quarta-feira, 7 de julho de 2010

Remake e formato

Ultimamente temos visto que somente se fazem versões de telenovelas que há pouco mais de alguns anos foram exibidas, ou mesmo casos em que se começa uma adaptação antes mesmo de uma telenovela original terminar num país vizinho.

Recentemente telenovelas que ainda estão vivas na memória dos espectadores receberam e recebem remakes, como no caso de Café com aroma de mulher, Coração selvagem, A mentira, O privilégio de amar, entre tantas outras. Outro conceito são os direitos de exibição que determinada produtora vende para outra no exterior para que esta realize o roteiro de uma telenovela adaptando-o à realidade de seu país, ou mesmo exiba o formato pronto.

Sobre estes conceitos observamos que a vida de uma versão é diferente da de um formato, ou seja, se a Televisa decidisse fazer uma versão de Paixão, o normal seria que esperasse mais de cinco anos para fazê-la, já que não teria sentido refazer uma telenovela no mesmo ano de sua exibição, já que ninguém entenderia e seguramente a segunda versão seria um terrível fracasso.
Muitas vezes, essas versões ajudam para que cada geração possa desfrutar de histórias imortais de acordo com sua atualidade.

Ao contrário, na venda de formatos, a produtora cede seus direitos à outra emissora, para que esta possa exibir a mesma história. Esta modalidade também está em auge ultimamente já que, economicamente, sai muito mais barata que a realização de uma história original. Neste aspecto os formatos não têm porque respeitar um tempo entre a exibição da telenovela original porque a venda consiste em transportar uma história a outro país, outros costumes e outras culturas, entretanto, o formato ainda é mais viável quando é vendido a um país de mesmo idioma, o que elimina o gasto com dublagens.

Contudo, mesmo tendo a facilidade de se poder comprar o produto enlatado, alguns países preferem realizar sua própria versão, já que sentem medo de exibir uma história de temática atrevida, uma variação do sotaques ou porque o país esteja mais avançado do que a história em questão. É por isso que o formato também é uma forma barata para se fazer uma telenovela sob medida, sem ter que queimar neurônios de nenhum roteirista.

De fato, este tipo de produção pode se encaixar e conviver com as telenovelas originais, porém, mesmo não sendo um mal produto, deve-se animar os roteiristas para que se atrevam a criar histórias originais e universais, que possam ser vistas em qualquer país e que permitam enriquecer os países latinos pelo intercâmbio cultural de seus sotaques, histórias e costumes.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: