domingo, 3 de outubro de 2010

TV Brasil apresenta La noche de los inocentes

A TV Brasil exibe neste domingo, 03 de outubro, às 23h00, o filme cubano La noche de los inocentes, uma obra atípica da cinematografia de Cuba, em que o escritor e diretor, Arturo Sotto, se utiliza de uma trama policial, como pretexto, para falar da sociedade de seu país, da família, da mentira, dos preconceitos e da violência.

Gravado em 2007, La noche de los inocentes conta, em 100 minutos, a história de um jovem, vítima de espancamento, que numa noite de chuva torrencial é abandonado em um hospital de Havana. Por suas aparências, todos supõem se tratar de um travesti. Mercedes, a enfermeira que o atende, convence Frank, um ex-policial com quem mantém um relacionamento amoroso, a investigar o caso.

Frank não quer se meter em problemas, mas Mercedes pensa que esta é uma boa oportunidade para que ele recupere seu lugar no corpo de policiais. Pouco a pouco vão chegando à sala onde se encontra Federico, o travesti, todos os personagens que intervém na trama: o pai, Secundino; a mãe, Esperanza; a irmã de dez anos, Esperancita; Cachita, a namorada; e Nicola Soldini, um empresário arruinado.

Frank mente aos presentes dizendo ser o policial do hospital e que deve relatá-los sobre o que ocorreu ao jovem. A partir desse momento, apropriando-se do assunto, o ex-policial conduz uma investigação que vai desenhando o retrato de uma família cubana cheia de segredos e desejos ocultos. Toda a ação transcorre em uma noite de equívocos e revelações, num domingo de 28 de dezembro: o Dia dos Inocentes.

La noche de los inocentes, que recebeu, em 2007, o prêmio Especial do Juri no Festival Internacional de Cinema Latino-americano de Biarritz, é o terceiro longa-metragem de ficção dirigido por Arturo Sotto, - após Pon tu pensamiento en mí e Amor vertical - que encontrou o entusiasmo natural de seu público, ávido por verificar na tela o reflexo da realidade contemporânea. Recriando esta realidade de maneira tragicômica, o filme oscila entre a homenagem e a sátira ao cinema negro e ao policial, assumindo, ainda, os elementos do drama psicológico, a tragédia, a comédia, o grotesco e o absurdo.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: