sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 19 a 24 de dezembro


Capítulo 192 (19/12/2011)

Cecília é autorizada a amamentar o bebê e incentiva Encarnação a pegar a neta no colo. Ele, sensibilizado e usando o bom senso, pede desculpas a ela. Santos deixa Medo e leva com ele Tigre, que amarrado, será entregue às autoridades.

Joãozinho vai conversar com Bárbara e conta que Pernalete e Mojica estiveram visitando e que contou que Eustáquia está no casebre. Bárbara fica apreensiva, pois, não queria que ninguém, soubesse disso.

Santos segue sozinho escoltando Tigre, enquanto Leon está a espreita. De repente Leon ataca pelas costas e os dois começam a discutir. Em seguida, os dois atiram um contra o outro. No duelo entre Santos e Leon, o Mandragón leva a pior e cai morto. Tigre ao ver o irmão morto grita que Santos é um assassino e um covarde.

Sem saber o que se passa com Santos, Maricela conversa com Altagraça e ouve que deve ir logo para Altamira, pois, agora, não há nada que a impeça. Em São Fernando, Cecília comenta com Antonio que deu a criança para Encarnação segurar e ele acabou por se desculpar com ela. Antonio diz que é um abençoado por tê-la ao seu lado.

Na Medo, Melquíades conta para Bárbara que ouviu tiros e ela fica preocupada com Santos, pois, ele acabou de ir embora levando Tigre preso. Na casa de Pernalete, Facundo diz a Sapo para ele relaxar um pouco, mas, logo chega Santos para entregar Tigre. Sapo, então, ordena que Pernalete vá direto para a delegacia, impedindo que Santos descubra que Sapo está escondido ali.

Da janela, Maricela percebe a movimentação e vê Santos com Tigre amarrado a sua caminhonete. Assim, Pernalete prende Tigre e Santos informa, entristecido, que matou Leon. Porém, Mojica e Pernalete dizem que ele fez isso em legítima defesa e não deve se sentir tão mal.

Do lado de fora, Melquíades sonda com um guarda o que está acontecendo e fica sabendo que Santos atirou em Leon e o matou. Melquíades fica intrigado, pois, sabe que Santos não tem boa pontaria. Santos não aceita o fato de ter matado um homem e ao encontrar Maricela, que foi até a delegacia, comenta que é igual ao seu pai e seus antepassados, uma pessoa violenta.

Ela volta até Altamira com Santos, mas, como ele está perturbado, pede um tempo e diz que quer ficar sozinho. Melquíades leva a notícia e Bárbara fica sabendo que Santos matou Leon Mandragón. Ela comenta que, agora, Santos sabe o que é matar para viver.


Capítulo 193 (20/12/2011)

Santos, depois de matar Leon segue realmente atormentado e relembra o passado sangrento de seu pai, das mortes e da promessa que fez a sua mãe de ser um homem diferente. Bárbara chega a Altamira e conversa com ele, na tentativa de consolá-lo.

No hospital, Maria Neves se recupera e o médico está otimista com seu estado geral. Enquanto isso, Pássaro vai até a igreja para se confessar com o padre Pernia, pois, algo o perturba.

Maricela, por sua vez, vai até Santos e o avisa de que não foi ele quem matou Leon, pois, ele morreu por um tiro que atingiu a tempora. E pelo ângulo do disparo, não poderia ter sido da arma de Santos. Ele fica intrigado.

Bárbara avisa Leôncia e Celeste que Tigre está preso e Leon morto. Em seguida, a Dona diz para que elas vão embora. Da capital chega um telegrama para Antonio, onde consta que os cadáveres encontrados no avião não são Sapo e do piloto. E para surpresa de todos, Pássaro confessa a Santos que foi ele quem disparou contra Leon e o matou. Santos fica muito grato com a atitude de Pássaro e o encobre junto às autoridades.

Enquanto isso, Pernalete, as moças e Mojica estão sendo ameaçados por Sapo, que tomou sua casa, afinal, Bárbara está lá fora chamando por Pernalete. Ele, então, mente que está se arrumando e pede que ela o encontre na delegacia. Bárbara acha estranho, mas, segue para a delegacia, onde encontra Santos e Maricela. Com a intenção de proteger sua filha, a Dona é grosseira com ela, pois, quer que ela se sinta mal e vá embora dali.

Dona Bárbara, com isso, apesar de fazer a jovem sofrer, quer poupá-la dos tempos terríveis que estão por vir na região. De volta e junto a Santos, Maricela está indecisa sobre como ficar com seu amor e Santos, impaciente, diz que é a última vez que ele pede para ela ficar ao seu lado como sua mulher. Então, Santos dá um cheque mate e pede que se decida, ou aceita, ou vá embora.

Sapo, por sua vez, sabendo o paradeiro de Eustáquia, parte para lhe fazer mal e, com isso, ferir e manipular Bárbara. No bar, Melquíades tenta averiguar o que está acontecendo com Pernalete e pergunta para as duas meninas de programa porque Frederica está com a casa fechada. Elas ficam perturbadas.


Capítulo 194 (21/12/2011)

Depois da morte de Leon, todos estão na delegacia, quando chega Antonio para avisar que entre os corpos carbonizados na explosão do avião, nenhum é de Sapo. A Dona, sempre atenta a tudo, percebe que Pernalete e Mojica estão muito nervosos e presente que Sapo pode estar na casa deles.

Ela vai até lá, invade a casa e encontra todos amarrados. Porém, constata que Sapo não está mais lá e supõe que deve estar a caminho do casebre para capturar Eustáquia. Bárbara corre para o casebre, porém, ao chegarem percebem que é tarde demais. Bárbara chega ao casebre e fica arrasada ao ver sua velha em um estado deplorável depois da visita de Sapo.

