domingo, 30 de janeiro de 2011

TV Brasil apresenta Postales de Leningrado

A TV Brasil exibe neste domingo, 30 de janeiro, às 23h00, Postales de Leningrado, um filme venezuelano que expressa um momento sensível da história da Venezuela, com tratamento e linguagem inovadoras. Dirigido por Mariana Rondón e lançado em 2007, Postales de Leningrado é considerado uma das maiores produções venezuelanas.

Ambientado no conflito armado entre os guerrilheiros das Fuerzas Armadas de Liberación Nacional (FALN) contra o exército venezuelano na década de 60, a partir da ótica de duas crianças, o filme conta, em 90 minutos, a história de uma jovem guerrilheira que deve dar à luz na clandestinidade. Sua filha é a primeira a nascer no Dia das mães e sua imagem aparece em todos os jornais venezuelanos daquele dia.

A partir deste momento, ambas serão obrigadas a fugir. A menina, narradora do filme junto com seu primo Teo, reinventa a realidade ao seu redor, criando uma série de jogos, histórias e fantasias em que eles aparecem como super-heróis e guerrilheiros. No entanto, esses jogos não podem esconder as torturas, mortes e desaparecimentos que aconteceram no país naquele momento.

Durante décadas, falar das guerrilhas venezuelanas foi um tabu. O medo de ser vinculado aos grupos terroristas dos anos sessenta e setenta fez com que, salvo contadas exceções, se falasse muito pouco dos movimentos que se destacaram durante boa parte de nossa história contemporânea. E é justamente desse medo que o filme Postales de Leningrado vem falar.

A personagem que narra o filme é uma menina de oito anos, filha de combatentes das FALN, grupo guerrilheiro estabelecido pelo Partido Comunista de Venezuela (PCV), em 1962, para lutar contra o governo de Rómulo Betancourt.

Atrás da história contada pelas crianças, se esconde a história adulta, muito mais complexa, que deve ser analisada pelo espectador. A história não se conta de forma linear; a narração vai adiante e regressa no tempo, o que requer um pensamento de criança para entender a trama adulta, que está detrás da narração infantil.

Postales de Leningrado também conta com numerosas animações 2D, que reforçam o ambiente infantil que cria a narração dos pequenos. Flechas, deseninhos, bonequinhos brincando, uma arvorezinha crescendo a partir de um guerrilheiro atingido pelas balas inimigas, ou a bela animação de um garoto passando de bicicleta através dos inimigos, são recursos gráficos que não muitos apreciarão, mas que requereram o trabalho de até doze animadores por três meses.

Postales de Leningrado recebeu diversos prêmios, entre eles: Melhor longa-metragem, no Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, na França; Melhor longa no Festival de Santa Cruz, na Bolívia; Melhor longa no Festival de Cinema Venezuelano; e Melhor diretor no Festival de Kerala, na Índia. No Brasil, recebeu o prêmio de Melhor longa do 18º Cine Ceará; e prêmio do júri, além de Filme revelação e Prêmio da juventude, na Mostra de Cinema de São Paulo.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: