domingo, 11 de abril de 2010

TV Brasil apresenta Lugares comunes

A TV Brasil exibe neste domingo, 11 de abril, às 23h00, o filme argentino Lugares comunes. Baseado em El renacimiento, romance de Lorenzo F. Aristarain, e com roteiro de seu primo Adolfo Aristarain e de Kathy Saavedra, Lugares comunes é um filme romântico, porém dramático, que trata sobre o envelhecimento e, acima de tudo, uma homenagem a personagem de Liliana. O filme mostra a tentativa de reinvenção de um casal desiludido no momento em que está aposentado e tem somente um ao outro.

Lançado em 2002, o filme recebeu, entre outros, dois prêmios Goya, concedidos à melhor atriz Mercedes Sampietro e ao melhor roteiro adaptado. Foi premiado no Festival de Gramado de 2003 com o troféu de melhor atriz, na sessão latina, para Mercedes Sampietro. Antes de chegar ao Brasil a produção já tinha sido premiada pelos festivais de Havana e San Sebastian e Fribourg.

Lugares comunes narra, em 112 minutos, a história de Fernando Robles (Federico Luppi), um veterano professor de literatura, e de Liliana Roviera (Mercedes Sampietro), sua esposa espanhola que trabalha como assistente social nos bairros periféricos de Buenos Aires; ambos, queridos e respeitados por todos, vivem juntos e felizes. No entanto, esta tranquilidade se verá afetada depois que Fernando recebe, antecipadamente, sua aposentadoria, devido à crise no país. Isto os obrigará a tomar novos rumos e, talvez, a pedir ajuda a seu filho residente na Espanha, um próspero burguês, que simboliza tudo aquilo que Fernando e Liliana repudiam, por serem tradicionais.

Apoiados em um fiel amigo, Carlos Solla (Arturo Puig), um prestigiado advogado, Fernando e Liliana decidem se mudar para uma chácara em Córdoba, vendendo o apartamento que possuíam, colocando, assim, um ponto final em seus problemas econômicos e iniciando uma nova vida.

O filme comove, sem cair no sentimentalismo, e muito se sustenta nas interpretações impecáveis de Federico Luppi e Mercedes Sampietro. O diretor leva a trama dentro de um espaço bem intimista, com diálogos fortes e profundos neste conflito dos personagens que tem como pano de fundo a crise argentina.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: