segunda-feira, 19 de abril de 2010

Super-herois x galãs de telenovelas

O Brasil não criou super-herois famosos como Batman, Asterix, Super-Homem ou Homem-Aranha, os quais as crianças crescem idolatrando. Porém, no final das contas, quando essas crianças tornam-se adultas, seus super-herois são substituídos por outros.

Na América Latina isto é bastante claro, ao menos para as mulheres, que veem os galãs das novelas muitas vezes como seus herois. Eles não conseguem voar e não tem super-poderes que podem mudar o mundo, mas chegam aos corações das mulheres de uma maneira um pouco diferente.

As novelas mais conhecidas normalmente vem do México ou do Brasil e elas têm coisas em comum, como por exemplo o tema de abertura. Essa abertura normalmente mostra algo que resume a história da novela, acompanhada por uma música que fica gravada na cabeça.

No México, como estamos cansados de saber, as telenovelas são normalmente um drama, na maior parte dos casos sobre uma moça pobre que se apaixona por um homem rico ou algo do gênero. O homem rico torna-se o heroi, porque ele a ama também e faz de tudo para ficar com ela, o que inclui livrar-se da sedução da vilã, ir contra os preconceitos de sua família, etc. No final, as personagens vivem felizes para sempre como deve ser. Assim, ele torna-se o homem do bem e as mulheres que assistem à novela se apaixonam e esperam encontrar alguém como ele na vida real.

As novelas brasileiras, normalmente, tem um enredo mais complexo que inclui temas controversos, como violência, drogas, pobreza ou aborto. Mas ainda assim elas têm sua dose necessária de romance e luxo. O super-heroi nas novelas brasileiras varia: pode ser tanto o homem pobre que faz de tudo para ficar com a garota que ama, quanto o homem que é bom com os outros ou simplesmente o bonitão. De qualquer forma, muitas mulheres brasileiras, sejam elas solteiras, casadas, jovens, velhas, pobres ou ricas, o adoram e assistem ao programa por causa dele.

Os galãs das novelas não são herois propriamente ditos, mas são aqueles que conquistam os corações das mocinhas indefesas e garantem a todos um final feliz, ou seja: o mesmo propósito de um heroi das histórias em quadrinhos ou dos desenhos animados.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: