domingo, 4 de dezembro de 2011

As telenovelas latinas de 2012


Abismo de pasión (Televisa)

A próxima telenovela da produtora Angeli Nesma, baseada na história Canavial de paixões, produzida em 1996, terá como título Abismo de pasión, nome que foi escolhido pelo público mediante votação em diferentes meios. Através de um comunicado de imprensa, soube-se também que Angelique Boyer, David Zepeda e Mark Tacher serão os protagonistas desta produção.

Abismo de pasión será uma telenovela de 250 capítulos aproximadamente, os quais terão locação do estado de Yucatán, mostrando belas fazendas de Mérida, assim como diversos cenários naturais da região maia.

Parte do elenco como Eric del Castillo, René Casados, Blanca Guerra, Alejandro Camacho, Ludwika Paleta e Francisco Gattorno, já se encontram gravando há alguns dias no Pueblo de la Ermita, enquanto os protagonistas já viajaram à Mérida.

Canavial de paixões, original de Caridad Bravo Adams, foi uma versão livre de Cuauhtémoc Blanco e María del Carmen Peña, produzida pela Televisa, em 1996, com Daniela Castro, Juan Soler, Patricia Navidad e Francisco Gattorno, nos papéis principais. A história mexicana foi exibida no Brasil, pela Rede CNT - Gazeta, em 1997.  No ano de 2003, a trama ganhou uma versão brasileira, produzida pelo SBT, tendo Bianca Castanho, Gustavo Haddad, Thierry Figueira e Ana Cecília Costa à frente do elenco.

Desta vez, Abismo de pasión será uma versão livre de Juan Carlos Alcalá, adaptada por Fermín Zúñiga e Rosa Salazar. Esta história será a telenovela do horário nobre a partir de 16 de janeiro de 2012, ocupando o lugar de Dos hogares, exibida às 21h00.



Un refugio para el amor (Televisa)

Produzida por Ignacio Sada Madero, Un refugio para el amor é mais um remake da emissora mexicana, baseada na telenovela venezuelana La Zulianita, original da escritora cubana Delia Fiallo e realizada pela Venevisión, no ano de 1977, com Lupita Ferrer e José Bardina, nos papéis protagonistas.

Outras versões da trama foram realizadas posteriormente, como María de nadie, em 1986, produzida na Argentina, com Grecia Colmenares e Jorge Martínez; Maribel, outra versão venezuelana, de 1989, protagonizada por Tatiana Capote e Luis José Santander; e Morelia, uma co-produção, de 1994, entre a Televisa e a Univisión, protagonizada por Alpha Acosta e Arturo, gravada na Flórida em Miami.

Desta vez, as escritoras Georgina Tinoco e Nora Alemán serão as encarregadas de adaptar a história original de Delia Fiallo, que, reformulada, terá como cenário o estado de Chihuahua, e contará com Zuria Vega e Gabriel Soto como protagonistas, além da participação de Roberto Blandón, Laura Flores, Jessica Coch, Frances Ondiviela, José Carlos Ruiz e Luz María Jerez, entre outros, nos papéis secundários.

Un refugio para el amor é um melodrama clássico que conta a história de uma mulher que conhece o amor ao escapar dos assédios que sofria em seu povoado. Após um casamento em segredo, as intrigas a levarão a separar do homem que ama e de quem fica grávida. Por circunstâncias do destino, perde seu filho após dar a luz e, ao procurá-lo, reencontrará seu amado, mas agora esse amor poderá se transformar em ódio e somente o destino definirá seus caminhos.

Contando, também, com a presença de Aleida Núñez, Brandon Peniche, Sachi Tamashiro, Ilean Almaguer, Zaide Silvia Gutiérrez, José Carlos Ruiz, Humberto Elizondo, Lucía Guillmáin, Oscar Bonfiglio, Maricruz Nájera, Tania Lizardo, Yula Pozo e Francisco Rubio, o remake de La Zulianita, terá sua estreia em 30 de janeiro de 2012, substituindo Esperanza del corazón, às 16h00.



Por ella soy Eva (Televisa)

Com a participação de Jaime Camil e Lucero como protagonistas, a produtora Rosy Ocampo promete para 2012 a telenovela Por ella soy Eva, remake da produção colombiana En los tacones de Eva, transmitida, em 2006, pela RCN Televisión, com Jorge Enrique Abello e Mónica Lopera à frente do elenco.

A nova versão de Rosy pretende ser uma historia divertida que narra a história de um homem machista e mulherengo que trata de seduzir uma mulher, aproximar-se dela, torna-se seu amigo e deixá-la apaixonada, até chegar a ser seu amante, para lhe roubar uma informação empresarial que lhe permita realizar seus sonhos e obter poder. Porém, ao conhecê-la melhor e torná-la vítima de um grande mal-entendido, descobre que todos seus preconceitos em relação às mulheres não estão certos.

Desse modo, após ter desiludido a mulher que passou a amar, decide forjar sua morte e fazer com que todos seus familiares e conhecidos acreditem que esteja morto. Após, resolve enfrentar a pessoa que o culpou de uma fraude e passa a se transvestir na personagem de Eva, uma senhora madura que entra na empresa com o objetivo de se aproximar e recuperar o amor de sua amada, Elena Moreno.

Sob a direção de Benjamín Cann, Por ella soy Eva terá também as atuações de Eduardo Santamarina, Leticia Perdigón, Manuel Ojeda, Mariana Seoane, Luis Manuel Ávila, Ulises de la Torre, Patricia Navidad, Jesús Ochoa, Carlos Bracho, entre outros, que farão companhia aos telespectadores, às 20h00, a partir de 13 de fevereiro de 2012.



Lidia de amor (Televisa)

Ainda que não se tenham muitos nomes confirmados como integrantes do elenco para a nova telenovela do produtor Carlos Moreno, a data de início das gravações já está marcada para 03 de janeiro, em Querétaro, com Silvia Navarro e Christian de la Fuente, como os protagonistas da trama.

Segundo o produtor, Lidia de amor é um nome provisório e se trata de uma história muito complexa, pois será uma adaptação muito original do famoso melodrama De pura sangre, com diversas mudanças, trazidas com a fusão de uma história original, En los cuernos del amor, escrita por Martha Carrillo e Cristina García, as responsáveis por adaptar os 220 capítulos que terá a nova produção mexicana.

A princípio se havia cogitado o nome de Sebastián Rulli como o galã da trama, mas, ao que parece, o ator que ocupará o posto é mesmo Christian de la Fuente, que assim como César Évora, Leticia Calderón, René Strickler, Fernanda Castillo, José Elías Moreno e Florencia de Saracho está confirmado para o elenco.

O melodrama que terá como pano de fundo a criação de touros terá também um ambiente de muita paixão, onde muitas intrigas serão o eixo da história. A trama, que tem data de estreia prevista para 05 de março de 2012, irá ocupar o espaço de La que no podía amar, às 19h00, no Canal de las estrellas.



La mujer de Judas (Azteca)

Outra das emissoras mexicanas que espera se arriscar no próximo ano com seus melodramas é a Azteca, com o remake de La mujer de Judas, uma adaptação da história venezuelana produzida pela RCTV, em 2002, original de Martín Hahn, um escritor e roteirista conhecido por suas telenovelas de mistério e suspense.

As gravações, que se iniciaram no último dia 28 de novembro, têm como cenário a cidade de Xico, no estado de Veracruz, México, e estão sob a direção de Maricarmen Marcos, que revelou que o município será citado na história com seu nome original, o que projetará Veracruz internacionalmente, já que a telenovela será traduzida em 10 idiomas.

A produtora destacou que a história gira em torno da “Mulher de Judas”, apelido de Altagracia del Toro, que se tornou uma lenda, pois dizem que, vestida de noiva, mata seus inimigos deixando como marca de seu crime um saquinho com 30 moedas de prata. A heroína, Natalia, investigará sobre esta lenda e, em meio ao mistério, conhecerá Salomón Salvatierra, que enfrenta Altagracia del Toro pela propriedade do Grupo Cervecero.

La mujer de Judas não fala de religião, mas sim de traição. Conta a história de Natália, uma mulher apaixonada pelas lendas mexicanas, que está preparando sua tese para se titular na carreira de Comunicação audiovisual, e fica sabendo sobre a lenda da “Mulher de Judas”, uma assassina que regressa ao povoado para aterrorizá-lo.

A lenda conta como uma mulher vestida de noiva chega ao povoado com uma série de maldades e assassinatos para distanciar as pessoas de um cobiçado tesouro escondido, bem como terminar com a rivalidade que existe com uma empresa cervejeira na região.

A nova telenovela conta com a atuação de Andrea Martí e Víctor González, que estarão acompanhados por Anette Michel, Geraldine Bazán, Daniel Elbittar, Niurka Marcos, Juan Vidal, Betty Monroe, Martha Mariana Castro, Cecilia Piñeiro, Claudia Marín, Javier Gómez, Álvaro Guerrero, Mauricio Aspe, Elvira Monsell, Víctor Civeira, Regina Murguía, Melissa Barrera, Martha Verduzco e Sergio Klainer.

Essa história de amor sob um thriller tem previsão de estreia para 23 de janeiro de 2012, ocupando o lugar deixado por Cielo rojo, às 21h30.


Caídas del cielo (Telemundo)

Há algumas semanas, a Telemundo apresentou o piloto de Caídas del cielo, uma história de lealdade, amizade, valentia e amor, protagonizada por Gaby Espino, Maritza Bustamante e Ana Layevska, que interpretarão Ángeles, Agata e Samantha, amigas de infância que trabalham como guarda-costas. Também atuam na nova produção David Chocarro e Aylin Mujica.



Relaciones peligrosas (Telemundo)

Com Sandra Echeverría à frente do projeto, a próxima telenovela da Telemundo adentrará no mundo das difíceis e conflitivas relações entre os adolescentes, seus pais e os professores de hoje em dia. A trama colocará a descoberto uma realidade que, às vezes, muitos pais tratam de evitar.

Em Relaciones peligrosas, versão livre da série espanhola Física o química, Sandra Echeverría dará vida a uma professora de Arte, que viverá uma perigosa relação com um de seus alunos. Entre os atores consagrados que farão parte do elenco se encontram, também, Sonia Smith, Miguel Varoni, Ana Layevska, Maritza Bustamante, Cristina Urgel, Iván Sánchez e Jeannette Lehr, acompanhados pelos atores juvenis Gonzalo García Vivanco, Isaac Reyes, Ana Grajales, Danilo Carrera, Ana Lorena, Jonathan Freudman, Alma Matrecito, Óscar Priego, Christian Mason, Kevin Aponte, Yrahid Leylanni e Alex Hernández.

A produção, que conta a história de uma mãe que se sente atraída pelos companheiros de seu filho, uma jovem com problemas de drogas, um pai restrito e um adolescente homossexual que não sabe como revelar essa verdade, é, também, o relato das aventuras libertinas de dois personagens principais, de suas estratégias e de suas peripécias, assim como do combate que travam entre si, combate este que aparecerá em primeiro lugar como jogo de sedução, mas logo se transformará em rivalidade destrutiva.

A trama será encarregada de substituir o lugar vago de La casa de al lado, às 22h00, no início de 2012.



El talismán (Univisión)

Após o êxito de Eva Luna, a Venevisión e a Univisión Studios voltam com outra produção majestosa: El talismán, umas das novidades do canal americano para o próximo ano. Escrita por Verónica Suárez e produzida por Peter Tinoco e Carlos Sotomayor, a nova trama conta com Blanca Soto e Rafael Novoa nos papéis principais, além de Aarón Díaz, Lucrecia Negrete e Karyme Lozano.

El Talismán conta a história de Camila Nájera e sua família que perdem tudo graças às dívidas de jogo de seu pai Esteban, que é abandonado por Elvira, sua esposa, e decide deixar o vício do jogo e recomeçar sua vida em outro lugar.

Para deixar atrás o amargo passado e começar de novo, a família se muda do Texas para a Califórnia. O que não sabem é que próximo à pequena cidade de Fresno está o rancho El alcatraz, cujo dono, Gregorio Negrete, vive em constante guerra com Bernardo Aceves e sua filha Mariana, os donos de El talismán, o rancho vizinho de El alcatraz.

Ao rancho El talismán aparece de Tijuana Pedro Ibarra, que chega aos Estados Unidos em busca de trabalho e dinheiro para poder enviá-lo ao orfanato Casitas, onde cresceu. No trajeto aos Estados Unidos, é perseguido e ferido em uma perna. Mariana e Bernardo o acolhem e oferecem trabalho. Pedro decide por firmar-se em El talismán e começa a trabalhar no rancho e defender Bernardo dos ataques de ódio de seu vizinho, Gregorio.

Camila e sua família ignoram tudo isso quando compram El talismán, que Bernardo vende às escondidas de todo mundo. A razão pela qual Bernardo vende o rancho é que não quer deixar sua filha Mariana desamparada e quem está grávida de Antonio, o filho de Gregório.

Pedro, em agradecimento, fará todo o possível para ajudar Mariana, mas seu coração pertence à Camila desde o primeiro momento em que a viu. No entanto, há segredos e promessas que somente as paredes de El talismán sabem e que colocarão à prova o amor de Camila e Pedro.


Além de Blanca Soto, Rafael Novoa e Aarón Díaz que viverão um triângulo amoroso, El talismán conta com as atuações de Marcela Mar, Lola Ponce, Julieta Rosen, Roberto Vander, Pablo Azar, Sergio Reynoso, Braulio Castillo, Paola Pedroza, Michelle Vargas, Tatiana Rodríguez, Gustavo Pedraza e Sandra Itzel.



Válgame Dios (Venevisión)

Sob a batuta de Mónica Montañés, a nova telenovela da Venevisión, Válgame Dios será protagonizada por Eduardo Orozco e Sabrina Seara, acompanhados por um elenco de primeiras figuras, entre as quais se destacam Flavia Gleske, Jean Carlos Simancas, Carlota Sosa, Gigi Zancheta e Juan Carlos Gardié, além da estreia em telenovelas dos novatos Rosmery Marval e Arán de las Casas.

La viuda joven, Natalia del mar, El árbol de Gabriel e agora Válgame Dios demonstram o esforço na produção da Venevisión neste ano de 2011, um ano de constante crescimento para o canal, que atualmente conta com quatro equipamentos de produção trabalhando simultaneamente, com mais de 100 atores e atrizes contratados para levar adiante produções de grande faturamento.

Assim, o próximo projeto dramático, Válgame Dios, já iniciou suas gravações em diversas locações de Caracas e se espera que estreie pelo canal líder na Venezuela, no primeiro trimestre de 2012.

Por se tratar de uma telenovela atual e urbana, a equipe de produção escolheu cenários variados e atraentes que representam o espírito cosmopolita de Caracas. Efeitos especiais, treinamento por parte do corpo de bombeiros, mais de 150 figurantes e 40 pessoas entre produção e equipe técnica são alguns dos elementos necessários para a gravação das cenas desta telenovela, que, seguramente, será outro êxito da Venevisión para 2012.

Sob a direção de José Alcalde, Válgame Dios conta, também, com a atuação de reconhecidas figuras do espetáculo venezuelano, como Beatriz Valdez, Roberto Mesutti, Ricardo Álamo, Alejandro Mata, Aura Rivas e Estefanía López, além da jovem Yuvana Montaldo.



La Tayson, corazón rebelde (Frecuencia Latina)

Protagonizada por Vanessa Terkes e Jason Day del Solar, La Tayson, corazón rebelde é o título do remake peruano da telenovela argentina Muñeca brava, uma história que gira ao redor de uma jovem órfã a quem, devido a seu caráter impulsivo e com mania de solucionar tudo à base dos golpes, apelidam de Tayson. A jovem se apaixonará pelo homem errado: o filho do patrão da casa onde trabalha como empregada. Será uma relação apaixonada e conflitiva devido às diferenças sociais, preconceitos e crises pessoais.

Produzida em 1998, Muñeca brava ganhou um remake mexicano em 2008, intitulado Al diablo con los guapos, com Allisson Lozz e Eugenio Siller nos papéis protagônicos, e dessa vez com o nome de La Tayson, corazón rebelde, a versão peruana será realizada pela Imizu Producciones para a Frecuencia Latina, Canal 2, do Peru, sob a produção de Susana Bamonde e direção de Lucho Barrios, que contam com as atuações de Fiorella Díaz, Stephanie Orué, Óscar López Arias, Lucho Cáceres, Katty Jara, Marcello Rivera, Norma Martínez e Attilia Boschetti.




Dulce amor (Telefe)

As tardes do canal argentino Telefe terão uma nova ficção em 2012. Produzida por Enrique Estevanez, Dulce amor é a telenovela que começa a ser grava agora, nos primeiros dias de dezembro, e possui um elenco de notáveis figuras do espetáculo local, com o protagonismo de Juan Darthés e Carina Zampini.

A história girará em torno de uma fábrica de doces, a qual fica nas mãos de três irmãs, quando o pai da família falece. As irmãs serão interpretadas por Carina Zampini, Calu Rivero e Rocío Igarzábal. Os galãs serão Juan Darthés, Sebastián Estevanez e Nicolás Riera. As mães destas duas famílias serão Georgina Barbarossa e María Valenzuela. Além destes, atores como Laura Novoa, Segundo Cernadas, Graciela Pal, Arturo Bonín, Mercedes Oviedo, Esteban Prol, entre outros, farão parte do melodrama argentino.

Com esta proposta, a Telefe aposta não somente na ficção, mas também na audiência, visto que propõe um elenco como poucas telenovelas da atualidade, para captar tanto um público adulto como a audiência juvenil.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Andy disse...

Caramba! É tanta novela interessante para assistir, que fica difícil de escolher qual me interessa. ABISMO DE PASIONES, CAÍDAS DEL CIELO, LIDIA DE AMOR, VALGAME DIOS e EL TALISMÁN. Essas eu vou procurar ver com mais afinco em 2012. É isso aí, os telenoveleiros agradecem.