terça-feira, 22 de junho de 2010

A criação da teledramaturgia - O diretor de arte, figurinista e cenógrafo

O diretor de arte é quem cria, junto com o diretor, a concepção visual do projeto, tornando real o ambiente imagético descrito pelo autor. Faz esboços de cenários, analisa cores e formas. Coordena a equipe de cenógrafos, figurinistas e produtores de arte. Uma função fundamental do diretor de arte em televisão é buscar e definir as locações em que serão feitas as gravações.

Em muitos casos, a direção de arte em televisão é desempenhada por cenógrafos e figurinistas, ou está integrada à produção de arte, esta composta por profissionais que viabilizam os objetos que farão parte da cena. Ao se escolher o diretor de arte, se está definindo o estilo que se pretende dar ao projeto.

O figurinista trabalha em sintonia com o diretor de arte e é o profissional responsável por roupas e acessórios que compõem o visual dos personagens. Por meio de um estudo minucioso - envolvendo pesquisa, conhecimentos de história da arte, de estilo e tendências de moda -, o figurinista chega à criação e ao desenvolvimento dos figurinos. Seu trabalho surge a partir de uma investigação detalhada e de uma concepção relativa a toda a obra e ao ambiente onde a ação se desenrola.

Além disso, é essencial que haja harmonia entre a direção de arte, o cenário, os objetos em cena, a luz e o figurino. Para trabalhar na confecção das roupas de cada personagem, o figurinista deve estar atento a todas as possibilidades do espetáculo e à época em que se desenrola a narrativa.

O cenógrafo faz parte da equipe do diretor de arte e é responsável pela concepção e execução dos cenários. Durante o processo histórico da produção em televisão, a pesquisa cenográfica foi sendo constantemente adaptada e os materiais utilizados em cena sofreram numerosas transformações. Nos primórdios da televisão, pelo fato de as imagens serem transmitidas em preto e branco, raramente um cenário tinha cor; assim, os cenários eram feitos de tapadeiras (estruturas de madeira) pintadas de cinza e branco, de marrom ou de um bege ocasional. Com o surgimento da TV em cores, a cenografia foi ajustada à nova tecnologia, e surgiram novos materiais, de modo que o acabamento de cena foi sendo sofisticado.

Para o cenógrafo, a grande vantagem de trabalhar na televisão é que ele pode exercitar sua atividade em outras áreas de criação e produção e adquirir know-how em pouco tempo. Isto não só pela velocidade do veículo, mas pela variedade de projetos que desenvolve. Do ponto de vista do cenógrafo, um dos grandes méritos da televisão é lhe dar oportunidade de, em um ano de trabalho, realizar o que, fora dela, não conseguiria fazer em dez anos.

As cenografias em estúdio são montadas em algumas horas e verdadeiras cidades cenográficas são construídas em pouco tempo, a partir de pesquisas completas de arte e materiais. Estes cenários permanecem erguidos por um tempo médio de oito a dez meses ou pelo tempo que durarem as gravações.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: