quarta-feira, 17 de novembro de 2010

VIII Congresso Mundial da Indústria da Telenovela e Ficção


Com o intuito de promover e impulsionar alianças para o desenvolvimento e fazer uma atualização sobre as novas tendências de programação, criação, produção e de negócios, será realizado a partir de hoje, 17, o VIII Congresso Mundial da Indústria da Telenovela e Ficção.

O congresso terá espaço no Hotel Meliá em San Isidro, Peru, até sexta-feira, 19, e é organizado por Amanda Ospina, diretora executiva da TVMas Magazine, Only Telenovelas Fiction & Formats. A convidada especial desse ano é a Coreia, país fértil e ativo na indústria dramática e séries de ficção, que está decidida a estabelecer negócios no setor audiovisual latino-americano e, particularmente com o Peru, explicou Ospina, criadora e organizadora del evento.

Entre outros principais convidados estarão presentes o diretor geral da América Televisión, Eric Jurgensen; o presidente do Grupo ATV, Marcelo Cúneo; a presidente do canal Frecuencia Latina Internacional nos Estados Unidos, Miki Ivcher; e o diretor geral da Red Global, Alfredo Marcilio.

O evento este ano é realizado no Peru e, segundo Amanda Ospina, isso se deve ao fato de o país ter bastante atrativos e, de acordo com o Banco Mundial, constituir-se na segunda economia de maior crescimento em toda a região, depois do Brasil.

Neste VIII Congresso Mundial participarão os mais importantes representantes da indústria a nível regional e global: empresários, executivos, produtores, programadores, comercializadores, escritores, agências de publicidade e de talentos e empresas de música, bem como investidores, investigadores, acadêmicos, embaixadas, representantes de canais públicos, privados e pagos, jornalistas especializados, empresas prestadoras de serviço, como dublagem, produção e pós-produção e todos os envolvidos e interessados no negócio da telenovela, séries, dramas e seriados de ficção.

Amanda Ospina comenta que as oportunidades que podem ser aproveitadas no evento são a compra e a venda de histórias, roteiros, formatos e enlatados, assim como a possibilidade de realizar projetos de co-produção, acordos bilaterais ou alianças estratégicas. Tem-se ainda a oportunidade de incluir talentos ou rostos conhecidos nos remakes e nas histórias; estratégias para ganhar audiência e cobertura midiática mesclando artistas internacionais.

Os remakes de sucesso de telenovelas brasileiras também serão um dos temas em debate no congresso. O brasileiro Mauro Alencar, primeiro doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP, falará sobre a obra de Cassiano Gabus Mendes e o processo de adaptação de Maria Adelaide Amaral, que uniu as estruturas de duas histórias emblemáticas do autor: Plumas e paetês e Ti ti ti.

A globalização das telenovelas também será foco do congresso, com exemplos de co-produções da Globo com as emissoras estrangeiras Telemundo e TV Azteca. Será discutida a adaptação de  O clone (foto) para o mercado latino e o que isto representa na globalização das telenovelas. Mauro Alencar mostrará que é possível trazer para os dias atuais grandes obras, como acontece com Ti ti ti e levar para outros países histórias universais.

Alencar fará ainda, durante o evento, uma homenagem a Cassiano Gabus Mendes, pela contribuição para a modernização do gênero, com títulos como Beto Rockfeller. No final, também mediará uma mesa-redonda com novelistas na América Latina.


Conferencistas:
  • Cecilia Gómez de la Torre. Diretora de programação do Frecuencia Latina, Canal 2.
  • Jacques Aragonés. Gerente de imagem da ATV, Canal 9.
  • Rodolfo Hoppe. Produtor da ATV, Canal 2.
  • Yoo, Soo-Ah. Terceira secretária encarregada de assuntos culturais da Embaixada da República da Coreia no Peru.
  • Pablo Morales Ahumada. Diretor de conteúdo e produção da Chilevisión, do Chile.
  • Ignacio Barrera. Diretor de conteúdo do Grupo Albavisión, (Grupo proprietário de canais na América Latina, entre eles ATV, do Peru).
  • Patricia Jasin. Diretora de vendas internacionais do Frecuencia Latina nos Estados Unidos.
  • Hugo Gaggioni. Diretor vice-presidente de tecnologia da SONY Professional Solutions of América, dos Estados Unidos.
  • Adriana Lorenzon. Escritora e criadora, da Argentina.
  • Ricardo Rodríguez. Escritor e roteirista de cinema e televisão, da Argentina.
  • Bethel Flores. Escritora da TV Azteca, do México
  • Carmelo Castro. Escritor e criador para Latina Producciones.
  • Mauro Alencar. Consultor e investigador da Rede Globo, professor doutor da Universidade de São Paulo, do Brasil.
  • Fredy Trujillo. Diretor da Latina Producciones, da Venezuela.

Outros convidados especiais:
  • Orlando Fundichely. Ator da Venevisión.
  • Arleth Castillo. Roteirista de televisão, da Colômbia.
  • Malcom Aponte. Gerente de produção da Colombiana de Televisión, da Colômbia.
  • Peter Tinoco. Vice-presidente de produção da Venevisión Internacional, dos Estados Unidos.
  • Patricia Billalba. Escritora e jornalista do Jornal da Tarde, do Brasil.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: