mãe para os filhos depois que o marido a abandonou. Ex-cozinheira da família Delaor. Comadre e amiga de Mocho e Mara. Vai se apaixonar por Pedro.

Oscar (Bruno Lopes) - Playboy inconsequente, promessa de vilão. Aluno da faculdade. No passado, teve um romance com Mônica. Apronta todas, sem perdão. Sua maior vítima é Ulisses, o Feio. Oscar descobre que Olívia é soropositiva. E espalha a notícia para a faculdade inteira, para humilhar a moça. Fingido, faz-se de arrependido para conquistar a amizade de Ulisses, que já está enturmado. Oscar tenta se reaproximar de Mônica. Tem um caso com Helena.

Mônica Rossi (Renata Ricci) – Aluna da faculdade, melhor amiga de Laura. Conhece o padre Emiliano, por quem se apaixona.


Padre Emiliano (Renato Scarpin) - Ético, responsável, conselheiro de todas as personagens. Vê-se em conflito pessoal quando percebe o amor da jovem estudante Mônica por ele.






CURIOSIDADES

  • As protagonistas Nicole e Olívia tiveram nomes diferentes de suas equivalentes na versão original da novela: Nayeli e Ofélia.
  • Quando Amigas e rivais estreou, a produção antecessora do SBT, Maria Esperança, ainda estava no ar. Os últimos capítulos de Maria Esperança foram apresentados após a exibição dos primeiros capítulos de Amigas e rivais.
  • A telenovela estreou às 19h30, mais tarde passou para as 19h45, e, depois, para as 20h15. A partir da terceira semana de exibição, a trama passou a ser exibida também aos sábados. Com a estreia do telejornal SBT Manchete, Amigas e rivais passou para as 20h35.
  • Amigas e rivais foi reduzida bruscamente, por meio de uma ordem de Silvio Santos, que não estava satisfeito com os índices de audiência da telenovela. Mais de 50 capítulos gravados foram cortados. A telenovela tinha capítulos suficientes para ir até o mês de abril de 2008, mas com os cortes teve seu término em janeiro. O SBT ainda negociou a venda da trama para alguns países, sem cortes, diferentemente de sua exibição no Brasil.
  • "Esta é uma novela sobre relacionamentos e jovens, feita para a família. Quero mostrar tudo o que os jovens fazem de verdade", disse Letícia Dornelles, a autora responsável pela adaptação do texto, na época do lançamento da telenovela. Este "tudo" incluiu muitas baladas em que as meninas bebiam, usavam drogas e faziam sexo. A autora, no entanto, disse que o uso de drogas e o sexo seria sugerido: "Não haverá cenas explícitas, será subliminar", disse. Mas a sutileza passou longe da telinha: "Duas delas (Helena e Olívia) são umas devassas...", disse o diretor Jacques Lagôa.
  • Tanta apelação teve uma justificativa: o "merchandising social". "A gente mostra a devassidão dessas meninas e depois mostra um outro lado, o da transformação", disse o diretor. "A Olívia pega AIDS, e elas vão ter que mudar a forma de se comportar", justificou.
  • O núcleo cômico foi composto por gays e por um "falso gay". Jandir Ferrari, considerado a "alma da telenovela" pela autora, interpretou o personagem Mocho, um cabeleireiro que, por ser machão, não conseguia trabalho. Por sugestão da mulher, ele fingiu ser gay - com roupas mais do que espalhafatosas - e foi admitido em um salão. O humor de Amigas e rivais foi baseado nos estereótipos dos gays afetados.
  • O tema de abertura (Na guerra e na paz) foi cantado pelas três finalistas da última edição do programa Ídolos do SBT, de 2007: Thaeme Mariôto, Shirley Carvalho e Lenny Bellard.
  • A apresentadora Hebe Camargo fez uma participação especial no primeiro capítulo, como ela mesma. A autora Letícia Dornelles apareceu no último capítulo como figurante no casamento das protagonistas da telenovela.
  •  A apresentadora Adriane Galisteu estava sendo sondada para viver a principal vilã da trama, mas não aceitou por causa de seu programa.
  •  Segundo a Folha Online, cada capítulo estava saindo por cerca de 105 mil reais, 85 mil reais a menos do que a telenovela Cristal.
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Andy disse...

Esse remake de AMIGAS E RIVAIS foi muito ruim, não gostei de jeito nenhum. A cada dia mais o SBT me decepciona e é por isso que odeio cada vez mais essa emissora de quinta. Sou mais a Record, CNT, RedeTV! e Mix TV.

Anônimo disse...

Amigas e rivais é muito divertida, mostra os problemas que passamos em família, porém o final acabou mal.

Anônimo disse...

Gostei muito do remake,pena que mudarm o final da Rosana...
Vivi Spacey