Não há mais o que fazer, pois, Eustáquia está desfalecida e moribunda. Enquanto isso, Santos cobra uma posição de Maricela sobre ficar ou não ao seu lado. Ela não resiste e o beija.


Capítulo 195 (22/12/2011)

A velha, agredida e moribunda, pede a Bárbara para buscar Maricela para que possa se despedir da menina. Longe dali, Mojica e Pernalete contam tudo o que se passou desde que Sapo os fez reféns e Antonio, sabendo da situação de Eustáquia e de que Bárbara sabe de algo importante, parte para encontrá-la. Contudo, ele chega em péssimo momento e ela acaba por não revelar nada.

Enquanto isso, Sapo e Facundo fogem mata adentro, mas, o traficante não quer deixar o povoado sem antes matar Bárbara. De volta ao casebre, vemos Eustáquia se despedir de Maricela e de Bárbara para depois morrer.

Enquanto isso, os primos dos Mandragón decidem ir embora, mas, antes, aproveitando que a Dona está no casebre, invadem Medo e levam o que podem. O inspetor, por sua vez, volta a São Fernando e se reúne com Antonio. Ele parece ter se dado conta de que a DB que aparece no diário de Danger é Dona Bárbara, a mesma mulher do artigo que saiu no jornal.

Santos encontra Bárbara, mas, a mulher está em um ritual. Ele diz que é loucura e ela o rebate. Ela diz que é tempo de guerra e que nada irá detê-la. Diz que quem não estiver ao seu lado, será seu inimigo. Depois, ela pede que Santos a olhe como ela é de verdade, Bárbara Guaimarán.


Capítulo 196 (23/12/2011)

O inspetor Mortens e Antonio conversam sobre o que fazer agora e o policial quer falar com Bárbara. Porém, Antonio diz que Castel é prioridade. Pássaro, por sua vez, tenta reconquistar Genoveva e a pede em casamento, mas, ela não aceita.

Santos, ao lado de Maricela, comenta que está preocupado com Bárbara, pois, acredita que a Dona está mais louca do que nunca e que é uma presa fácil para Sapo. Depois, Santos pede a Maricela, que, por segurança, vá para a capital, passar um tempo na casa de Boris. Ela não aceita e Santos pede, então, que não saia sozinha de Altamira.

Enquanto isso, Bárbara pede ao padre Pernia que o enterro de Eustáquia seja o mais lembrado de toda a região, pois, seu amor pela velha era muito grande. Porém, Mortens encontra Bárbara e a acusa, dizendo que ela deve responder pelas mortes dos violadores. Mas, Bárbara, firme, responde que primeiro devem provar que ela realmente matou esses homens.

Foragidos, Sapo e Facundo invadem a casa de Encarnação e pedem por dinheiro, depois o golpeiam sem piedade. Maricela chega à fazenda Medo para o velório da velha Eustáquia, pois, quer se despedir dela, enquanto Melquíades diz a Santos que Bárbara não desistirá de sua vingança e que nada irá detê-la.

No velório, Joãozinho chora e as mulheres comentam a atitude de Bárbara, que não derramou uma lágrima sequer, permanecendo em silêncio. Mais tarde, o inspetor também acusa Santos de ser cúmplice de Bárbara, afinal, ele foi omisso em relação aos malfeitos da Dona.

Santos responde que o inspetor está fazendo suposições, que deveria estar atrás de Sapo, pois, ou ele, ou Bárbara morrerão nesta disputa. Encarnação, depois de agredido é atendido por Árias, mas, o médico pede que o levem para São Fernando para fazer alguns exames.

Cecília insiste e diz que ela mesma o levará! Longe dali, Genoveva comenta que não aceitará se casar com Pássaro até que ele mostre que seu desejo é única e somente voltado para ela. Santos conversa com Maricela sobre Bárbara, diz que está preocupado e previne que em breve a justiça irá contra ela.


Capítulo 197 (24/12/2011)

O inspetor vai à chefatura e comenta que precisa saber mais sobre Bárbara e Mojica avisa que um dos seus capangas, Tigre, está ali, preso. Enquanto o inspetor interroga Tigre, a fim de obter mais informações sobre a mulher, Santos avisa Bárbara que ela corre sério risco, por Sapo e pela justiça.

Então, Tigre concorda em falar, mas, com a condição de que o levem para a capital. Contudo, Bárbara não para e Melquíades lhe entrega os dardos envenenados para matar, ou para fazer dormir, os quais ela deseja usar contra seu inimigo, Sapo.

Bárbara decide ficar só e pede que Melquíades mande todos embora, mas, ela mesma faz o serviço, chamando as pessoas de hipócritas. Então, Santos pede a Pássaro que fique no cemitério e cuide de Bárbara até que ela saia com Melquíades.

O inspetor inicia o interrogatório de Tigre e ouve detalhadamente o que se passou na morte de cada um dos violadores de Bárbara. No caminho de volta para casa, Bárbara e Melquíades avistam Sapo nas ruínas da velha igreja e a Dona ordena Melquíades que acabe com Facundo para que ela possa dar conta de seu inimigo.

De volta ao interrogatório, o inspetor está cada vez mais horrorizado com as atrocidades que Bárbara cometeu. Na luta entre Bárbara e Sapo, Melquíades mata Facundo. Mais tarde, o inspetor chama Santos e diz que vai denunciar Bárbara para que ela responda por seus crimes.

Pássaro não percebeu que a Dona e seu capataz já saíram do cemitério e vai até a chefatura avisar as autoridades. Preocupado, Santos parte a procura de Bárbara e deixa Maricela algemada para que ela não o siga. Ainda em luta contra Sapo, Melquíades recebe um tiro do traficante e cai gravemente ferido.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: