domingo, 9 de janeiro de 2011

TV Brasil apresenta Omerta

A TV Brasil exibe neste domingo, 09 de janeiro, às 23h00, o filme cubano Omerta, que retrata a vida do ex-guarda-costas de um ilustre gângster de Cuba nos anos 50. Dirigido pelo jovem cineasta Pavel Giroud, reconhecido internacionalmente por seu filme anterior, La edad de la peseta, o longa teve uma grande recepção no circuito de críticos jovens e alternativos, e nos blogs de reflexões sobre cinema.

Omertá, gravado em 2008, conta, em 82 minutos, a história de Rolo Santos (Manuel Porto), guarda-costas do mais temido gângster estabelecido em Cuba na década de 50. Agora é um velho que não se adapta, se autoexclui e observa passivo o triunfo da Revolução Cubana. Seu antigo chefe, que teve que fugir, o chama para uma nova missão: vigiar o ouro enterrado em sua mansão durante sua ausência.

Acompanhado por dois auxiliares, trama um plano para se apropriar do ouro. Para isso, devem entrar no local, imobilizar a criada e sair com o carregamento para um lugar mais seguro. Porém, um grupo de policiais o cerca e, não resta outra saída que provar, se é que ainda pode, ser como antigamente: um cara durão.

Apesar do que possa parecer, este filme sobre máfias e vinganças está carregado de comédia. Com este filme, Pavel levou o prêmio Coral ao Melhor roteiro inédito no 27º Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, e não deixou de receber aplausos e ovações.

Omerta, Omertá ou Omertà é uma palavra de etimologia Italiana, que significa “conspiração”.  É, também, nos meios ligados à Máfia, a lei do silêncio, que exige que se guarde, sob pena de represálias, o segredo mais absoluto sobre fatos criminais de que se poderia ter tido conhecimento.

O termo máfia, com a inicial minúscula, é frequentemente utilizado para designar toda e qualquer organização criminosa, já a grafia com letra inicial maiúscula, Máfia, refere-se mais precisamente à sociedade criminosa secreta que se desenvolveu na primeira metade do século 19 na Sicília, Itália, a qual denomina-se Cosa nostra.

A Cosa nostra tem como um de seus princípios a ajuda a pessoas com problemas, como dinheiro para pagamento de pequenas dívidas, remédios e problemas corriqueiros do dia-a-dia. Em troca, a pessoa adquire uma dívida moral, um sentimento de gratidão que poderá ser cobrado no futuro.

O sentimento principal em relação a Omertà é o seguinte: se o governo não o ajuda em seus pequenos problemas, por que você o procuraria para qualquer outro? O principal motivo pelo qual a Omertà é tão importante no "submundo" da Máfia italiana, é devido à crença de que o governo, e as autoridades em geral, não estão preocupadas em relação ao povo. Assim sendo, é considerado um desrespeito a atitude de se procurar uma autoridade no caso de algum problema.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: