quinta-feira, 13 de maio de 2010

Termos e definições de mídia

A lista a seguir fornece alguns termos e definições usados no desenvolvimento de cronogramas, objetivos e planos de mídia. Essa lista não é completa, mas contém os termos utilizados frequentemente, principalmente no meio televisivo.


AFILIADA À REDE
Estação que faz parte de uma rede maior e, assim, oferece programas em rede.

ALCANCE
Número de indivíduo (ou alguns casos, de lares) diferentes que foram expostos
a uma mensagens publicitária (ou programação) pelo menos uma vez. O alcance é quase sempre expresso por uma porcentagem da população.

ALCANCE EFICAZ
Percentual do público-alvo que foi exposto suficiente a um cronograma de propaganda para produzir algum tipo de mudança em seu comportamento (por exemplo, conhecimento, atitude ou decisão de compra).

APARELHOS DE USO
Número total de aparelhos de televisão ligadas em um programa durante determinado período de tempo (e/ou dia da semana). Esse termo costumava ser sinônimo de HUT (Households Using Television), mas devido ao crescente número de domicílios que assistem a diferentes programas ao mesmo tempo, os aparelhos em uso se referem apenas à TV em uso, e não aos domicílios.

AUDIÊNCIA
Lares ou indivíduos que assistem, leem, veem ou ouvem determinados veículos de mídia.

AUDIÊNCIA CUMULATIVA (Cume)
Essencialmente, é o mesmo que alcance. È a audiência líquida não duplicada de uma campanha (em um meio ou em uma combinação de meios). A audiência cume também é chamada de audiência não duplicada ou líquida.

AUDIÊNCIA FORA DE CASA
Público que é exposto a publicações e rádio (incluindo rádio de pilha e de carro) fora da sua casa.

CATV
Community Antenna Television Service. Veja televisão a cabo.

COBERTURA
Alcance de audiência em números.

CUSTO POR RATING POINT (C/RP)
Custo geral de compra de um ponto percentual de lares de TV (ou espectador individual). O custo é para um determinado período e para certo tipo de programa.

DAY TIME
Termo em inglês que se utiliza em programação ao falar do conjunto de emissões de programas difundidos desde as 7h30 às 18h00.

EXCLUSIVIDADES
Importante comprometimento monetário na compra de espaço ou tempo para permitir uma propaganda sem concorrentes.

FIRST-RUN SYNDICATION
Programas produzidos especificamente para um mercado. São programas originais. Veja Syndication.

FREQUÊNCIA EFICAZ
Número total de exposições necessárias para produzir uma mudança no público-alvo (ou mercado alvo).

ÍNDICE
Sistema desenvolvido para oferecer ao anunciante e profissional de marketing informação sobre algo ligado a um número-base. Em um índice, o número-base geralmente é 100, que simboliza uma média. Tudo que estiver acima de 100 (101 ou mais) está acima da média, e tudo abaixo de 100 (99 ou menos) está abaixo da média. Os números indicam a proximidade em relação à média que está o item sob estudo.

LNA-BAR (Leading National Advertiser-Brodcaster Reports)
Fonte de pesquisa que fornece, mediante pagamento de uma taxa, informações e análises para redes de televisão e rádio. É uma boa fonte sobre gastos da concorrência.

PRIME TIME (ou horário nobre, no Brasil)
Termo em inglês que se utiliza em programação ao falar do conjunto de emissões que cobrem o principal horário noturno que corresponde à máxima audiência da televisão. No Brasil varia entre 18h00 e 00h00.

RATING
Termo em inglês que significa audiência. Representa o número (percentual) de pessoas que assistem um programa específico de televisão durante um certo período de tempo, ou de pessoas expostas a algum tipo de edição impressa.

REDE
Grupo de estações (duas ou mais) sob o mesmo contrato, ou propriedade, que transmite programas. As principais redes brasileiras são: Globo, SBT, Bandeirantes, Record e RedeTV!, algumas emissoras regionais são: CNT, Gazeta, MTV, Rede Vida, Shoptime e Shoptour.

SHARE
Termo em inglês que se traduz por quota. Se define como a porcentagem da audiência que cada emissora ou programa consegue em relação às outras emissoras.

SYNDICATION
Compra ou venda de programas em uma base original. O mercado syndication inclui mais de 200 mercados de TV.

TELEVISÃO A CABO
Sistema de transmissão que distribui canais a lares individuais por meio de cabos coaxiais. As empresas a cabo frequentemente recebem sinais e os distribuem por satélite. Os programas distribuídos são reunidos por uma antena comunitária (CATV).

ZAPPING
Público de televisão comercial que muda de canal (em geral usa o controle remoto, embora isso possa ser feito manualmente) para evitar os comerciais. O zapping também ocorre quando o público-alvo grava um programa (ou seja, com o uso de um videocassete ou aparelho de DVD) e apaga os comerciais.

ZIPPING
Ocorre quando o público evita os comerciais ou propagandas em programas gravados (ou seja, fitas de vídeo ou outros dispositivos). O público “pula” o comercial utilizando a tecla fast-foward no controle remoto.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: