domingo, 27 de março de 2011

TV Brasil apresenta Los ladrones viejos

Neste domingo, 27 de março, a TV Brasil exibe, às 23h00, o filme mexicano Los ladrones viejos, a história de uma geração de ladrões bem-sucedida e notória que viveu nos anos 60, no país azteca.

Dirigido por Everardo González, o premiado filme foi produzido em 2007 e mostra, em 97 minutos, o submundo do crime que governou a Cidade do México na década de 60, narrando a história de cinco ladrões. Cada um deles revela suas façanhas e tragédias dentro da “profissão”. Os protagonistas falam sobre seus primeiros passos como ladrões, descrevem suas táticas de roubo e seu respeito pelas normas e valores do ofício.

Conforme se passam os minutos do documentário, entendemos que El Fantomas, El Carrizos, El Burrero, El Xochi e El Chacón nos contam suas histórias desde prisões e relatam suas alianças com os policiais que lhes permitiram seguir em frente, as traições posteriores e o preço que finalmente tiveram que pagar. O documentário também explora as motivações dos diversos protagonistas para dedicar sua vida à delinquência.

A situação de pobreza e a falta de oportunidades tornam-se uma detonante inicial e esta motivação é rapidamente deixada para trás para ser substutída pela do dinheiro fácil e pela concepção comum entre esta geração de delinquentes de que somente estavam roubando àqueles que tinham mais do que necessitavam, e que desta maneira podiam experimentar validamente de um determinado nível de vida, além de dar o necessário aos seus familiares.

É admirável a sensibilidade do diretor ao filmar estes homens, tanto que suas feitorias chegam a ser fascinantes histórias que relatam com paixão e até orgulho. O documentário não idealiza os presos, muito menos o ato criminal, mas sim nos introduz ao roubo limpo, sem violência.

Em 2007, o filme foi escolhido como Melhor Documentário, no Festival de Guadalajara; recebeu o Ariel de Prata por ser o Melhor Longa-metragem Documentário e também foi ganhador do Ariel de Prata pela Melhor Edição. Além disso foi nomeado ao Ariel de Ouro como Melhor Filme e pela Melhor Direção.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: