terça-feira, 29 de junho de 2010

As telenovelas brasileiras em Portugal - Parte 2

Como contextualização teórica apresento sumariamente a Teoria das Mediações para a compreensão da leitura das telenovelas em Portugal por portugueses e brasileiros imigrantes.

A Teoria das Mediações foi desenvolvida por Jesús Martín-Barbero, investigador colombiano. Tendo em conta o impacto da mídia na sociedade, o autor defende que é impossível perceber qual a importância da influência dos meios sobre os indivíduos, sem o estudo sobre a relação que os indivíduos estabelecem com os próprios meios de comunicação.

Neste sentido, Martín-Barbero dá o nome de “mediações” aos espaços que se encontram entre os indivíduos e os meios, espaços de crenças, medos, sonhos, espaços que caracterizam a vida cotidiana. De acordo com esta perspectiva, as análises devem abranger não apenas um enfoque, como a audiência, mas sim um campo em constante interação constituído pela produção, pelo produto e pela recepção.

Os consumidores de telenovela as veem para obter informações sobre locais que não conhecem, portugueses e estrangeiros, ou sobre outras vidas similares à sua; por outro lado, gostam de ver telenovelas para se distraírem, ou seja, a telenovela ajuda-os a apreender novas informações e a adotarem uma forma de escapismo das situações do cotidiano.

É perceptível que as diferenças e a ideia de nação podem, agora, estar presente no consumo das telenovelas. De maneira não generalizada, portugueses consomem as produções de Portugal e brasileiros imigrantes consumem as produções do Brasil na TV portuguesa. As produções brasileiras aparecem em destaque nas audiências, mas atrás das produções portuguesas.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: