INTRODUÇÃO
Mario Antonio Cimarro Paz nasceu em Havana, Cuba, no dia 1° de junho de 1971. Filho de Antonio Luis Cimarro e María Caridad Paz, o ator de teatro, televisão e cinema, naturalizado mexicano, tem uma irmã chamada María Antonia.
SUA HISTÓRIA
Crescido no seio de uma família humilde, porém unida, que o animou desde o primeiro momento, Mario começou a delinear sua carreira como ator fascinado com os filmes de Marlon Brando, seu ídolo na profissão. A atuação sempre foi algo que nunca perdeu de vista, mas antes de se iniciar na carreira artística estudou Letras e Filologia inglesa. Após se graduar, foi professor de inglês em uma escola de Cuba.
A oportunidade perfeita para perseguir a ilusão de ser ator lhe foi dada a seus 22 anos de idade. Em 1993, deixando para trás a ilha, se muda para o México e começa a estudar atuação na Escuela de Arte Dramático de Televisa.
Logo após, em 1995, tem a oportunidade de estrear na televisão com pequenos papéis nas telenovelas Acapulco, cuerpo y alma e Sentimientos ajenos. Além disso, estreia no cinema com Managua.
Em 1996, grava o filme Romeu e Julieta, dirigido por Baz Luzhrmann, ao lado de Claire Danes e Leonardo di Caprio. No ano seguinte, participa em Gente bien, outra telenovela da Televisa, sendo uns dos atores principais da trama, atuando com Patricia Manterola. Ainda este ano Grava The Cuban connection, um filme mexicano dirigido por Francisco Guerrero, onde atua ao lado de Lupita Colmenero e El Flaco Guzmán.
Em 1998, participa em A usurpadora, uma telenovela conhecida a nível internacional, onde interpreta Luciano Alcântara, um dos amantes de Paola Bracho, interpretada pela venezuelana Gabriela Spanic.
Ainda em 1998, protagoniza, em Miami, La mujer de mi vida, ao lado de outra atriz venezuelana e ex-rainha da beleza, Natalia Streignard, conhecida por sua participação em Mi gorda bella. Ambos se conhecem durante a trama, se apaixonam e se casam em 10 de junho de 1999. Alguns meses depois, o casal se muda novamente para o México e Mario atua em La casa en la playa.
Em 2000, Mario viaja à Argentina para protagonizar, ao lado de Coraima Torres e Diego Ramos, a telenovela Amor latino. Nesta ocasião começam a circular rumores sobre uma possível separação de Natalia Streignard, já que, devido a compromissos de trabalho, o casal vê a união abalada pela distância geográfica que ameaça o casamento.
Em 2002, o cubano volta à Miami para protagonizar Gata selvagem, uma telenovela da Venevisión em co-produção com a Fonovideo, que lhe brinda com o êxito internacional, interpretando Luís Mário, um jovem milionário que depois de haver perdido sua mulher, se apaixona por uma garota pobre e rebelde, interpretada por Marlene Favela.
Um ano mais tarde assina com a Telemundo, viaja até a Colômbia e protagoniza outro grande êxito, Paixões ardentes, vendida para cerca de 40 países, onde personifica Ivan Reyes, um homem forte e lutador que se apaixona pela bela Norma, interpretada por Danna García, pertencente à família que Ivan acredita ser a culpada pela morte de sua irmã.
Em 2005, grava El cuerpo del deseo, mais uma telenovela da Telemundo que conta a história de Pedro José Donoso, um homem velho e rico que após morrer reencarna no corpo de um jovem camponês, Salvador Cerinza. Aqui, Cimarro interpreta dois personagens.
Em 2006, após idas e vindas com Natalia Streignard, anuncia sua separação e, após três dias de seu divórcio, a reencontra em uma discoteca de Miami, dançando reggaeton. No ano seguinte, grava Puras joyitas, um longa-metragem de comédia venezuelano, puramente comercial e com bons resultados de bilheteria, onde interpreta o chefe de uma quadrilha, chamada Los entendidos, que planeja roubar a tão cobiçada coroa da Miss Venezuela.
Ainda em 2007, participa do filme Rockaway, gravada em Queens, onde interpreta um dos protagonistas, Juju, um gânster que lidera uma quadrilha de ladrões. A história é contada desde o ponto de vista de um soldado que regressa do Afeganistão e descobre que o crime organizado acabou com a maior parte de sua família, sendo que a única sobrevivente é sua irmã.
Em 2008, três anos longe das telinhas, Cimarro regressa à Telemundo para gravar La traición, uma telenovela romântica, onde Mario volta a interpretar dois personagens, Hugo e Alcides de Medina, dois irmãos gêmeos que foram separados quando crianças. Um é gentil, educado e com o coração cheio de generosidade; o outro, ao contrário, é um homem sem sorte, ressentido, invejoso e a única coisa que deseja é roubar aquilo que é mais apreciado por seu irmão: a felicidade, conquistada graças ao amor de Soledad de Obregón, interpretada pela atriz Danna García, com quem já havia trabalhado.
Ainda em 2008, a par de sua carreira como ator, Cimarro busca um espaço na música romântica, apresentado seu álbum de estreia Tu deseo, que conta com a colaboração do produtor espanhol Alejandro Jaén e de outros compositores. Segundo o próprio Mario, a ideia de se dedicar à música nasceu na Espanha, quando alguns amigos, repentinamente, o puxaram para o palco e ele, sentindo vergonha, não sabia o que fazer. Assim, sentido-se impotente, pediu à Deus que se algo semelhante acontecesse novamente, ele pudesse ter algo preparado para o momento.
Após dez anos, Mario regressa à Televisa, em 2009, para ser o protagonista de Mar de amor, onde divide cenas com Zuria Vega e Ninel Conde. Durante as gravações surgem boatos de que o ator esteve envolvido em diversas desavenças com os integrantes do elenco. Ainda que alegando ser um bom profissional, Mario é demitido da emissora pela produtora Nathalie Lartilleux, antes mesmo de concluir as gravações da trama.
SUAS ATUAÇÕES
TELENOVELAS
2009 - Mar de amor (Víctor)
2008 - La traición (Hugo / Alcides)
2005 - El cuerpo del deseo (Salvador / Pedro José)
2003 - Paixões ardentes (Ivan)
2002 - Gata selvagem (Luís Mário)
2001 - Más que amor, frenesí (Santiago)
2000 - Amor latino (Ignácio)
1999 - La casa en la playa (Roberto)
1998 - La mujer de mi vida (Antonio Adolfo)
1998 - A usurpadora (Luciano)
1997 - Gente bien (Gerardo Félipe)
1996 - Sentimientos ajenos (Ramiro)
1995 - Acapulco, cuerpo y alma (Cameo)
FILMES
2007 - Puras joyitas
2007 - Rockaway
1996 - The Cuban connection
1996 - Romeu e Julieta
1995 - Managua
PEÇAS TEATRAIS
2002 - Amor salvaje
1997 - La importancia de llamarse Ernesto
1992 - María Antonia
SUA DISCOGRAFIA
2008 - Tu deseo
SEUS PRÊMIOS
PRÊMIOS ACE
2005 - Melhor ator de televisão cênica - El cuerpo del deseo
1999 - Melhor ator de televisão cênica - La mujer de mi vida
PRÊMIO ORQUÍDEA DA ASSOCIAÇÃO ORQUÍDEA - EUA
2005 - Melhor ator internacional - El cuerpo del deseo
PRÊMIO TELENOVELA - BULGÁRIA
2004 - Melhor ator jovem - Paixões ardentes
PRÊMIO VÍCTOR GOLDEN AWARDS
2004 - Melhor ator jovem - Paixões ardentes
PRÊMIO DOS DE ORO - VENEZUELA
2004 - Melhor ator protagonista de telenovela internacional - Paixões ardentes
PREMIO MARA DE ORO - VENEZUELA
2004 - Melhor ator internacional - Paixões ardentes
5 comentários:
Um excelente ator, suas interpretações são um sopro de frescor na alma, muito diferente um personagem do outro, vê se claramente o esforço e o talento do ator em cada papel, basta ver a diferença entre Salvador e Victor Manuel, ou Ruan Reis e Ruan Del monte. Precisamos incentivar atores assim, uma lástima o que Telemundo está fazendo contra esse ator. Muito anti profissional e sem ética essa emissarora...infelizmente.
Por onde anda e o que faz Mario Cimarro agora... Esta solteiro ou casado....
O que dizer de uma emissora que veta um talento como Mário Cimarro? É lamentável ele está fora da TV
Boa tarde, gostaria de ver o ator Mário cimarro contracenar com danna Garcia novamente, adorei a interpretação deles
Um artista marvilhoso e lindo,não pode ficar esquecido.Vem para o Brasil,Mario.
Postar um comentário