sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dona Bárbara: Resumo da última semana


Capítulo 198 (26/12/2011)

Melquíades, ferido e caído nos braços de Bárbara, pede a ela que recorde dele como o homem que a amou como ela era, que a adorou e que agora está morrendo. Bárbara chora por Melquíades, seu fiel capataz e amigo.

O inspetor vai até Medo para indiciar Bárbara, mas, ali só encontra Joãozinho e pergunta a ele sobre o paradeiro da patroa. Enfim, Melquíades morre e Bárbara e Sapo agora estão sós para se enfrentarem.

De longe, Santos escuta o tiroteio e entra nas ruínas da velha igreja para tentar ajudar Bárbara. Longe dali, na prisão, Tigre tenta abusar de Maricela, mas, ela reage e consegue fazer com a tirem dali.

Santos chama por Bárbara, mas, a Dona pede que ele se vá, que a deixe só com sua luta. Porém, nesse meio tempo, Sapo consegue render Bárbara e a faz baixar as armas. Em seguida, o traficante ameaça Santos e diz que se ele fizer algo, Bárbara morre. Sapo, dono da situação, sequestra Bárbara e Santos.

A Dona provoca Sapo e pede que não faça nada contra Santos, mas, apenas contra ela. Antonio, por sua vez, mantém Maricela algemada para que não saia por aí atrás de Santos e Gregório, que acaba de chegar de Medo, se dá conta de algo está acontecendo e questiona Antonio.

Na delegacia, Gregório não tira os olhos de Maricela e percebe que a jovem sabe onde estão Bárbara e Santos. Nas ruínas da velha igreja, Sapo mantém presos Santos e Bárbara. Ele joga com os nervos dos dois e diz para Bárbara que matará Santos, ali, bem na sua frente.


Capítulo 199 (27/12/2011)

O inspetor segue querendo que Antonio dê alguma pista de onde possa estar Bárbara, mas, ele despista e saem da chefatura dando a desculpa de que é hora de tomar uma cerveja e Maricela o apoia.

Sapo está prestes a matar Santos, quando Bárbara, com muita astúcia, consegue se livrar de Sapo e o envenena para que permaneça desacordado. Assim, ela se livra das amarras e prepara sua vingança. No bar do Gran Hotel, Maricela está cada vez mais nervosa e angustiada, então, ela dá um jeito de se livrar dizendo que vai ao banheiro e escapa em busca de sua mãe e de Santos.

Enquanto isso, já no cemitério, Santos tenta convencer Bárbara a escapar, que é sua última oportunidade e que desista dessa história de vingança. Porém, ela não dá ouvidos e está fora da razão.

Sapo desperta e se vê amarrado, perdido nas mãos de Bárbara. Ele suplica piedade para a Dona, mas, ela segue em frente, certa que dará a ele a morte que merece. Maricela chega à Altamira e acorda a todos para procurarem Santos e Bárbara, mas, Melésio aparece e diz que irá com ela.

Bárbara vai destruir seu inimigo e prepara uma fogueira. Assim dá a Sapo uma morte monstruosa. O inspetor acaba descobrindo que todos sabiam que Bárbara estava no cemitério e corre para lá.

Depois de acabar com Sapo, Bárbara escapa da cena do crime e deixa Santos amarrado em meio a matança. Logo depois chega a polícia e o inspetor, que acusa Santos de ser cúmplice de Dona Bárbara. Santos não retruca, mas, defende Bárbara. O mesmo sentimento parece que toma conta de todos, que, no fundo, querem ajudar Bárbara, agora, mais uma fugitiva da lei.


Capítulo 200 (28/12/2011)

Bárbara segue em sua fuga e depois de passar por situações difíceis, consegue chegar a Medo, onde recebe conselhos dos espíritos de Melquíades e Eustáquia. Joãozinho aparece e a ajuda a pegar um dinheiro que estava escondido.

De longe ele vê o carro de Maricela chegando e avisa Bárbara. Enquanto isso, Antonio dá uma carona para Santos voltar pra casa e Santos conta como tudo realmente aconteceu entre Bárbara e Sapo. Maricela chega à Medo e encontra Joãozinho chorando. Ela quer saber de sua mãe e ele aponta para fora, dizendo que Bárbara fugiu.


 Capítulo 201 (29/12/2011)

Bárbara, em sua fuga, decide se refugiar na igreja, enquanto Maricela, desesperada por causa de sua mãe, vai até lá para orar. Santos, claro, vai atrás da jovem. Lá, eles conversam sobre Bárbara, que escondida, escuta tudo. Eles se beijam, trocam juras de amor e Bárbara, que escutava tudo, fica profundamente amargurada. A Dona não controla seu ódio e aponta a arma contra eles e os chama de traidores.

Longe dali, Gregório interroga Mojica e Pernalete sobre os crimes da Dona, mas, eles respondem que não sabem de nada. Em paz, depois de se recuperar, Encarnação janta em família, com Cecília e Antonio.

De volta à igreja, Maricela enfrenta Bárbara e a Dona sai correndo da igreja, mas, antes, ameaça os dois e diz que nunca mais saberão dela. Depois, ela rouba um carro da polícia e escapa. Maricela, mesmo depois de ter enfrentado a mãe, pede a Santos que a ajude na fuga. A jovem se dá conta de que Bárbara a quer bem, afinal.

Bárbara chega a sua casa e seus fantasmas a atormentam, quando chega Santos. Ele dá a ela seu cavalo mais veloz, Cabo Branco, para ajudá-la na fuga. Depois, ele confessa que a ama, mas, que é um amor diferente do que sente por Maricela. Então, Dona Bárbara pede que ele faça Maricela feliz, pede que Maricela a perdoe e que em seu escritório deixou uma carta onde passa todas as suas propriedades para sua filha.

Em São Fernando, Antonio chama o ministro do interior e informa que o inspetor Mortens já terminou seu serviço. Assim, o ministro ordena que o inspetor volte para sua sede e deixe a região. Gregório chega à Medo na tentativa de capturar Bárbara, mas, só encontra Santos, pois, a Dona já fugiu para a região pantanosa. Lá Bárbara libera o cavalo, que por instinto, volta para Altamira.

Maricela vê Cabo Branco chegar cheio de lama e deduz que o cavalo esteve no pântano. Ela fica intrigada e pressente que sua mãe precisa de ajuda. Sem pensar, ela vai até o pântano na esperança de encontrar sua mãe. Ao chegar ao lamaçal, Maricela encontra Bárbara cometendo suicídio, se deixando afundar lentamente na lama do pântano sombrio.

Maricela grita que irá salvá-la, mas, a Dona não quer morrer e manda sua filha ir embora. Então, Maricela diz que irá buscá-la, mesmo que tenha que morrer com ela. A jovem amarra uma corda ao corpo e se atira no pântano atrás de sua mãe.


Capítulo 202 (30/12/2011)

Maricela, enfim, salva Bárbara e as duas conseguem sair do lamaçal. Longe dali, Antonio comunica o inspetor Mortens a decisão do ministro do interior de que já não deve mais investigar nada em São Fernando e região, mas, voltar ao seu posto na capital.

Mojica no bar do hotel, pede Frederica em casamento e, feliz, ela aceita. Bárbara reencontra Joãozinho e, na floresta, pede que ele limpe a canoa. Ela e Maricela têm, enfim, um momento de mãe e filha. As duas conversam sobre tudo o que se passou e se banham, uma a outra. Maricela, inocente, pede a Bárbara que fique e que não vá embora.

Enquanto isso, Altagraça e Maria Neves avisam Melésio que já têm tudo pronto para o casamento. Preocupado com Maricela, Santos e Antonio vão procurá-la, enquanto a jovem se veste com um vestido de sua mãe.

Na beira do rio, Dona Bárbara se despede de Joãozinho e, depois, de Maricela, com muito carinho. De longe, Santos e Antonio avistam a cena e Antonio pergunta a Santos se irá até lá se despedir. Santos responde que este momento é apenas das duas.

Bárbara parte. Ela chega à margem do rio e uma mulher com algumas crianças a ajudam. Enfim, Maricela e Santos se casam e durante a cerimônia chega Joãozinho com um presente enviado por Bárbara. São os brincos que havia ganhado de Asdrúbal.

Bárbara vive em torno do rio e todas as manhãs pensa em Maricela. Esta, por sua vez, também pensa todos os dias na mãe e, assim, mantém um vínculo.

Dez anos se passam e Boris chega para visitar o casal. Durante a festa, Maricela tem dores de sua terceira gravidez e dá luz a uma menina. Depois, Santos conversa com Boris e confessa que às vezes ainda se pega pensando em Bárbara.

Em um dia de manhã, Maricela pensa em Bárbara, mas, não a sente mais. Longe dali, a Dona morre de malária na casa de Maria, uma missionária que a ajudou. Assim, liberada de seu destino nesta vida, Bárbara se encontra com Eustáquia e Melquíades e partem pelo rio em uma canoa. (Fim!)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: