quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os filmes que se tornaram telenovelas

Ao contrário do que ocorreu quando levaram histórias da televisão para o cinema, a telona se mostrou mais que ciumenta quando se tentou adaptar alguns filmes clássicos, transformando-os em telenovelas, gerando severas críticas contra seus realizadores e intérpretes.

Uma das produções realizadas com esta ideia, foi uma adaptação para minissérie de Nosotros los pobres, protagonizada por Alberto Vázquez e Lupita Lara nos papéis principais, que anteriormente haviam sido representados por Pedro Infante e Blanca Estela Pavón. A direção foi, inicialmente, do próprio Ismael Rodríguez, que propôs à Televisa a realização deste projeto, mas o abandonou por não se sentir cômodo com a forma de trabalhar nesse meio, que é totalmente diferente do cinema.

Outro experimento que se realizou dentro desta vertente foi Telemecánica nacional, dirigida por Luis Alcoriza, baseada no filme Mecánica nacional, protagonizada por David Reynoso, Lucha Villa (que havia interpretado a mesma personagem do filme na década de 70), e Jorge Ortiz de Pinedo.

Finalmente, podemos mencionar Quinceañera (Quinze anos), que foi, talvez, a única das produções que obteve êxito ao passar do cinema para a televisão. O segredo do sucesso foi, seguramente, sua adaptação literária e também social, já que seus escritores fizeram uso dos problemas que dominavam a juventude mexicana nesta época, durante a segunda metade da década de 80.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: