terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Conheça Khotan Fernández, ator de Sexo forte, sexo frágil


Nascido em 27 de abril de 1980, na Cidade do México, e filho da atriz e cantora brasileira de bossa nova Rosana Tapajós, o ator Khotan Fernández Tapajós é um dos integrantes do elenco da telenovela Sexo forte, sexo frágil, que estreará no Brasil, pela Rede CNT, no próximo dia 02 de janeiro, às 21h00.

Filho do mexicano Benjamín Fernández, Khotan é enteado de Helena Rojo, a segunda esposa de seu pai, com quem passou grande parte de sua vida. Khotan é privilegiado por sua inquestionável nacionalidade mexicana e as influências recebidas no Brasil, onde o português, sua segunda língua, a vida ardente, a música e outros aspectos ficaram marcados em sua formação, para que num futuro próspero dedicasse sua vida à arte e colocasse em prática a liberdade que, sem dúvida, esta mistura lhe permitiu desenvolver.

Desde muito pequeno, cresceu em Khotan esta ambição por conhecer o mundo da arte e formar parte dele. Porém, este desejo não tardou muito em tomar lugar em sua lista de preferências e começou a lutar por esta meta que havia planejado.

Sua trajetória artística começou no mundo da modelagem, com aparições em revistas reconhecidas, tais como a Vogue, em passarelas ao redor do mundo e participando em anúncios publicitários. De forma paralela, realizou seus estudos de atuação em várias escolas dramáticas e graças a suas raízes brasileiras aprendeu a falar fluentemente o português, além do espanhol e inglês.

Entretanto, sua carreira como ator se iniciou 1996, aos 16 anos, quando apareceu em um episódio da série Dean's office. Devido à boa qualidade de caracterização do personagem, realizou um casting onde, graças a sua fluência na língua inglesa, foi selecionado para trabalhar com George Hamilton, em The Guilt, uma coprodução da Fox com a Televisa, onde interpretava um estudante apaixonado por futebol.

Após sua aparição, começaram a surgir oportunidades para atuar em telenovelas, e daí em diante começou uma carreira brilhante como ator, com a ajuda do produtor Pedro Damián. Sua primeira telenovela no México foi Mi pequeña traviesa, em 1997, onde dava vida ao gangster Mercúrio, um jovem impulsivo e não tão inteligente, que queria uma vida fácil e alegre, sem qualquer esforço. Nesta produção dividiu cenas com Michelle Vieth, a protagonista da história.

Em 1998, deu vida a Ravel, na telenovela Preciosa, um artista circense lançador de facas. No ano seguinte, em 1999, foi a vez de Amor gitano, onde interpretou Humberto. No mesmo ano atuou em Alma rebelde, como Valentino. Já em 2000, atuou em Carinha de anjo, onde viveu Alexis, e no mesmo ano participou em Primeiro amor – A mil por hora, onde deu vida ao personagem José.

No ano de 2000, chega sua oportunidade de incursionar o campo musical gravando seu primeiro material discográfico, intitulado Horizontes de Sucesos, em Los Ángeles, Califórnia. Max Dicarlo, Alejandra Guzmán, Marcelo Zini, Alberto Giuratti e Cesar Balducci foram alguns dos colaboradores na produção musical.

Em 2002, um grande passo em sua carreira é tomado e Khotan aceita uma oferta da Telemundo, em associação com a Rede Globo para realizar a primeira telenovela desta aliança gravada no Brasil. Assim, nasce Vale todo, que reuniu um elenco de atores mexicanos, peruanos, brasileiros, argentinos, cubanos, colombianos e venezuelanos, com destaque para grandes nomes como Itatí Cantoral, que também está em Sexo forte, sexo frágil.

Em 2004, grava no Equador, pela Ecuavisa, a telenovela Yo vendo unos ojos negros, que contava a história de María, vivida pela atriz Geovanna Andrade, uma jovem camponesa que tinha poderes de cura. O destino a colocava de frente a Álvaro, personagem de Khotan, um homem melancólico, a quem conheceu logo após este ter sofrido um acidente de moto.

Em 2005, interpreta o vilão Sergio, em Corazón partido, uma telenovela coproduzida pela Argos Comunicación e Telemundo, com as atuações protagônicas de Danna García e José Ángel Llamas.

Em 2006, participa em Acorrentada, interpretando Geraldo, que no início da trama é quem atira em Marion, personagem de Maritza Rodríguez, depois de ameaçar Maximiliano, vivido por David Zepeda. Por conta de seu crime, vai para a prisão e é condenado há muitos anos.

No ano seguinte, em 2007, é a vez de atuar em Dame chocolate, uma produção da Telemundo, onde interpreta Ángel Pérez, o personagem antagonista da telenovela, papel com o qual recebeu distintos prêmios, como o Sin limite, por melhor ator antagônico. Em 2008, Khotan ruma à Azteca e em associação com a Argos Comunicación grava a telenovela Deseo prohibido, estelarizada por Ana Serradilla e Aldemar Correa.

No ano seguinte, em 2009, outro divisor de águas surge em sua carreira ao obter o primeiro papel protagônico em uma telenovela: Eternamente Tuya, uma produção impecável, onde Khotan interpreta David, um biotecnólogo, diretor da maior indústria de azeites do México, que em uma viagem de negócios se encontra com seu primeiro amor: Antonia, personagem interpretada pela atriz mexicana Fernanda Romero. Ambos vivem um romance no qual a força da amizade, o destino e as diferenças sociais marcam suas vidas para sempre.

Em 2010, o ator regressa aos Estados Unidos com a telenovela Perro amor, na qual interpreta um cantor e dançarino muito peculiar, onde seu personagem, Rocky, se apaixona pela protagonista, interpretada por Ana Lucía Domínguez, mas vive um amor não correspondido.

No ano de 2011, o já reconhecido ator volta à sua terra natal, o México, como uma das figuras estelares do ambicioso projeto denominado El sexo débil, que aqui no Brasil será exibido com o título Sexo forte, sexo frágil, devido a já existência de um seriado humorístico nacional já exibido pela Rede Globo, em 2003, chamado Sexo frágil.

Em Sexo forte, sexo frágil, realizada pela Argos Comunicación e Sony Pictures Televisión, sob a produção de Epigmenio Ibarra, Khotan interpreta Álvaro Camacho, o primogênito dos Camacho, medico ginecologista, de uma família de doutores. Casado, acredita que possui um matrimônio perfeito e feliz, mas enfrenta o abandono de sua mulher, cansada do machismo que caracteriza esta família. Álvaro é um homem apaixonado por sua profissão, atraente, vaidoso e de boas maneiras. Assim o criou seu pai, e Álvaro se modelou à sua imagem e semelhança.

A pesar de as mulheres o acharem irresistível, Álvaro Camacho sempre priorizou sua família e a mulher que escolheu como esposa. Argumento que virá abaixo quando Helena, personagem de Itatí Cantoral, chegar à vida dos Camacho e Álvaro sentir a enorme tentação de ser infiel à sua mulher.

Assim, mesmo com dois filhos, sendo bem sucedido e tendo uma bela esposa, não deixa de dar seus pulinhos e o que é pior, não aceita que sua mulher faça sucesso em sua carreira profissional. Por causa disso, paga o preço da solidão.

Também em 2011, Khotan participa em Una maid en Manhattan, telenovela da Telemundo, protagonizada por Litzy e Eugenio Siller, onde dá vida a Miguel, um sicário com intenções vingativas.

Assim, este destacado mexicano, com mais de quinze anos de carreira é um dos poucos atores que tem tido a oportunidade de trabalhar em vários países consecutivamente, além de ter a oportunidade de participar em filmes e séries americanas. Este homem se considera um cigano da vida, gosta muito de viajar, conhecer culturas e em cada país que tem o prazer de visitar tem deixado sua pegada como ator, seja no cinema ou na televisão.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: