domingo, 4 de abril de 2010

A TV Brasil e os filmes ibero-americanos

A TV BRASIL

A TV Brasil é uma rede de televisão pública brasileira pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma sociedade de economia mista criada pelo governo federal brasileiro. O canal estreou sua programação no dia 2 de dezembro de 2007, ao meio-dia, mesma data que se iniciaram as transmissões de TV digital no território brasileiro.

A empresa nasceu da fusão dos patrimônios da Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coordenava a TVE Brasil.


A IBERO-AMÉRICA

A Ibero-América é a região geográfica que compreende os dois países da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e os da América Latina hispanófona e lusófona por afinidade histórica, cultural e linguística.

O termo Ibero-América é formado a partir das palavras Ibéria e América e utiliza-se para designar o grupo de países formado por Espanha, Portugal e as nações americanas independentes que foram antigas colônias destes países.


OS FILMES IBERO-AMERICANOS

A TV Brasil estreou, no dia 14 de março de 2010, uma série de filmes produzidos em países da América Latina, Espanha e Portugal. Serão exibidos 52 filmes, entre eles, comédias, dramas, policiais e filmes de ação, que chegarão para divulgar a história, os costumes e a cultura do povo Ibero-americano, além da oportunidade de conhecer diretores, produtores, atrizes e atores que atuam em outras praças, acompanhando produções cinematográficas pouco conhecidas no Brasil.

Os longas-metragens serão exibidos simultaneamente nos canais de televisão pública dos 17 países envolvidos no projeto: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Portugal, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Lançado oficialmente no mês passado, no 25º Festival de Cine de Guadalajara, no México, o programa que recebeu o nome de Nuestro Cine, e, no Brasil, Cine Imermedia, surgiu de uma iniciativa da última Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-Americanas (CAACI), realizada na República Dominicana em 2009.

Os filmes terão a frequência de uma vez por semana durante um ano, a partir de março. A segunda etapa já se iniciou com a seleção dos próximos 52 filmes, para exibição em 2011.
A seleção das produções esteve a cargo de grandes nomes da indústria e da cultura cinematográfica como Orlando Senna do Brasil, Manuel Pérez Estremera da Espanha, e Edgar Soberón, do Panamá.

Os critérios que foram levados em conta foram: a qualidade, a atração dos filmes para o meio televisivo e a diversidade. Os filmes, escolhidos entre mais de 200 produções, deverão representar a diversidade cultural, a multiplicidade do continente e da península ibérica.

A TV Brasil abriu a temporada, como dito antes, dia 14 de março, com o filme Flores de outro mundo, uma obra espanhola de 1999, dirigida por Iciar Bollaín. Com 106 minutos de duração, o filme contava a história da dominicana Patrícia (Lissete Mejía) que buscava um lugar e uma segurança econômica que sua situação ilegal em Madri não lhe permitia alcançar; de Milady (Marilyn Torres), uma cubana de 20 anos que chegava à Espanha em busca de uma nova vida; e de Marirrosi (Elena Irureta), de Bilbao, que mesmo tendo casa, trabalho e dinheiro, sofria de solidão e falta de amor.

No dia 21 de março, a TV Brasil exibiu Dias de Santiago, uma obra peruana com 83 minutos de duração, dirigida por Josué Méndez em 2004. O filme contava a história de Santiago Román (Pietro Sibile), um ex-soldado da marinha peruana, que, com 23 anos, retornava à Lima após vários anos lutando na selva. Santiago fazia parte da chamada "geração perdida peruana", tendo seu espírito amedrontado por guerras fúteis com o Equador e por constantes lutas contra terroristas e traficantes. Ao chegar a Lima ele encontrava uma cidade decadente, seus colegas de marinha haviam se tornado assaltantes de banco e não havia emprego nem crédito. Para piorar, os antigos amigos e a família de Santiago não conseguiam compreender a aflição que ele sentia, aumentando ainda mais a sensação de desesperança que sentia.

No dia 28 de março foi exibido Capitães de abril, um filme português realizado por Maria de Medeiros, em 2000, com a história baseada num golpe de estado militar, que ocorreu em Portugal, a 25 de Abril de 1974. A história se iniciava na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, uma rádio emitia uma canção proibida: "Girândola, Vila Morena" que poderia apenas ter sido apenas mais uma insubmissão de um jornalista rebelde, mas, na realidade, era um dos sinais programados do golpe de estado militar que viria transformar completamente o país, sujeitando-o à ditadura do Estado. Estas 24 horas de revolução foram vividas por três personagens principais: dois capitães e uma professora de literatura e jornalista.

Os filmes serão exibidos todos os domingos pela TV Brasil as 23h00.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: