domingo, 13 de junho de 2010

Twitter: Um aliado dos produtores mexicanos entra em cena

As redes sociais extendem seu impacto à televisão e os produtores observam o gosto da maioria.

Atualmente, são vários os produtores de televisão que observam com atenção este novo mundo. A chegada do Twitter beneficiou o trabalho porque, com ele, se pode ter contato direto e preciso com o público, sem a necessidade de fazer pesquisas de campo, uma técnica de estudo de opiniões das pessoas, para discutir sobre os projetos ou protagonistas.

José Alberto Castro "El Güero Castro", manteve um duro debate, com os mais de 4 mil twitteiros que o seguem, sobre quem deveria ser a próxima "Teresa", telenovela que inicia suas gravações em 15 de junho e vai ao ar em agosto. A eleição estava entre as atrizes Angelique Boyer, Violeta Isfel, Vanessa Villela, Ana Brenda e Anahí.

"Uso o Twitter para meu trabalho profissional, e, com Teresa, foi interessante convocar e transmitir a etapa de eleição da protagonista. Também é um elemento de relaxamento e me serve como alívio. Acredito que também seja como uma terapia cardíaca na situação de minha vida atual, vendo a muitos companheiros, amigos e amigas que estão vivendo sozinhos, como eu", disse El Güero Castro.

"Aqui existem poucos elementos para a tomada de decisões, mas se pode ter um feedback interessante, por exemplo, se o tema de abertura agradou, as locações, o figurino e os demais detalhes objetivos da telenovela. Acredito que haja elementos que permitirão fazer discussões de grupo pelo Twitter, mas não completamente; a discussão terá que ser de pessoa para pessoa para saber todas suas reações", complementa Castro.

Salvador Mejía se atreveu a submeter à votação a participação de William Levy como protagonista da nova versão de Cuna de lobos (Ambição), e confirmou Ana Claudia Talancón como sua parceira na mesma. Com esta notícia abriu sua conta no Twitter e somou cerca de mil seguidores em menos de uma semana.

"É uma novidade e representa um vínculo muito grande entre um produtor e seu público. Acredito ser muito positivo porque há uma retroalimentação direta. O Twitter realiza uma discussão de grupo on line, de maneira imediata e sem nenhum prejuízo. As pessoas dizem o que pensam e não podem estar manipuladas, nem influenciadas, porque dizem o que sentem", diz.

Mejía informa pelo Twitter os avanços desta série de 13 capítulos, inspirada na telenovela Cuna de lobos (Ambição), de 1986. Seus últimos twitts diziam que havia ficado sem a vilã, Irán Castillo, e que buscava o tapa-olho para Catalina Creel, que será interpretada por Rebecca Jones.

"Os comentários das pessoas desta rede social não estão manipulados por ninguém, é diretamente o usuário quem escreve e por isso deve-se levar em conta", conclui Mejía.

Para Castro, López e outros produtores, como Pedro Torres e Carla Estrada, que também usam o Twitter para trabalhar, este meio de comunicação é um contato direto com o público, que pode expressar o que quer ver e o que não quer em um instante. Desta forma, dizem os entrevistados: o Twitter é um indicativo claro das opiniões e julgamentos do público e todos os produtores devem estar ligados a ele.


Colaboração: El universal
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: