domingo, 29 de agosto de 2010

TV Brasil apresenta Una casa con vista al mar

A TV Brasil exibe neste domingo, 29 de agosto, às 23h00, o filme venezuelano Una casa con vista al mar. Dirigido por Alberto Arvelo, conhecido por suas obras experimentais, o filme é baseado no romance Vicenzino Guerrero, de Freddy Sosa, e na pergunta de um menino da região dos Andes sobre o que é o mar e a impossibilidade de conseguir uma resposta satisfatória.

Gravado em 2001, o filme se desenvolve em Los Andes, de 1948 e, em 93 minutos, conta a história de Tomás Alonso (Imanol Arias) que, em um dia de chuva, enterra sua mulher em companhia de seu filho Santiago (Leandro Arvelo), de doze anos.

De volta à casa, Tomás e Santiago buscam a única lembrança da esposa, uma fotografia tirada em sua juventude, onde pousa candidamente às margens de um mar. Nessa mesma noite, após uma séria conversa, pai e filho se juram valentia, como dois soldados arcaicos que empreendem uma batalha contra a solidão.

Com a morte de sua esposa, Tomás se vê, com seu filho, sozinho em uma casa, no meio das montanhas, junto com seus bois e um campo de trigo. Durante algumas noites, toca violino, como uma forma de aliviar a dor de Santiago pela perda da mãe.

Obcecado com a fotografia de sua mãe no mar, o menino pede à Tomás que fale desse lugar, que lhe diga se nos mares existe bois ou não. O violinista, que nunca esteve fora das montanhas, lhe inventa o mar que imagina: um lugar impossível, ingênuo e magnífico.

Assim, Tomás Alonso e Santiago começam a criar um mundo ao alcance deles mesmos, e dia-a-dia vão edificando uma sorte de mitologia, de instantes, de lugares: falam do mar a cada madrugada enquanto lavram a terra; cortam o trigo e tomam café às tardes de chuva; inventam uma valentia sem exércitos, nem inimigos e perguntam-se como serão os bois que vivem perto do mar.

Com a ansiedade de Santiago pelo mar, Alonso trata de fazer do inóspito local um lugar de sonhos, mas, a chegada de um forasteiro, um fotógrafo itinerante (Gabriel Arcand), e um incidente inesperado desatam os nós da trama. Induzido por moradores cruéis que o desprezam por sua pobreza, Tomás enfrentará um dilema: ser um homem bom e covarde, ou converter-se em um assassino para defender seu filho.

Segundo a crítica, Una casa con vista al mar é uma história íntima desenvolvida ao redor das paixões e adversidades de alguns camponeses residentes nos lugarejos venezuelanos de 1948, mas, ao mesmo tempo, é uma história violenta e esperançada de dois personagens primitivos e elementares: Tomás Alonso e Santiago, e a relação entre eles, após a morte da mãe. Enquanto acontecem as cenas de pai e filho, outra trama vai se desenvolvendo de modo paralelo e introduz um novo personagem, o fotógrafo, sobre quem se estrutura o desenlace da história.

Estrelado pelo ator espanhol Imanol Arias, pelo canadense Gabriel Arcand e pelos venezuelanos Leandro Arvelo, Alejo Felipe e Héctor Manrique, Una casa con vista al mar foi gravado em tempo recorde de sete semanas, participou de mais de 57 festivais internacionais e recebeu mais de uma dúzia de prêmios no ano de sua estreia.

Fez muito sucesso na Europa, onde foi lançado comercialmente em 2003, lotando as salas de cinema, em cada apresentação. Conseguiu o prêmio do público no Festival La cità, de Biarritz, e no Festival de Cinema Ibero-americano, de Huelva, em 2001, assim como o prêmio Glauber Rocha e da Fipresci no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, de Havana. Além disso se apresentou na seção Made in Spanish, do Festival de cinema de San Sebastián, em 2001 e foi a proposto ao Oscar pela Venezuela como o Melhor filme de língua não inglesa.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: