segunda-feira, 21 de junho de 2010

A criação da teledramaturgia - O diretor

O diretor é o primeiro leitor e o primeiro espectador de uma telenovela. Sua primeira ação é como crítico e parceiro. Ele precisa ter uma relação direta com o autor e com o produtor para que haja um bom entendimento da obra a ser desenvolvida.

Ao escolher sua equipe de produção, o diretor deve ter o mesmo cuidado que dispensou à escolha do elenco. A própria escolha desses profissionais faz parte do trabalho de criação. O trabalho do diretor está justamente na preparação do espetáculo, nos ensaios e em suas decisões relacionadas às possibilidades de cada projeto.

O diretor trabalha junto com a equipe, buscando a melhor maneira de contar uma história. Ele deve dirigir dando liberdade para a criação de cada profissional; deve estar seguro quanto ao resultado final e, ao mesmo tempo, dar abertura para que outras ideias venham unir-se às dele.

O trabalho de direção está muito ligado às questões técnicas. A técnica é  mecânica - exige sensibilidade, possui movimento, mas é mecânica. O travelling tem um tempo determinado para ser realizado, e a iluminação de uma cena transmite numerosas mensagens ao espectador. É o diretor que determina como uma cena deve ser feita, e esta resulta de sua sensibilidade, sendo semelhante ao processo de uma pintura. Assim, o diretor deve estar atento ao movimento de câmera e aos atores, para que a história seja contada de forma clara e atraente.

Existem diretores com diferentes especializações. Há os chamados assistentes de direção ou diretores de trânsito, responsáveis apenas pela movimentação dos atores em cena, estabelecendo por onde eles têm que entrar, andar e sair, zelando para que não se choquem com a câmera. Há também os diretores de fotografia responsáveis pela concepção da cena, que trabalham exclusivamente com a preocupação do visual. Além desses dois, há o diretor geral, que se impõe sobre o espetáculo e é o responsável pela supervisão de todos os outros diretores de cena. Um trabalho de direção muitas vezes exige realizar mais de uma tomada da mesma cena e sob vários ângulos, e o diretor deve ter sensibilidade para reconhecer a hora exata em quem o ator está pronto para gravar.

Cada profissional tem o seu próprio estilo de trabalho, mas, independentemente do estilo, o diretor é o maestro da orquestra, devendo comandar com atenção cada detalhe para que o concerto seja perfeito.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: