sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 12 a 17 de dezembro


Capítulo 186 (12/12/2011)

Enquanto Gervásia chora ao lado do corpo de Carmelo, Maricela e Genoveva, que chegaram de São Fernando, pedem para entrarem no quarto e ver Carmelo. Gonçalo é informado que Antonio foi para Altamira e encontra o pretexto para mandá-lo de volta à prisão, afinal, desobedeceu a ordem de não deixar a cidade.

Já no enterro de Carmelo, Santos diz que fará justiça em memória ao funcionário e amigo. Porém, enquanto Leon ronda o enterro Tigre vai até o hospital onde está Maria Neves, invade seu quarto para matá-lo, mas, é surpreendido pelo Dr. Árias, que pergunta o que está fazendo ali. Tigre despista e disse que veio se consultar, que sente dores no ombro. Logo após o enterro, Bárbara fala com Maricela a sós e insiste para que ela consiga as fotos logo. Depois ela conta o que Sapo fez com Joãozinho.

Santos, por sua vez, conversa com André e Antonio sobre toda essa situação e diz que, talvez, Gonçalo não esteja tão envolvido com os crimes que estão acontecendo. Em São Fernando, Gonçalo admira as fotos com as quais controla Sapo.

No caminho de volta para casa, Bárbara tem a ideia de seduzir Leon para arrancar a verdade dele sobre o assassinato de Carmelo. Ao chegar em casa, ela manda chamar Leon, lhe oferece um cigarro e se insinua para ele.

Pássaro, muito triste e se sentindo culpado pela morte do amigo, conversa com Genoveva e acha melhor que ela volte para São Fernando, pois, estará protegida, ela e o bebê, da guerra que se aproxima.

Depois do enterro, todos regressam e Antonio, logo ao chegar, é novamente detido pela polícia. Maricela ainda fica na fazenda e ao tentar conversar com Santos vê que ele é puro ódio e não entende como ela pôde se unir ao seu pior inimigo. Ela responde que Santos não entende nada e diz que o ama, que sua boca foi e sempre será só dele. Então, eles se beijam apaixonadamente.

Enquanto isso, longe dali, Bárbara cuida dos ferimentos de Joãozinho. Melésio, por sua vez, vai ao hospital visitar Altagraça, que faz vigília sobre Maria Neves, entre a vida e a morte. Ela aproveita e pede a arma de Melésio emprestada para defender seu amado, caso alguém queira lhe fazer algum mal. Então, ela conta que Tigre andou rondando o quarto.

Maricela, enfim, não tem escolha e volta para a casa de Gonçalo, mas, com o interesse de roubar as fotos que ele tem de Sapo. Santos fica intrigado e crê que Maricela está sendo manipulada por Bárbara. Na prisão, Antonio recebe a visita de Gonçalo que ameaça destruí-lo.


Capítulo 187 (13/12/2011)

Cecília, inconformada com os desmandos de Gonçalo, vai ao seu gabinete e o insulta. Ele responde com ofensas e leva uma bofetada de Cecília, que ainda tenta fazê-lo ver que Maricela ama a Santos e não ele.

Em casa, Santos fica surpreso e feliz ao receber a visita de um inspetor de cadastros de terras, chamado Gregório. Santos explica a situação da região sobre os sequestros e vendas de terras e de suas convicções sobre o narcotráfico, no qual o governador está metido. Gregório, então, diz que irá investigar.

Longe dali, Leon segue preocupado, afinal, Maria Neves pode despertar e denunciá-lo a qualquer momento. Maricela, de volta a casa de Gonçalo, o acompanha até seu quarto, pois, ele diz que tem uma surpresa para ela. Ela não encontra nada e é agarrada a força pelo monstro que tenta manter relações contra a vontade da jovem. Contudo, ela se defende, dá um chute em Gonçalo e escapa. Em seguida, ela grita que quer respeito.

Santos, inconformado com toda a situação, procura Bárbara e depois de uma longa conversa reprova sua atitude de usar Maricela para combater Sapo. Enfim, Maricela encontra as fotos, mas, Gonçalo aparece e a pega em flagrante. Gonçalo, enfim, percebe que Maricela estava jogando com ele para poder proteger Santos e Bárbara e, também, para conseguir as fotos de Sapo. Então, ele pega as fotos dela e a golpeia várias vezes, dizendo que ela assinou sua própria sentença de morte. Ele a tranca em sua sala e ordena aos guardas que não deixem Maricela sair, de jeito nenhum.

Enquanto isso, Cecília chega ao hospital para amamentar o bebê, mas, é impedida. Encarnação aparece junto com um policial, a insulta de vagabunda e acaba levando uma bofetada de Cecília.

Santos, por sua vez, está a caminho de São Fernando para buscar Maricela, pois, pressente que ela pode estar em perigo. Leon, preocupado, pois pode ser incriminado, vai até o hospital para tentar acabar com Maria Neves. Contudo, Altagraça está ao lado do seu amor e ao perceber uma presença estranha, dispara a arma e espanta o bandido, mas, sem conseguir ver quem era.


Capítulo 188 (14/12/2011)

Genoveva, preocupada com amiga, vai até a casa de Gonçalo e pergunta por Maricela, mas, é agredida e expulsa da casa por ele. Santos chega a São Fernando, vai até a casa de Cecília e fica sabendo que Maricela está presa no palácio do governo. Perturbado com toda a situação, Gonçalo vai se reunir com Sapo para traçar novos planos.

Gervásia e Pássaro vão até o hospital para visitar Maria Neves e encontram Leon no caminho. Ela tem uma crise de fúria, acusa Leon de matar seu marido, Carmelo, e depois cospe na cara dele. Leon tenta agredir Gervásia, mas, é detido por Pássaro.

Enfim, Santos chega até a casa de Gonçalo, é detido pelos guardas, mas, consegue falar com uma das empregadas e confirma que a jovem está presa na casa, pois, foi agredida por Gonçalo. Longe dali, Bárbara segue seu plano de seduzir Leon para tentar arrancar a verdade dele.

Gonçalo vai até Sapo e, sem perceber, é seguido por Gregório, que consegue tirar fotos do encontro dos dois crápulas. Esse material incrimina Gonçalo e Sapo. Os dois conversam sobre a situação de Maricela e Sapo diz que Gonçalo deve matar Maricela o quanto antes. Já ele se encarrega de Santos e Bárbara.

Santos, enfurecido, invade a casa de Gonçalo e consegue encontrar Maricela. Em seguida, ele e Maricela escapam do palácio do governo, após trocarem juras de amor. Longe dali, Bárbara recebe Leon em seu quarto, o faz tirar a roupa e o encara. Então ela diz que sabe que foi ele quem assaltou e roubou dinheiro de Carmelo e de Maria Neves, mas, para não levantar suspeitas, pede a parte dela.

Enquanto isso, Gonçalo tem seus passos seguidos por Mortens que o vigia constantemente. Cecília, por sua vez, pede ajuda ao capitão Delgado e explica que Antonio é vítima de uma grande injustiça. O capitão sente de que lado está a verdade e escuta Cecília. Então, ela aproveita e alerta que Maricela e Santos também correm perigo. Depois, chega Santos com Maricela ferida e o Capitão tem a prova de que Gonçalo deve ser detido e garante proteção a Santos e a seus próximos.


Capítulo 189 (15/12/2011)

Longe dali, Leon comenta com Tigre que devem fugir, pois, Bárbara suspeita que ele foi o responsável pela morte de Carmelo. Gonçalo, ao descobrir que Maricela escapou, ordena aos guardas que a capturem, seja onde for.

Encarnação começa a ficar preocupado, pois, impediu Cecília de alimentar sua neta e, agora, o bebê dá sinais de que não aceita outro leite, senão o de Cecília. Ela, por sua vez, ao lado de Maricela e Genoveva, está temerosa, pois, sabe que Gonçalo pode mandar matá-las, mas, Santos, diz que as protegerá.

Enquanto isso, Bárbara surpreende Gonçalo ao telefone com Sapo e o ameaça com uma arma. Ela pega o telefone, ironiza Sapo e depois pergunta a Gonçalo onde está Maricela. Porém, ele não sabe e acaba levando uma coronhada no rosto.

Em atendimento médico, Santos conversa com Maricela e ela revela que não foi ela quem pagou a fiança de Antonio, nem a conta do hospital. Bárbara, então, é detida pelos guardas de Gonçalo e forçada a entrar na caminhonete que Gonçalo pretende usar para fugir

Santos decide ir ao juiz para denunciar Gonçalo e pede que ele abra um processo contra o governador. O cerco está se fechando contra os criminosos e o inspetor Mortens inicia uma operação contra Fidel Castell. Os policiais chegam ao aeroporto e, a tiros, conseguem deter avião que aguardava Sapo e Facundo. Inevitavelmente o avião explode.

Santos, por sua vez, e o capitão Delgado chegam ao palácio do governo a procura de Gonçalo. Gonçalo se vê encurralado e tenta escapar, mas, Santos e os guardas conseguem detê-lo. Então, o capitão diz aos guardas que ainda estão sob o comando de Gonçalo que o governador é um corrupto. Porém, Gonçalo agarra Bárbara, a faz refém e ameaça matá-la se não deixarem ele partir. Gonçalo ameaça atirar em Santos, mas Bárbara o derruba. Gonçalo, então, vai atirar em Bárbara quando Santos o empurra e os dois medem força. Gonçalo atira sem direção, dá uma cabeçada em Santos e foge.

Longe dali, Leon ordena que Leôncia e Celeste deixem a Medo e rumem para o povoado, que em breve ele também irá encontrá-las. Entretanto, Celeste surpreende Leon e pede parte do dinheiro do assalto. Sapo e seu capanga, Facundo, por sua vez, vão até a casa de Pernalete em busca de abrigo e de um esconderijo. Os bandidos, na verdade, fizeram a todos de reféns.

Santos persegue Gonçalo e, mais uma vez, impede que Gonçalo fuja. Ele derruba o canalha e lhe aponta uma arma. Maricela pede que Santos não atire, enquanto, Bárbara diz para matá-lo.


Capítulo 190 (16/12/2011)

Depois de capturar Gonçalo e estar prestes a disparar a arma contra o canalha, Santos se controla e entrega o criminoso ao Capitão Delgado. Enfim, Gonçalo é preso e Antonio comemora, pois, foi feita justiça.

Foragido, Sapo ordena que Pernalete feche seu negócio para evitar o trânsito de pessoas na casa. Depois, ele diz para que Pernalete e Mojica trabalhem sem levantar suspeitas e que não passem nenhuma informação para as mulheres.

O inspetor Gregório, por sua vez, pensa que Sapo está morto, pois, supõe que o bandido estava dentro do avião que explodiu na operação policial. Contudo, esperam a análise dos corpos para comprovar a suposição do inspetor.

Na Medo, Joãozinho conta para Eustáquia tudo o que escutou quando Leon conversava com sua mãe e sua irmã, Celeste. Ele diz que ouviu Leon contar que roubou o dinheiro e que Celeste pediu parte para ela. Joãozinho ainda conta que eles estão se preparando para fugir.

Depois, Melquíades comenta com a velha que Sapo caiu durante uma operação da polícia, mas, Bárbara não acredita que ele esteja morto. Em São Fernando, Antonio é liberado pela justiça e Cecília diz que ele deve ser grato a Bárbara, pois, foi ela quem pagou a fiança. Então, o presidente, por telefone, nomeia Antonio o governador encarregado da região.

Santos, por sua vez, agradece a Bárbara por ter pago a fiança e ajudado Antonio e ela pede a Maricela que volte para Medo, mas, Santos, que volte para Altamira. Logo depois, Antonio dá a todos a boa nova de que foi nomeado governador.

Maricela parabeniza seu tio e decide ficar em São Fernando e trabalhar com ele. Longe dali, os Mandragón partem em fuga, mas, Melquíades consegue detê-los. Bárbara, com as fotos de Sapo em mãos, procura Nestor e pede que ele publique no jornal sua história envolvendo Sapo, ou Castell, na qual ela relata que ele é um assassino e estuprador.


Capítulo 191 (17/12/2011)

O jornal com a matéria acusando Sapo sai e Pernalete e Mojica são uns dos primeiros a vê-la. No hospital, Maria Neves começa a despertar e chama por Carmelo. Chega às mãos de Facundo o jornal onde diz que Sapo morreu queimado na explosão do avião, durante a operação policial. Ele lê a notícia para o chefe e diz que é a melhor coisa que poderia acontecer.

Melquíades informa a Bárbara que os Mandragón planejam fugir e iriam tirar sua mãe e irmã do povoado, mas, conseguiu detê-las a tempo e estão presos no casebre. Leon, por sua vez, comenta com Tigre que ele deve ir logo, desenterrar o dinheiro e encontrá-lo na estrada dos muros.

Enquanto isso, em São Fernando, Santos tenta se acertar para viver ao lado de Maricela, mas, ela pede um tempo, pois, tudo o que aconteceu foi muito recente. Então, eles se beijam e Santos volta para Altamira enquanto ela volta ao trabalho no palácio.

No gabinete de Antonio, ele conversa com Encarnação e pede que ele deixe Cecília alimentar a criança, ou, será obrigado a impedir que ele veja o bebê. Encarnação sai e Antonio pede ao padre para conversar com Encarnação sobre o assunto.

No hospital, Maria Neves continua falando e com sinais de alguma consciência. Para o médico isto é um bom sinal. Perto dali, Cecília, Santos e Antonio, comentam a notícia sobre Castell ser narcotraficante e amigo do governador, Gonçalo. Então, André confirma que a fonte da notícia foi Dona Bárbara.

Ela, de volta ao casebre, ameaça Tigre de matá-lo na frente da mãe e da irmã, caso ele não confesse onde está o dinheiro. Prestes a ser enforcado, Tigre confessa e logo depois, desenterra o dinheiro e entrega a Bárbara.

Na casa de Pernalete, Sapo se encontra num esconderijo quase perfeito, além de conseguir informações preciosas do dono da casa. Enquanto isso, Antonio é empossado e já inicia seu trabalho como governador. Ele pede a Maricela para ir até Progresso e ver como está a situação de Maria Neves. Porém, ela responde que ele a está enviando para que acabe se encontrando com Santos.

Enfim, Maria Neves desperta, pergunta por Carmelo e Altagraça conta que ele está morto. Maira Neves revela que Leon é o assassino. Na casa de Pernalete, Frederica tenta fugir com o Chocolatinho, mas, Sapo descobre e a golpeia.

Santos vai até Medo e Melquíades lhe entrega o dinheiro roubado. Então, Bárbara o faz ver que ela não teve nada a ver com o roubo, nem com a morte de Carmelo. Depois, ela diz que quando acabar com Sapo, poderá ter paz e começará uma nova vida ao lado de Santos. Porém, Santos reponde que ela está delirando. Então ele comenta sobre as várias mortes e crimes que ela já cometeu, mas, ela responde que só falta um ele pergunta se é Sapo e o que ela vai fazer. Ela responde, com frieza, que fará o que fez com os outros: matá-lo.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: