domingo, 10 de abril de 2011

TV Brasil apresenta El enemigo

A TV Brasil exibe neste domingo, 10 de abril, às 23h00, o filme colombiano El enemigo, uma produção do diretor Luís Alberto Lamata, que trata da complexidade da natureza humana. El enemigo foi rodada de forma independente, com um escasso orçamento, em apenas duas semanas e significa uma raridade no panorama de seu país, não porque nesta era da alta definição está filmada com uma câmera de vídeo convencional, mas porque começa onde terminam muitos outros filmes que se adentram no tema da violência: no exame das consequências do ato violento.

Baseado na obra Un corrío muy mentao, do dramaturgo venezuelano Javier Moreno, El enemigo foi produzido em 2008 e, em 74 minutos, trata sobre o desencontro, o rancor, a vingança e a redenção de dois habitantes de Caracas: Antonieta Sánchez (Lourdes Valera), e Benigno Robles (Carlos Cruz).

Antonieta é uma mãe solteira que em meio de um ambiente hostil, lavando e passando para fora, conseguiu seguir em frente com seu filho Odulio (Dario Soto), com muitas dificuldades econômicas, mas sempre com honestidade. Porém, seu filho, de apenas dezesseis anos, se perdeu no caminho, passou a ser um jovem delinquente e capaz de matar por dinheiro. Na noite em que Odulio chega às portas de sua casa, baleado e sangrando, a vida de Antonieta muda para sempre e já nada será o mesmo.

Benigno é um fiscal do Ministério Público, de classe média, que abraçou a carreira de Direito com toda ilusão e com o objetivo de fazer justiça pelo país após o dia em que Elisa (Daniela Alvarado), sua única filha, foi atingida acidentalmente por um tiro. Após o ocorrido a vida de Benigno também não será igual.

Nos corredores de um hospital de Caracas, Antonieta e Benigno, duas pessoas de mundos diferentes, se encontram em uma noite angustiante. A única coisa que ambos desejam é que seus filhos se salvem. Entretanto, esse encontro, aparentemente casual, não é fortuito. Um segredo se oculta por trás dessa aparente coincidência.

Luis Alberto Lamata empreendeu a adaptação da obra de Javier Moreno retratando muito sobriamente, sem  retóricas inúteis, com traços breves e definitivos, o tema que fundamenta seu filme: a realidade cotidiana da grande cidade, a violência urbana, a tragédia de dois pais de distintas classes sociais, enfrentados pela mesma tragédia que uniu fatalmente seus filhos.

Por isso, existe a diferença entre El enemigo e outros filmes. Enquanto em outros existe somente frivolidade, já que recorrem à violência para apelar às baixas paixões do espectador com o único fim de aumentar a venda de ingressos no cinema, em El enemigo há dilemas morais derivados da necessidade do castigo e da aplicação de justiça.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: