sábado, 8 de maio de 2010

A arte da telenovela

O “pai” de Betty, a feia, o roteirista Fernando Gaitán, foi quem muito contribuiu para que as telenovelas colombianas se tornassem tão exitosas, ele disse: “As telenovelas tem um grande poder de identificação. Mudam seu contexto, mas não suas histórias. A telenovela é o maior gênero de penetração. Tem chegado a muitos lugares da América Latina e em muitas partes do mundo onde a literatura não chegou”.

E isso é verdade, algo essas tramas têm para manterem um “auditório cativo”, incapaz de fazer outra coisa enquanto veem dois protagonistas se beijando. O horário nobre da televisão abre em cada casa uma brecha de tempo onde assuntos urgentes estão proibidos e uma interrupção, causada por uma simples chamada telefônica, pode causar, no pior dos casos, inimizades desnecessárias.

As pessoas ainda acreditam na telenovela assim como acreditam no amor, por esse motivo, o ato de escrever telenovelas pode ser um bom negócio se se sabe quais padrões utilizar para contar, pela enésima vez, a saga de dois amantes que lutam para concretizar seu amor.


AS MESMAS HISTÓRIAS

De uma forma geral, existem poucos argumentos: a jovem que ascende socialmente; o casal de classes sociais diferentes que se apaixona, o vilão cheio de poder que vive em absoluta impunidade até o penúltimo capítulo, no qual é capturado, morre ou se torna louco.

Para Fernando Gaitán, são seis as histórias que sustentam o melodrama da telinha: Cinderela, Romeu e Julieta, O príncipe e o pobre, O morro dos ventos uivantes, Crime e castigo e Madame Bovary.


SOBREDOSE DE SOFRIMENTO

A maior faceta de uma atriz que aspire um papel protagônico é saber falar enquanto chora. As heroínas das telenovelas são perseguidas pela tragédia o tempo todo; são boas, abnegadas, e, ao que parece, carecem do mínimo de senso comum; são incapazes de ver que alguém está lhe fazendo mal; e são tantas as obras de caridade que realizam que nem mesmo uma associação de beneficência as faria.

Além disso têm corpos de modelos e são cortejadas o tempo todo por tipos robustos e valentes ou profissionais respeitáveis. Fernando Gaitán assegura que se um melodrama consta de 200 capítulos, isso significa que existam 200 notícias para a protagonista: duas são boas (quando ela conhece o galã e quando se casa com ele), as 198 restantes, são más.


PATERNIDADE NÃO RECONHECIDA

É autenticamente raro em um melodrama a existência de alguma criança que seja filho verdadeiro da pessoa a quem sempre chamou de papai ou mamãe. Todas as personagens têm parentescos ocultos e ninguém sabem como as crianças nascem nas telenovelas porque sempre aparecem criados por outra pessoa. A paternidade é um grande segredo e sempre é descoberta 30 segundos antes do intervalo comercial.


AS PERSONAGENS FALAM SOZINHAS

Na vida real, as pessoas não andam contando a si mesmas as coisas que já sabem, no entanto, é assim que atuam as personagens das telenovelas, como se houvessem recuperado a memória após um acidente automobilístico. Elas dizem a si mesmas o que pensam e se dão ao luxo de recapitular as histórias dos outros. Em casos mais discretos, falam com uma imagem, de Nossa Senhora ou de Jesus, e relatam os últimos dez capítulos do melodrama.


VILÕES ABSOLUTAMENTE DESPREZÍVEIS

Além de amar, as pessoas querem descarregar seu ódio contra alguém, por isso o mal-intencionado que representa o papel antagônico não pode se limitar a abusar das mulheres, ser um obstáculo para a felicidade da protagonista ou planejar as desgraças alheias com a minuciosidade de um perito. Além do rancor pessoal, estes sempre possuem alguma pendência com a lei: são traficantes de tequila adulterada, vendem material pirateado, são assassinos impunes, têm duas certidões de nascimento, não pagam impostos, ou coisas to tipo.


O MUNDO COMO DEVERIA SER

Quando uma telenovela quer acrescentar uma dose extra de realismo introduz a personagem de uma mulher que sofre maltratos por parte de seu marido. Ainda que isto não esteja fora da realidade, nem dos boletins de ocorrência, a realidade é mais complexa e mais injusta, ou seja, a telenovela somente extrai a parte melodramática da vida real.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: