quarta-feira, 16 de junho de 2010

As telenovelas e o público masculino

As telenovelas são um gênero que tem como característica principal o enredo construído sobre as relações humanas. As tramas privilegiam os relacionamentos inter-pessoais, os laços de amizade e inimizade; os interesses pessoais e as relações amorosas são alguns dos principais focos do conteúdo discursivo que a telenovela apresenta.

Ao dedicar-se mais a estes aspectos do relacionamento humano, elas acabam por direcionar-se mais aos âmbitos emocionais e afetivos das relações interpessoais. As telenovelas tematizam os sentimentos, as relações representadas com forte inclinação emotiva e menos racionais.

As narrativas femininas – como é o caso das telenovelas – dedicam-se mais às pessoas e as suas relações, enquanto as narrativas masculinas – como a policial, por exemplo – focam principalmente as metas, os desafios e as realizações. O homem, de acordo com a construção social feita de sua imagem, é mais propenso à racionalidade, enquanto as mulheres são aos sentimentos.

Sendo as telenovelas um gênero feminino, interessa saber quais são as características que esse produto apresenta que fazem com que os homens – mesmo que em quantidade menor em relação ao número de telespectadoras mulheres – tornem-se aficionados a esses programas televisivos.

Em primeiro lugar, há a indicação de que para os homens não importa o encadeamento da trama, ou seja, a sequência, eles veem muitas vezes por hábito, comodidade, e atribuem esta escolha à falta de opção. A telenovela funciona para os telespectadores desse segmento, de certo modo, como uma forma de evasão ligada ao escapismo. Neste contexto, chama justamente a atenção que, ao menos no nível do discurso, do que eles afirmam fazer com as telenovelas, a percepção masculina desse tipo de programa é oposta à feminina, onde prevalece a evasão ligada à liminaridade.

De um modo geral, elas acentuam a distensão e o relaxamento na recepção desses programas, mas parte do deleite, neste caso, vem justamente do vínculo e não da ruptura com a realidade. Elas insistem sobre o fato de haver conhecimento no conteúdo transmitido pelas telenovelas, porém, notável que referem-se a conhecimentos úteis à vida em sociedade, ou seja, ensinamentos sobre conduta moral e social. Na perspectiva masculina, pelo contrário, prevalece a negação de que a telenovela possa trazer algum avanço no campo do conhecimento: neste caso, o conhecimento é entendido principalmente como um conjunto de saberes técnicos ensinados através da educação formal.

Essa resistência está ligada ao fato de que as telenovelas são programas de gênero tipicamente feminino, o que constitui um dos maiores entraves na admissão da assiduidade dos telespectadores masculinos. É um gênero popular, terceiro-mundista e feminino, ou seja, triplamente desqualificado desde o ponto de vista dominante na sociedade ocidental, que valoriza o erudito, o primeiro-mundista e o masculino. A pressão por frequentar ambientes que contrariam a posição de dominação masculina faz com que muitos deles deixem de revelar que são aficionados ao produto.

De uma forma geral, é consenso entre eles e elas que os homens assistem telenovelas, mas que não assumem isso. É importante ressaltar que eles não assumem entre outros homens ou frente a pessoas desconhecidas, pois perante mulheres ou colegas que sabem que também assistem sentem-se mais à vontade para assumir, conversar ou comentar sobre o que acontece nas tramas.

Uma terceira característica observada que marca a recepção masculina e a distingue dos tipos de consumo desses programas pelo público feminino está relacionada ao entendimento dos dois gêneros sexuais sobre a casa onde se mora e onde se assiste televisão: o que cabe a cada qual dentro de casa, como responsabilidades e afazeres. Ou seja, as telenovelas são transmitidas pelos canais de televisão e a televisão é tipicamente assistida no ambiente doméstico, de modo que a forma de cada grupo sexual pensar o seu papel e a sua forma de inserção na vida doméstica/familiar interfere no modo de consumir os programas televisivos.

Em quarto lugar, entre os aspectos que permitem esclarecer o universo da recepção de telenovelas pelo público masculino, faz-se notar a busca pelo entretenimento e do humor como motivos que levam os homens a essa exposição. Quando não há uma ênfase no humor, mesmo que através do núcleo cômico, a obra perde um pouco do interesse para eles. Bem mais que as mulheres, eles enfatizam o interesse pela sátira dos costumes, e se divertem ao ver representadas contravenções dos costumes social mentetidos como legítimos. Neste caso, muitas vezes os personagens cômicos potencialmente capazes de garantir a televidência masculina aparecem na pele de pessoas que não reafirmam os padrões legitimados atualmente de comportamento e de moral.

Para as mulheres, pelo contrário, mesmo quando apresentados de modo cômico, os personagens que transgridem as normas socialmente aceitas, principalmente no que se refere a personagens femininos e à sua conduta sexual, são fortemente recriminados e não caem nas graças das telespectadoras.

Por último, outro aspecto que contribui para caracterizar o contato do público masculino com as telenovelas é a ênfase que colocam no aspecto físico das atrizes de telenovelas, e no contato físico de tipo sexual entre os personagens, como fatores que os motivam a assistir esses programas. À diferença das mulheres, que pouco se referem ao aspecto físico dos personagens masculinos e que não justificam assistir telenovelas pela contemplação da beleza física dos personagens, os homens ressaltam a atenção que põem na beleza física das atrizes e apontam esse fator como algo que realmente lhes chama atenção nessas obras. Ainda nesse sentido, outra vez à diferença das mulheres, que quando mencionam espontaneamente as cenas de sexo é para criticá-las e taxá-las de impróprias para serem assistidas em família e na presença de jovens e de crianças, o público masculino acentua ser esta uma das partes que muito lhes interessa nesses programas.

A partir das proposições apresentadas sobre a recepção masculina de telenovelas, é possível afirmar que a recepção desse gênero televisivo pelos homens não pode ser explicada completamente pelos mesmos fatores que explicam a recepção feminina. Existem diferenças de visão de mundo ligadas ao gênero sexual, ou seja, fatores diversos que motivam os homens, diferentemente das mulheres, à exposição. Deve-se ressaltar, por último, que o apelo das diversas tramas ao televidente masculino vai depender, nesse sentido, da maneira como a obra “atende aos seus gostos”, seja por insistência que por extensão. Em síntese, esses são elementos que permitem explicar a recepção masculina deste tipo de programação televisiva.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: