quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TV Brasil Internacional estreia nos Estados Unidos


A partir de hoje, 15 de dezembro, os brasileiros residentes nos Estados Unidos poderão ter acesso à programação da TV Brasil Internacional, canal público administrado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O canal, que valoriza a cultura e a identidade brasileira, será transmitido nos pacotes de língua portuguesa, Elite e Brasil Mais, oferecidos pela operadora de TV por assinatura Dish Network.

Segundo Tereza Cruvinel, presidente da emissora pública, a TV Brasil Internacional já está presente na África, em alguns países da América Latina e em Portugal e, em breve, deverá estrear também na Espanha. A EBC pretende, ainda, exibir a TV Brasil Internacional no Japão e em toda a América Latina pela DirecTV, a única que cobre todos os países do México para baixo, mas esta tem dito que não tem espaço para a emissora.

A qualidade informativa e cultural é o traço diferenciador da programação generalista do canal. Jornalismo, debates, entrevistas, documentários, programas infantis, música, folclore, ecologia e história, entre outros temas, perpassam toda a grade. Há também programas voltados exclusivamente para os brasileiros residentes no exterior, que terão agora no canal internacional da TV Pública, uma alternativa de conexão com o país que deixaram, mas que continuam a amar, mantendo vivas as ligações com sua língua, seu povo e seus valores.

O jornalismo da TV Brasil Internacional oferece as principais notícias do Brasil e do mundo, observando as melhores práticas de apuração e difusão de notícias, tais como a isenção, a objetividade e o pluralismo de opiniões. O telejornal Repórter Brasil vai ao ar, ao vivo, em duas edições diariamente.

Também diariamente vai ao ar o Jornal Visual, único telejornal brasileiro inteiramente dirigido aos portadores de deficiência auditiva, produzido e transmitido em Linguagem Brasileira de Sinais. A programação oferece ainda programas jornalísticos sob a forma de grandes reportagens ou entrevistas especiais tais como Caminhos da Reportagem, Sem Censura, Conexão Roberto D’Ávila e Comentário Geral.

Para o público infantil, o canal apresenta três horas de programação com abordagem pedagógica. Programas como A Turma do Pererê, Curta Criança e ABZ do Ziraldo ensinam às crianças a importância da preservação do meio ambiente, resgatam os valores da cultura e do folclore brasileiros e incentivam a leitura.

A riqueza da música brasileira em seus mais diferentes gêneros pode ser vista em programas como Samba na Gamboa, Musicograma, Estúdio Móvel, Acervo MPB, Som na Rural, Conversa Afinada, entre outros.

Já as novidades sobre o cinema e o audiovisual brasileiros são comentados pela atriz Júlia Lemertz, na Revista do Cinema Brasileiro e o DocTV oferece um panorama do documentário produzido nas diferentes regiões do Brasil. Já o ator Sérgio Britto apresenta semanalmente um programa sobre a cultura teatral e dramatúrgica.

A diversidade cultural brasileira é um tema transversal em toda a grade da TV pública, mas é tema especifico de programas como Paratodos, Rede Jovem de Cidadania, Diverso e Cultura Ponto a Ponto.

São três os programas produzidos especialmente para os brasileiros emigrantes: Brasileiros no Mundo é voltado para os milhões de brasileiros que vivem em diferentes países e continentes, oferecendo informações de interesse desta comunidade. Fique Ligado oferece uma agenda de eventos culturais relacionados com o Brasil em diferentes partes do mundo. O Conexão Brasil é um programa sobre o protagonismo do Brasil no cenário internacional, nos grandes debates e decisões de interesse global.

Para quem deseja conhecer a culinária brasileira, ou para os brasileiros que querem matar saudades dos sabores e aromas, o canal oferece semanalmente o programa Cozinha Brasil.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: