quarta-feira, 7 de abril de 2010

A cronologia da telenovela - Parte 6

2001 – ESTADOS UNIDOS

As duas redes hispanas nos Estados Unidos, Univisión e Telemundo se interessam pelas telenovelas e firmam acordos estratégicos de co-produção com canais e produtoras latino-americanas especialistas em telenovelas: Univisión além de convênios com seus sócios Venevisión e Televisa, firma com a RCN da Colômbia e a RCTV da Venezuela. A Telemundo, por sua vez, se torna parceira da Caracol e da RTI da Colômbia, da Argos do México, e da Rede Globo do Brasil.


2001 – COLÔMBIA

Pedro, el escamoso, (Pedro, o escamoso) produzida pela Caracol, cujo protagonista se distanciava dos padrões de um heroi de novela clássica, sendo vulgar, charlatão, brincalhão e petulante, além de mal vestido, se torna um tremendo êxito de público internacional. Também é destacada pela ênfase sobre a identidade, costumes e geografia colombianas.


2001 – ALEMANHA

A companhia alemã Materna, firma um contrato com a empresa de telefonia móvel E-Plus para produzir fonovelas, histórias que utilizam a tecnologia SMS dos telefones celulares.


2002

Em virtude da grande importância da telnovela como parte integrante da cultura latina através das redes hispânicas, este ano ficou gravado na história da televisão por dois acontecimentos marcantes: o lançamento da nova rede Telefutura, doze dias após a Univisión ter comprado a USA Broadcasting passando-a do inglês ao espanhol; e a implementação da compra da Telemundo pela NBC, obtendo-se, assim, uma interação completa entre a televisão americana e a hispânica.


2002 – COLÔMBIA

Pecados capitales, inova o gênero, ao propor uma história na qual membros de uma família se trancam numa enorme mansão e têm que vencer uma série de provas para ver quem ficará com uma suposta herança deixada por um tio milionário, que, para mal dos pecados, na realidade não está morto e se trata do organizador desta aventura.


2002 – CUBA

Doble juego, escrita e dirigida por Rudy Mora, inova o gênero de modo radical e se torna um êxito esmagador no país. Pela primeira vez na telenovela cubana, uma das protagonistas pertence ao ambiente marginal urbano da capital do país. Um ano depois, mereceu uma versão em filme feita a partir de uma condensação dos capítulos filmados.


2002 – VENEZUELA

Fonovideo, empresa fundada na Venezuela em 1977 e localizada em Miami, onde produz telenovelas desde 1995, consegue êxito mundial com a telenovela Gata salvaje (Gata selvagem), escrita por Alberto Gómez.


2003 – CHILE

Machos, obtém grande reconhecimento nacional e marca um momento de ascensão para a teledramaturgia chilena, além de tirar do fundo do poço o Canal 13 que a produziu e a exibiu. Escrita por Pablo Illanes, Coca Gómez e Sebastián Arrau, a trama esteve organizada em torno das diversas histórias de sete filhos varões de um pai extremamente autoritário. A escolha das personagens permitiu tratar de temas como o alcoolismo, a infidelidade, a impotência e a homossexualidade.


2003 – ESTADOS UNIDOS

Pasión de gavilanes (Paixões ardentes), remake de Las aguas mansas, consegue prender a atenção da audiência internacional, ao mesmo tempo em que recebe numerosas críticas por seu caráter de produto globalizado. Enquanto que, originalmente, a trama estava ambientada na Colômbia dos anos 30, nesta versão, os fatos se sucedem em um território de características latinas não identificado. Teve a atuação de um trio de atores principais provenientes de três países diferentes, buscando a pronunciação neutra do idioma espanhol, sem marcas nacionais. O interesse em se transmitir nos Estados Unidos, foi direcionado à exibição para mais de 40 milhões de hispanos habitados no país, alcançando altíssima audiência.

Também em 2003, nos Estados Unidos, tem lugar a celebração da I Cumbre Mundial de la Industria de la Telenovela y Ficción, que contou com a presença de numerosos diretores, produtores, roteiristas e estudiosos. Foi organizada pelas revistas TVMás e Only Telenovelas.


2004 – MÉXICO

A TV Azteca lança o I Concurso Hispanoamericano de Guión de Telenovela con Valores 2004 para escritores hispano-americanos com obras originais e inéditas. Participaram 580 trabalhos de 13 países.


2004 – ALEMANHA

A rede pública ZDF, em co-produção com a emissora pública austríaca ORF e a suíço-alemã SDR, apresenta Bianca, caminos hacia la felicidad, a primeira telenovela alemã para ser transmitida na Alemanha, Suíça e Áustria. Surge o interesse de outras redes nacionais, RTL e SAT 1, em também produzir novelas. No caso desta última, se trata de um enredo que contextualiza o da telenovela colombiana Betty, a feia.


2004 – ESPANHA

Na cidade de Barcelona, tem lugar a celebração da II Cumbre Mundial de la Industria de la Telenovela y Ficción, que novamente contou com diversos representantes do seguimento. Uma das principais atividades desta conferência, onde foram discutidos temas de interesse comum, foi o lançamento do primeiro Concurso de Guión de Telenovelas, bem como a convocação para o Máster de Guión de Cine y TV que organiza a Universidad Autónoma de Barcelona e as revistas TVMás e Only Telenovelas.


2004 – BRASIL

Da cor do pecado se torna a primeira telenovela do país a ser protagonizada por uma atriz negra: Taís Araújo. Quase dez anos antes, no decorrer da transmissão de A próxima vítima, em 1995, uma família de classe média-alta brasileira também havia sido representada por atores negros, porém sem status de protagonismo. Segundo o escritor de Da cor do pecado, João Emanuel Carneiro, seu texto serviria de estímulo para a discussão sobre as desigualdades sociais, porém, este recebeu numerosas críticas negativas pela quantidade de situações, conceitos e diálogos esteotipados presentes na novela.


2005

Foi celebrado em Punta del Este, Uruguai, o Festival y Mercado de la Telenovela Iberoamericana. Pasión de gavilanes (Paixões ardentes) é eleita a melhor telenovela latino-americana, e seu diretor, Rodrigo Triana, como o melhor diretor. Pecados capitales e La saga também renderam prêmios à seu autor. Segundo dados que se fizeram públicos no encontro, a telenovela mais extensa seria a britânica Coronation Street, que até então levava 44 anos de exibição na Granada TV; a novela mais vista até então seria a brasileira Terra nostra, da Rede Globo, vendida a 84 países; a emissora com maior quantidade de telenovelas realizadas até então, também seria a Rede Globo, com mais de 460 produções e os países que lideravam a exportação de telenovelas seriam Brasil e México, com mais de 20 mil horas anuais de exibição, vendendo-as a mais de 100 países.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: