sexta-feira, 9 de julho de 2010

As bofetadas nas telenovelas


As bofetadas, tabefes, sopapos, tapas ou bolachas, como queiram chamar, são um recurso utilizado nas telenovelas que, atualmente, se encontra dramaticamente pobre e absolutamente defasado. É bastante evidente que os roteiristas recorrem à tradicional bofetada quando não sabem o que fazer dizer ou como agir seus personagens diante de um insulto. Este abuso de tapas ou de brigas femininas é outro elemento, que, ao que parece, contribui para com a má fama das telenovelas, porque são parte de um mundo irreal e absolutamente artificial, já veremos o porquê.

Não podemos afirmar que no passado as bofetadas femininas foram igualmente escassas, porém, hoje em dia, elas já não acontecem com a frequência de antes. Não cabe dizer aqui que as discussões também estão na mesma situação, mas, sim, nota-se uma diminuição no uso das ações que envolvem aqueles tapas estéticos que movimentam até a cabeleira e aquele quebra-pau de rolar na grama, com quedas na piscina, mas onde ninguém sai ferido.

Atualmente, já não é recorrente que as mulheres se sintam ofendidas pelo descaramento dos homens nem por comentários um tanto insinuantes a ponto de agredi-los. No entanto, deve-se ainda levar em consideração que pode ocorrer o contrário, ou seja, mesmo que eles sejam fisicamente mais fortes não é nada difícil se irritarem com um insulto e devolver a ofensa com uma agressão física. Isso pode ocorrer se a mulher abrir uma brecha, e, assim, correrá o risco de que seu tiro saia pela culatra.

Historicamente, as mulheres com intenção de ferir alguém recorriam com muito mais frequência ao comentário sarcástico, à zombaria, quando não diretamente ao insulto. A fala e a linguagem eram e são armas tipicamente femininas, no entanto, nas telenovelas, as personagens femininas não costumavam utilizar este método para revidar uma impertinência. Não costumavam, porque hoje a coisa é diferente.

Isso tem mudado devido ao fato de as bofetadas telenoveleiras parecerem absolutamente falsas, por vários motivos: Você conhece alguém que diante de uma ameaça física, como o levantar de um braço e uma mão em sua direção, não se afaste ou também levante os braços para se proteger? Dar uma bofetada dessas tão redondas na cara dura é muito mais difícil do que parece, qualquer um que já tenha brigado, mesmo na infância, sabe disso. Porém, os agredidos nas telenovelas aguentam o sopapo sem se mover, com o pé travado no chão, sem esquivar o rosto nem o corpo, nem mesmo adotam uma postura defensiva, algo muito fajuto.

Por isso a situação está mudando de cena e levando o acerto de contas para um ambiente sem violência física -  o que não elimina a presença da agressão verbal - mas tudo com aquele toque rosa, presente no típico melodrama.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: