sexta-feira, 11 de junho de 2010

A telenovela brasileira e a opinião pública

Existem situações em que o povo brasileiro se manifesta de forma imediata, direta e clara sobre um determinado acontecimento. São nessas situações que verificamos a movimentação da opinião pública e que podem ser relacionadas com a política, economia, cultura, televisão e outros setores da vida das pessoas.

As telenovelas brasileiras, particularmente as da Rede Globo, merecem um destaque especial por serem uma das fontes do fenômeno da manifestação da opinião pública. Mas como esse fenômeno surge? De que maneira ele é formado?

Nós já sabemos que a opinião pública é formada socialmente, isto é um fato. Desde o momento em que nasce, o indivíduo passa por várias influências do meio que o cerca e, por meio desses fatores influenciadores e da maneira com que cada um lida com eles, a personalidade vai sendo formada. Daí surgem opiniões e atitudes.

É preciso que saibamos diferenciar “atitude” e “opinião”. A atitude de uma pessoa seria algo mais permanente, como uma predisposição para que ela responda de uma determinada maneira diante de uma situação ou objeto. A opinião, de acordo com alguns autores, estaria mais ligada às crenças. Numa pesquisa de opinião, por exemplo, se alguém pergunta o que uma pessoa acha da clonagem de seres humanos, e as alternativas que ela tem que escolher são ótima, boa, regular, ruim e péssima, o interesse é saber a sua opinião a respeito do assunto. Por outro lado, se o entrevistador deseja saber o que essa pessoa faria se descobrisse que foi clonada, ele está interessado em saber a sua atitude ante essa situação.

Como qualquer programa existente na televisão, a telenovela tem um único objetivo: entreter o público enquanto obtém a audiência do mesmo. Por este motivo é que os autores criam um enredo que apresente, pelo menos, algum debate pertinente, seja ele de nível moral, de nível social, entre outros. Em todos esses debates, várias opiniões são emitidas de acordo com o modo de pensar e a cultura de cada pessoa. É por isso que se afirma que as primeiras noções de opinião começam com os pais. Posteriormente, o indivíduo sofre influências de instituições como a Igreja e a escola, dos amigos, e também da televisão, acumulando conhecimento e informação que irão complementar ainda mais o seu discernimento.

É impressionante o poder que o fenômeno da opinião pública possui ao criar polêmicas e discussões. Fortalecido pela ideia de igualdade passada às pessoas (na qual qualquer indivíduo, independente de sexo, idade, classe, raça, credo, situação financeira, etc., é livre para emitir a sua opinião) este fenômeno confere às pessoas a capacidade de se organizar e expressar publicamente as suas ideias.

Um aspecto interessante que podemos verificar quando uma pesquisa de opinião pública é realizada, é o fato de existir uma maior preocupação com o que um pequeno grupo de pessoas pensa a respeito de algo, pois mais vale uma minoria presente e ruidosa do que uma maioria silenciosa e ausente.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: