segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Teresa estreia no Canal de las estrellas


Hoje, 2 de agosto, às 18h00, o Canal de las Estrellas, no México, estreia Teresa, uma telenovela produzida por José Alberto Castro, com a adaptação de Ximena Suárez.

Esta será a quinta vez que roteiro original de Mimí Bechelani, será levado às telinhas, já que após a versão original, protagonizada por Maricruz Olivier e Luis Beristaín, em 1959, segui-se mais quatro adaptações: em 1965, na TV Tupi, no Brasil, protagonizada por Georgia Comide e Walmor Chagas; em 1967, protagonizada por Pituka de Foronda e Guillermo Zetina; em 1989, protagonizada por Salma Hayek e Rafael Rojas, e essa, de 2010, protagonizada por Angelique Boyer y Aarón Díaz; isso sem contar a versão cinematográfica, realizada em 1961 que novamente levou Maricruz Olivier, dessa vez às telonas, no papel de Teresa, acompanhada por grande parte do elenco original da telenovela.

Conta-se que a versão brasileira, adaptada por Walter George Durst e exibida entre 11 de janeiro a 30 de março de 1965, às 20h00, com a direção de Geraldo Vietri, foi a primeira a telenovela brasileira que deu mostras de seu poder de mistificação sobre o público, visto que quando Geórgia Gomide, ao chegar à Praça do Patriarca, centro de São Paulo, para se apresentar no programa de Luiz Ayala, locutor da rádio Tupi, foi agredida e insultada por uma telespectadora inconformada com as maldades de sua personagem. Como consequência, teve o rosto machucado e não pôde gravar o capítulo do dia seguinte.

Além de Geórgia Gomide, no papel de Teresa, que recebeu o Troféu Imprensa de melhor atriz em 1964, a versão brasileira contou com a estreia de Walmor Chagas (José Antônio) e as atuações de Luís Gustavo (Mário), Rildo Gonçalves (Heitor), Marisa Sanches (Luísa), Maria Célia Camargo (Joana), Percy Aires (Armando), Lisa Negri (Aurora), Guiomar Gonçalves (Conceição), Néa Simões (Josefina), Xisto Guzzi (Fabiano), João Monteiro (Romeu), Rita Cléos, Sérgio Galvão, entre outros.

Agora, interpretada por Angelique Boyer, em seu primeiro papel protagônico, a nova versão mexicana de Teresa contará com as atuações de Aarón Díaz, Sebastián Rulli, Ana Brenda Contreras, Cynthia Klitbo, Isabela Camil, Silvia Mariscal, Arlette Pacheco, Alejandro Ávila, Gloria Aura, Jessica Segura, entre outros.

Já se passaram vários anos desde que se criou a história, mas a vaidade e a avareza de Teresa não mudaram, nem saíram de moda, porém, agora, as ambições são diferentes e se concentram no que há de mais inovador em se tratando de tecnologia, desde o celular ao computador mais caros, além das viagens.


RESUMO

Teresa nasceu pobre e não soube aceitar essa realidade. Seus pais a apoiaram para que estudasse e se superasse, seguros de que com uma carreira sua filha melhoraria seu nível cultural e econômico. Quem também a apoiou foi Mariano, seu primeiro amor e o único homem a quem Teresa amaria, mas a seu modo.

Graças à uma bolsa de estudo, Teresa consegue terminar o ensino médio em um dos colégios mais caros do país, onde sempre foi rodeada de gente de muito dinheiro, que ignoram sua verdadeira condição financeira.

Também nesse colégio, Teresa conhece Paulo, e acredita que com ele terá seu futuro assegurado. Apesar de ser egoísta, e considerando que Mariano sempre será seu e de mais ninguém, certa de que ele também jamais poderá se apaixonar por outra, Teresa o deixa após três anos de namoro, e se deslumbra com o dinheiro de Paulo, visto que ele é um partido melhor.

Porém, no dia de sua graduação, Paulo descobre que Teresa vive em um cortiço, com seus pais e uma irmã. Ele se sente traído e enganado e, assim, decide terminar sua relação com ela, não sem antes expô-la ao ridículo diante de todos, desmascarando-a com a ajuda de Aída, outra de suas companheiras de classe. Paulo, se esquece do compromisso matrimonial do qual haviam falado e tenta torná-la somente sua amante, Teresa rejeita a proposta e ele, por despeito, torna-se namorado de Aída.

Magoada, Teresa jura que se vingará deles e que nunca mais voltará a ser pisoteada, que conseguirá tudo o que quiser, sem se importar com a forma e com o preço que terá que pagar.

Pouco tempo depois, Teresa recebe uma importante oferta de estudos e trabalho por parte de seu professor, o prestigiado advogado Arturo de la Barrera, que se oferece para cobrir todos os gastos de sua carreira em troca de que ela se dedique por completo aos estudos e que trabalhe para ele.

Teresa aceita a proposta de seu professor e começa a estudar e trabalhar para ele, além de conquistá-lo sutilmente, porém fingindo não se dar conta dos sentimentos que tem despertado nele. Ao mesmo tempo, reata sua relação com Mariano já que morre de ciúmes ao descobrir que sua amiga Aurora, uma milionária, havia se apaixonado por ele.

Apesar de Mariano se opor ao trabalho de Teresa, pensando que as intenções de seu professor não são boas, ela, como sempre, utiliza todos seus encantos para convencê-lo a fazer o que ela quiser.

Tudo parece estar caminhando perfeitamente para Teresa, até que um dia, Rosa, sua irmã mais nova, morre subitamente devido a uma enfermidade do coração. Para Teresa isso se torna um golpe muito forte que nunca deixa de atribuí-lo à falta de dinheiro. Assim, jura diante de sua irmã morta que nunca voltarão a sofrer na pobreza.

Teresa continua seus estudos, mas a relação com Mariano atravessa muitos conflitos e termina por se desgastar. Enquanto isso, ela fortalece sua relação, cada vez mais próxima, com o professor, que graças ao suposto amor de Teresa, consegue se recompor da decepção amorosa que sofreu por parte de sua ex-noiva Elizabeth, que o deixou plantado no dia de seu casamento.

Teresa, não disposta a esperar que Mariano, o amor de sua vida, construa uma carreira e junte dinheiro a longo prazo, decide que Arturo é quem mais lhe convém. Fingindo que seus pais não a amam e, inclusive a maltratam, Teresa consegue que Luisa, a irmã de Arturo a leve para morar na casa dos De la Barrera.

Vivendo aí, Teresa enlouquece de amores o professor, que deseja confessar seus sentimentos, mas se contém, pois prometeu ao pai de Teresa que esperará que ela deixe de ser sua aluna. Mais uma vez, Teresa despreza seus pais e quer se desligar deles por completo, já que somente a expõem ao ridículo.

Refugio, sua mãe, já esperava essa reação pois nunca deixou se enganar com o modo de ser de Teresa, mas Armando, seu pai, cai em uma profunda depressão, pois adorava sua filha e havia se sacrificado por ela, até ir para a prisão.

Justamente quando Teresa obtém seu novo título, e conta com relações suficientes para exercê-lo, desejando se casar com Mariano, termina com ele para aceitar Arturo que trata de impulsionar sua carreira e levá-la a Europa para uma temporada, para resolver uns assuntos internacionais que a trarão mais prestígio.

Quando está pronta para aceitar a proposta de Arturo, Teresa conhece Fernando, o pretendente de Luisa, um jovem rapaz, bonito e multimilionário, descendente de uma nobre família e com a possibilidade de levá-la a um mundo ainda mais sofisticado.

Assim, mais uma vez, Teresa decide desprezar Arturo e conquistar ao noivo de sua melhor amiga, que tem mais dinheiro e poder. Teresa abandona a casa dos De la Barrera e faz com que Fernando acredite que Arturo havia tentado violá-la e, por fim, consegue conquistá-lo, torna-se sua namorada, mas continua amando Mariano, decidida a não deixar que Aurora se aproxime dele.



ELENCO

Angelique Boyer: Teresa

Aarón Díaz: Mariano

Sebastián Rulli: Arturo

Ana Brenda Contreras: Aurora

Margarita Magaña: Aída

Alejandro Nones: Paulo

Silvia Mariscal: Refugio

Juan Carlos Colombo: Armando

Cynthia Klitbo: Juana

Fernanda Castillo: Luisa

Manuel Landeta: Rubén

Dobrina Cristeva: Mayra

Felicia Mercado: Genoveva

Fabiola Campomanes: Esperanza

Juan Diego Covarrubias: Julio

Juan Sahagún: Ramón

Óscar Bonfiglio: Héctor

Daniela Torres: Vera


A seguir, algumas fotos do elenco em sua apresentação oficial realizada dia 29 de julho, ao som de Gloria Trevi, interpretando Esa Hembra es Mala, tema de abertura da telenovela.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: