quarta-feira, 31 de março de 2010

TOP 30 - As melhores telenovelas mexicanas dos anos 80

1. Cuna de lobos (Ambição) - (1986)

O maior fenômeno de popularidade na história da televisão, no qual uma milionária que fingia ser cega de um olho, assassinava muitas pessoas por amor a seu filho. Catarina Creel, a malvada de um olho vendado, se tornou a admiração do público e até houve quem a quisesse como presidente do México.


2. Vivir un poco (1985)

Esta versão mexicana da novela chilena “La madrastra” foi outro grande êxito, cuja protagonista é encarcerada acusada de um crime que não cometeu e, após um longo período, regressa para descobrir o verdadeiro culpado. Todo México se perguntava quem seria o assassino.


3. El maleficio (Estranho poder) - (1983)

Uma história popular envolvendo superstições e bruxaria que estava repleta de efeitos especiais e onde o protagonista tinha que cumprir todos os desejos do demônio. O êxito foi tão grandioso que obteve uma sequência no cinema.


4. Tú o nadie (Só você) - (1985)

A indiscutível rainha das telenovelas mexicanas, Lucía Méndez, chegou ao auge do estrelato com esta história, onde uma mulher era o motivo de rivalidade, de luta por poder, dinheiro e amor entre dois irmãos. O tema central da novela “Corazón de piedra”, fez de Méndez a primeira mulher mexicana nomeada a um Grammy, quando ainda não existiam os Grammys Latinos.


5. Quinceañera (Quinze anos) - (1987)

Talvez a telenovela latina mais lembrada dos anos oitenta, é considerada a primeira telenovela juvenil da história, cujo tema original, interpretado por Timbiriche, foi também o hit das festas de quinze anos por muito tempo. A história narrava a vida de duas garotas que iriam festejar seus quinze anos, porém, uma era pobre é seu pai teve que roubar para lhe pagar um vestido, a outra que era rica, foi supostamente violada por ser bonita.


6. Bodas de odio (1983)

O êxito desta telenovela de época foi tão grande que logo após ser iniciada passou a ser transmitida em horário nobre. Circulam boatos no mundo da dramaturgia que seus protagonistas masculinos eram homossexuais na vida real e que Frank Moro morreu de AIDS em 1993.


7. El camino secreto (1986)

Primeiro papel protagônico do ícone lésbico Daniela Romo, muito exitoso por sinal, porém um pouco tardio, já que até então ela já era super famosa como cantora. Muito tiro, tráfico de jóias e a presença do fenômeno publicitário Mar Castro.


8. Gabriel y Gabriela (1982)

Uma produção ambiciosa que se tornou famosa devido ao fato de no final ninguém haver sabido com qual dos galãs se casou a protagonista.


9. Teresa (1989)

Lançamento da estrela Salma Hayek que protagonizou esta que foi a terceira versão da história, que primeiramente foi protagonizada por Maricruz Olivier. Teve tanto êxito que também subiu para o horário nobre. Seus adaptadores lhe deram um final feliz, ao contrário do trágico final original.


10. Rosa salvaje (Rosa selvagem) - (1987)

Uma vendedora de chicletes se apaixona por um homem rico submetido aos caprichos de sua sinistra irmã. Essa história serviu de inspiração para novas produções, incluindo as Marias de Thalía, que surgiriam nos anos 90.


11. Amor en silencio (Amor em silêncio) - (1988)

Sua audiência foi surpreendente porque justamente no meio da novela e inesperadamente, seus protagonistas morrem a tiros, causando grande escândalo.


12. La fiera (A fera) - (1983)

Primeiro papel estrelar de Victoria Ruffo, uma das poucas atrizes que mais de 25 anos depois, continua sendo protagonista em telenovelas.


13. Monte calvario (1986)

Outra trama que mais de há mais de 25 anos ainda continua trazendo seus protagonistas à telinha. História de uma garota vendida a um malévolo fazendeiro paralítico que a tratava
a patadas.


14. Colorina (1980)

Esta telenovela causou tanto escândalo com protagonistas interpretando prostitutas que passou a ser transmitida por outro canal em um horário quase a meia noite, já que tentava contra a moral dos telespectadores, porém, devido ao êxito, fizeram com que voltasse ao canal original.


15. Carrusel (Carrossel) - (1989)

Recordada por adultos que eram crianças nessa época, Carrossel contava as aventuras de um amor fraterno entre uma professora e seus alunos em uma escolinha.


16. Senda de gloria (1987)

Quebrou paradigmas de novelas históricas narrando as aventuras de uma família paralelamente à história do México, a partir da Revolução de 1910.


17. Chispita (1982)

Lançamento de Lucerito, que protagonizava uma pobre garotinha órfã que tinha visões de um anjo. Também musicalizada originalmente ao som de Timbiriche.


18. De pura sangre (1985)

O escândalo dessa trama não foi causado pelo fato de se falar em impotência sexual, mas sim pelas cenas eróticas que seus atores protagonizavam na cama ou onde pudessem.


19. Mi segunda madre (1989)

Telenovela de grande impacto, que obteve audiência por sua violência, mas também pela trama de suas histórias secundárias.


20. El extraño retorno de Diana Salazar (1988)

Super produção, cheia de efeitos especiais e que retrata o amor de um casal que é separado pela morte durante a Inquisição e que reencarna em pleno século 20.


21. El derecho de nacer (O direito de nascer) - (1982)

Réplica da original de 1966, protagonizada por Verónica Castro que na época realmente era mãe solteira. Estreia de Cristian e Michel Castro na televisão.


22. Balada por un amor (1989)

Controversa história de amor entre uma instrumentista e um homem maduro, que pelo visto era seu próprio pai. Devido a conflitos com a produção, Jorge Rivero renunciou a sua participação na metade da telenovela, fazendo com que María Zarattini reescrevesse a história substituindo-o por Alfredo Adame como o protagonista.


23. Simplemente María (Simplesmente Maria) - (1989)

Fenômeno em muitos países, especialmente na ex-comunista Europa Oriental. Conta a história na qual uma camponesa se torna uma famosa designer de moda.


24. Amalia Batista (1983)

Uma mulher que sai da cadeia se apaixona pelo mesmo homem que sua filha. Novela extremamente esticada, onde a mãe de Paulina Rubio obteve seu maior êxito.


25. El ángel caído (1985)

Uma provinciana que finge ser boa, casta e pura, na realidade não passa de uma assassina, ladra e mundana. Novela que deu origem ao espaço de personagens psicopatas na televisão mexicana.


26. La pobre señorita Limantour (1987)

Estreia de Ofelia Cano como protagonista em telenovelas. Primeira produção novelista de Carla Estrada.


27. Pasión y Poder (Paixão e poder) - (1988)

História de duas famílias que disputam a liderança hoteleira em um jogo de personagens que incluiu mulheres maltratadas e jovens desorientados.


28. Principessa (1984)

Réplica de “El amor tiene cara de mujer” de 1971, onde a história que originalmente se passava em um salão de beleza se mudou para uma casa de modas.


29. Pobre Juventud (1986)

História de um psicólogo que recolhe um jovem da rua e lhe ajuda a se readaptar à sociedade. Antecedente de novelas juvenis como Quinze anos.


30. La indomable (1987)

Lançamento de Leticia Calderón ao estrelato, com a primeira produção novelista de Julissa.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: