quarta-feira, 23 de junho de 2010

A criação da teledramaturgia - O produtor musical

Um produtor musical de televisão é responsável por tudo o que diz respeito à música utilizada, desde os arranjos até a sonoridade dos programas. Em parceria com o diretor, esse profissional define o repertório musical a ser utilizado, orientando-se por princípios definidos no script.

Uma parte considerável da emoção que se pretende causar ao telespectador está ligada ao som e à música - e estes elementos tanto podem contribuir para o sucesso de um produto quanto sacrificá-lo totalmente.

A música permite criar projetos inesquecíveis. Certos produtos ficam marcados e são lembrados muito mais pela música do que pela história que contavam. Em outros, através da música, a imagem é automaticamente lembrada e diversas vinhetas de abertura são exemplo desta sinestesia.

A escolha da música é uma especialidade; afinal sua função é completar o aspecto dramático da obra, e, além disso, é preciso que ela seja “tocada no rádio”. Ou seja, deve-se prever se a música em questão fará sucesso, e pensar nessa música como se ela fosse um produto para um lançamento fonográfico. Na televisão, onde a mídia precisa ser utilizada em toda a sua potência, a escolha das músicas de uma novela ou da trilha de uma vinheta de abertura é feita simultaneamente à entrega do texto. Ou seja, assim que se aprova o briefing da novela e ela começa a ser produzida, também se dá a pesquisa da trilha sonora.

A música tem diversas finalidades em projetos de televisão, tais como: fazer o espectador saber que o produto está começando, propiciar mais emoção às cenas, marcar personagens e momentos.

Numa vinheta de abertura, a música surge com o título da obra. Pode ser uma música já existente que consegue ser entrosada na história ou uma composição original, encomendada.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: