quinta-feira, 1 de julho de 2010

As telenovelas na cultura filipina - Parte 2


O drama filipino pode ser classificado em diferentes formas e gêneros, entre os mais populares está a “teleserye” e o “teledrama”, que é o formato de ficção seriada melodramática na televisão.

O termo “teleserye”, enraizado a partir de duas palavras: “tele”, que é abreviatura de televisão e “serye”, série, surgiu no ano de 2000, quando a rede de televisão filipina ABS-CBN levou ao ar Pangako Sa ‘Yo, a primeira produção própria deste gênero. Antes disso o gênero também era conhecido como telenovela ou soap opera, termos ainda usados por alguns.

Já o termo “teledrama” surgiu neste ano de 2010, quando a GMA Network o usou oficialmente em suas produções relacionadas ao drama televisivo.

As “teleseryes” compartilham algumas características e têm raízes semelhantes às telenovelas clássicas, mas também têm evoluído para um gênero com características próprias, muitas vezes trabalhado como um reflexo do realismo social dos filipinos.

Essas produções, realizadas geralmente pelas redes ABS-CBN e GMA Network co-produzidas pela Tape Inc. e pelo estúdio Viva Entertainment, são veiculadas em horário nobre cinco dias por semana e resumidas nos fins de semana, atraindo um público amplo, que atravessa idades e gêneros. Além disso elas comandam as maiores taxas de publicidade na televisão filipina e sua duração varia de três meses a um ano, ou mais, dependendo de sua audiência.

O tema subjacente a qualquer “teleserye” tende a se concentrar sobre o amor de todos os tipos de dimensões: amor entre casais, famílias e amigos. A popular linha de enredo gira em torno de uma história de amor entre dois indivíduos diferentes, na maioria das vezes um rico que se apaixona por alguém de outra classe social, por assim dizer. Muitas vezes o casal é separado pelo destino, contrariados por um terceiro, ou, geralmente, pela intromissão dos pais ou parentes.

Outra história popular gira em torno da busca da personagem de um ente querido, a mãe, uma criança ou um amigo, perdido há muito tempo, essas histórias tendem a começar no início da infância do personagem principal, mostrando a criança que está sendo separada, no nascimento ou em uma idade muito jovem, devido a algumas circunstâncias imprevistas.

Sentimentos de amor, traição, ciúmes, status social e vingança são geralmente os elementos subjacentes que dominam as histórias populares, aquelas tramas construídas em torno das personagens principais.

Nas telenovelas filipinas mais antigas, onde o vilão era retratado rudemente, com caráter violento, ganancioso e antissocial, surgiu o termo “kontrabida” derivado das palavras “kontra” (contra) e “bida” (personagem principal). Já nas “teleseryes”, este personagem foi alterado, se tornando  menos violento e menos vingativo. Embora menos violento, o vilão filipino continua a causar estragos na vida dos protagonistas por meio de táticas mentais ou ações mais moderadas.

Pangako Sa ‘Yo (The promise) foi um dos dramas filipinos mais bem sucedidos no exterior. A história de amor de Angelo Buenavista e Yna Macaspac fascinou pessoas na Malásia, Singapura, Indonésia, Camboja, China e até mesmo na África.

Desde então, a rede ABS-CBN não só continuou a embarcar “teleseryes” sobre outras culturas, mas também a ganhar prêmios como o Lobo (intitulado como She-wolf: The last sentinel) e o prêmio de melhor telenovela no 30° edição do festival mundial de televisão, em Toronto; além de  uma nomeação ao Emmy para atriz Angel Locsin.

Tanto a rede ABS-CBN como a GMA Network têm maximizado o uso de ferramentas online para promover suas séries no exterior, tanto é que a ABS-CBN introduziu também um site chamado ABS-CBN International Sales, para facilitar o acesso às suas produções.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: