A produção de telenovelas no México é muito diferente do Brasil. Enquanto uma emissora como a Rede Globo que produz cerca de 6 novelas por ano e tudo é muito estudado antes de fazê-la, na Televisa ocorre totalmente o contrário. Por lá, são exibidas nada menos que 16 novelas por ano, e a linha de montagem é industrial.
Tudo é planejado com pouca antecedência e os cenários das novelas são fabricados em tempo recorde. Às vezes, os diretores chegam a usar painéis de madeira e colar imagens no eucatex (no caso da TV Azteca), para simular uma paisagem de fundo, porém com muito pouco realismo. As cenas têm pouca iluminação e, nos bastidores, existem gambiarras pra todos os lados.
A TV Azteca também tem seus recursos para acelerar a produção da novela. Ao invés de gastar dinheiro construindo para uma de suas produções uma periferia de verdade, optaram por construir uma maquete enorme dentro de um estúdio, que simularia uma vista externa.
Para não atrasar a produção da novela, os atores não precisam levar um roteiro para casa e decorá-lo, como fazem os das novelas da Rede Globo, por exemplo. Na Televisa, os atores ficam sabendo na hora o que vão ter que falar e poucas vezes estudam com antecedência o texto. Todos entram em cena com um ponto eletrônico no ouvido, e vão repetindo o que escutam, com poucas possibilidades de trabalhar a interpretação. O resultado fica um pouco forçado. Por padrão, os diálogos são curtos, fazendo com que os atores errem pouco em cena.
Quando a emissora decide apressar demais as gravações, os atores acabam ficando trancados por mais de 17 horas dentro dos estúdios. Quem pôde comprovar isso foi a própria estrela Gabriela Spanic que certa vez chegou às 7h00 da manhã no estúdio e saiu à 1h00 da madrugada do dia seguinte.
Algumas novelas chegam a durar menos de 150 capítulos e, depois, dão lugar à outra produção. Como o investimento nas novelas sai barato, a exportação para outros países também sai em conta. Diante das novelas brasileiras, as mexicanas parecem economizar até em personagens. Nota-se que todas as produções mexicanas possuem poucos protagonistas e os acontecimentos são muito rápidos.
O ponto alto das novelas da Televisa é que todos os atores conseguem cativar o público de uma maneira hipnótica. A própria Televisa, usa um recurso já conhecido do público brasileiro: toda boa novela mexicana que se preze, possuiu uma protagonista que é uma santa, um mocinho rico que luta pelo amor da mocinha protagonista, e como não podia faltar para apimentar a novela, a presença de uma vilã diabólica e capaz de tudo para infernar a vida do casal principal da trama. Foi seguindo essa receita tão simples que as novelas da Televisa são exibidas atualmente em mais de 150 países com sucesso absoluto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário