quinta-feira, 8 de abril de 2010

A primeira cidade cenográfica da Telemundo-RTI

A produtora Telemundo-RTI edificou uma parte de Fez (Marrocos) em um terreno de Girardot, uma das cidades mais importantes do departamento (estado) de Cundinamarca (região central da Colômbia), para filmar a adaptação da novela brasileira O clone, afim de evitar elevados custos em produção e viagens ao exterior.

Os meios locais dizem que este é um fato inédito na Colômbia, já que o antecedente mais similar poderia ter sido a realização do Hospital Universitário de Santa María – um espaço de 1600 metros quadrados – para a série A corazón abierto, da adaptação da série americana Grey’s anatomy, produzida pela Disney Media Networks Latin América e Vista Producciones para o canal colombiano RCN.

O projeto teve início há dois anos, quando Patricio Wills, presidente da Telemundo Studios, conseguia os direitos para realizar a adaptação para o mercado internacional da novela original da escritora brasileira Gloria Pérez – quem teve participação na realização e adaptação desta nova versão durante a fase de pré-produção e na assessoria dos roteiros – novela essa, considerada uma das mais exitosas e mais vendidas da Rede Globo.

Após definir o acordo, a Telemundo Internacional e a TV Globo Internacional, se tornaram parceiras na co-produção do projeto, definindo que a produção deveria ser realizada na Colômbia.

Para a edificação desta cidade cenográfica foi necessário um terreno de mais de 2000 metros quadrados, alugado pelo roteirista colombiano Gustavo Bolívar Moreno (escritor de Sin tetas no hay paraíso). Uma empresa construtora se encarregou de realizar as bases estruturais da cidade marroquina e a RTI-Telemundo Studios ficou com a parte da cenografia. Foram necessárias, ainda, quase 100 pessoas para levantar as paredes, fazer as janelas, portas e todos os detalhes.

Patricio Wills destaca que foi tomada a decisão, junto a TV Globo, de respeitar a história e a estrutura, mas adaptando-a aos tempos modernos. O que se acrescentou, então, foi um maior enaltecimento do conceito de contraste entre a civilização oriental e a ocidental.

Hugo León Ferrer, vice-presidente de produção da Telemundo Studios, comentou que, na Colômbia, ninguém conhecia Marrocos, resolveu-se, então, realizar uma primeira viagem para recorrer Fez e outras cidades como Casablanca e Marrakech. Foram quase dez dias observando os lugares e a cultura, além da tiragem de umas 3000 fotos. Cada detalhe, como tetos, pisos, portas, vestidos, lâmpadas, texturas, etc., foram analisados.

Em Marrocos, foram filmados quase 90% dos 20 primeiros capítulos desta adaptação, composta por 160 capítulos e protagonizada pelos mexicanos Sandra Echavarría (Jade) e Mauricio Ochmann (Lucas). Durante 20 dias, os diretores Mauricio Cruz e Agustín Restrepo, câmeras, estilistas, maquiadores e contrarregras viajaram junto aos atores principais. A equipe de produção esteve também no deserto do Saara, já que este ambiente não se pôde falsificar, nem recriá-lo em nenhuma outra área.

El clon é uma produção extremamente ambiciosa, com o dobro do elenco de atores que compõem uma telenovela tradicional, 80% das gravações são externas e somente 20% em estúdios, concluiu Patricio Wills.

Esta foi a primeira ambientação de uma cidade cenográfica na Colômbia, e a Telemundo-RTI, não descarta a possibilidade de futuramente montar mais cidades deste tipo. El clon estreou dia 15 de fevereiro deste ano, no horário nobre, pela rede Telemundo, substituindo a telenovela Más sabe el diablo.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: