sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O que torna a telenovela brasileira um grande êxito?


Assim como o restante da América Latina, a telenovela brasileira se baseia na tradição do gênero ficcional narrativo, mas pode-se afirmar que o Brasil é, talvez, o país onde a telenovela se desenvolveu com mais êxito, pois permitiu-se investir em outros subgêneros como o cômico, o policial, o imaginário e inclusive o documentário, com traços etnográficos.

O êxito da telenovela brasileira, segundo os críticos, se deve à união de vários elementos, como a qualidade técnica e utilização da mais sofisticada tecnologia da televisão; o grau de profissionalismo dos roteiristas e atores; o abandono do discurso maniqueísta; as gravações em cenários naturais e também a exploração da sensualidade.

Ainda nestas produções se recorre ao uso de linguagens mais coloquiais, inclusive regionais, assim como a aparição de anti-herois e de discursos que se distanciam dos clássicos como a Cinderela, pelo contrário, são discursos críticos que contemplam uma série de comportamentos sociais, onde se mostra, através de diferentes histórias, aspectos culturais, de costumes, de crenças e de moda.

Um fenômeno identificador da telenovela brasileira é sua proximidade com o cotidiano. Ela ocupa um lugar preferencial entre as famílias e nela os brasileiros se autoconhecem. O negro, o branco, o imigrante, o operário, o agricultor, a mulher, o homem, as paisagens rurais e urbanas são protagonistas. A brasilidade é uma espécie de conciliação entre os elementos que identificam a pluralidade da nação brasileira.

As transformações tecnológicas e as exigências do mercado audiovisual também refletem na evolução da proposta estética e temática apresentada pela telenovela do país. No processo produtivo da telenovela várias são as fases percorridas desde a apresentação da ideia até o fechamento do orçamento.

Posteriormente, se efetua uma seleção dos integrantes da produção: realizador, diretor artístico, atores, atrizes e figurantes. Além disso, escolhem-se as locações e se desenha as cenografias tanto externas como internas, porque outra de suas características é a mistura entre os dois tipos de ambientes.

Um aspecto importante da produção é a iluminação porque ressalta alguns objetos e suprime outros, permite modificar ideias sobre o tamanho e a distância de pinturas e de ambientes. E o Brasil também tem seu destaque no manejo da iluminação, tanto interna como externa, ao utilizar técnicas cada vez mais sofisticadas, sem descuidar dos detalhes.

O ritmo de montagem das telenovelas brasileiras é ágil, o corte de câmera mantém uma boa velocidade, os efeitos especiais funcionam perfeitamente e não são utilizados em excesso, o restante é complementado como o uso de uma música original, como elemento simbólico.

Em síntese, pode-se dizer que as telenovelas produzidas pelas principais emissoras do país são um bom produto de exportação devido à sua qualidade de produção, assim como Caminho das Índias, exportada para mais de 90 países.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Karina dos Anjos disse...

Realmente as nossas novelas têm uma produção maravilhosa.Mas acho que as histórias já foram bem melhores.É tudo muito bonito,mas falta algo às histórias que eu não sei bem o que é.