segunda-feira, 5 de abril de 2010

A cronologia da telenovela - Parte 1

1948 – CUBA

É transmitida a radionovela El derecho de nacer, do autor Félix B. Caignet, obra amplamente conhecida como a origem do que, anos depois, seria o formato telenovela. A este propósito, a ideia fundamental esteve em manter a audiência ao redor de um relato fragmentado sobre uma história sentimental, onde a paixão esteve condenada à impossibilidade de sua realização. Para isso, a estrutura utilizada foi a de enlaçar uma grande quantidade de capítulos curtos, cada um com um ponto de engate ao final para, assim, garantir a atenção do ouvinte para o capítulo seguinte. Paralelamente a isso, a solução da intriga esteve vinculada a um segredo, conhecido somente por uma das personagens. A fórmula essencial para estimular a atenção do público foi o adiamento contínuo do momento no qual o segredo seria revelado. Foi transmitida inumeráveis vezes nos mais diversos países do mundo, onde existem cerca de três versões para o cinema.


1950 – BRASIL

A TV Tupi coloca no ar Sua vida me pertence, de Walter Foster, primeira telenovela exibida no Brasil. Era transmitida somente duas vezes por semana, quarta e quinta-feira, com uma duração de 20 minutos por capítulo. Conseguiu uma enorme polêmica, ao apresentar o primeiro beijo na boca que se pôde ver na televisão brasileira.


1951 – CUBA

Senderos de amor, produzida por CMQ-TV de Goar Mestre, se torna a primeira telenovela cubana.


1954 – VENEZUELA

La criada de la granja , transmitida por Televisa (hoje Venevisión) segunda a sexta-feira, com 15 minutos de duração por capítulo, se torna a primeira telenovela venezuelana. Dirigida por Juan Lamata.


1955 – PORTO RICO

No dia 22 de agosto de 1955 foi transmitida a primeira telenovela portorriquenha, Ante la ley.


1955 – VENEZUELA

La esquina, escrita por Román Chalbaud, transmitida por Radio Caracas Televisión e produzida por Colgate-Palmolive, fundamenta as bases da futura telenovela venezuelana. Teve duração de apenas 18 capítulos e foi transmitida de segunda a sexta-feira com duração de 12 minutos e meio por dia.


1957 – MÉXICO

Senda prohibida, original de Fernanda Villeli, se torna a primeira telenovela mexicana. Teve duração de 50 capítulos e foi transmitida diariamente, de segunda a sexta-feira. Produzida e patrocinada por Colgate-Palmolive.


1958 – VENEZUELA

Doña Bárbara, adaptação do célebre romance de Rómulo Gallegos, com uma duração de 42 capítulos, se torna a primeira telenovela literária. Produzida e transmitida por Radio Caracas Televisión.


1959 - COLÔMBIA

El 0597 está ocupado, da programadora Punch, se torna a primeira telenovela colombiana. Foi dirigida por Eduardo Gutiérrez e produzida por Manuel Medina Mesa. Era transmitida ao vivo, três vezes por semana.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: