Em muitas ocasiões, os estúdios de dublagem decidem incluir em suas versões dubladas de filmes, artistas populares do meio televisivo ou musical para, assim, agregarem um interesse adicional à versão dublada de alguma produção.
Veja, a seguir as estrelas que deram um passo da teledramaturgia, ou dos palcos, aos estúdios de dublagem, emprestando suas vozes a reconhecidos personagens de filmes ou desenhos animados.
LUCERO (atriz e cantora)
Com uma ampla e sólida carreira como atriz e cantora de pop e música rancheira, a “Namoradinha da América”, como também é conhecida a intérprete das telenovelas Chispita, Laços de amor, Amanhã é para sempre, e atualmente Soy tu dueña, entre outras, Lucero, devido à excelentes resultados obtidos no âmbito musical, foi eleita para interpretar o tema musical Reflejo do filme Mulan, da Disney. A partir daí, entrou para o mundo da dublagem dando voz à Jane, a heroína do filme Tarzan, obtendo críticas muito divididas quanto à sua interpretação.
RICKY MARTIN (cantor e ator)
Esse astro portorriquenho da música latina começou sua carreira no grupo Menudo, e, no México, já desenvolveu trabalhos tanto em teatro, como televisão e cinema. Sua projeção internacional chegou com o disco Vuelve, para logo depois quebrar recordes com seu primeiro álbum em inglês. Mas, antes deste disco, Ricky foi selecionado pela Disney para dar voz ao heroi animado Hércules no filme de mesmo nome, bem como para interpretar o tema principal do filme: No importa la distancia.
TATIANA (cantora e atriz)
A atual rainha dos baixinhos do México começou como cantora pop, para logo adentrar como atriz de telenovelas. Mas, sua maior satisfação chegou ao gravar seu primeiro disco de músicas infantis, alcançando grande êxito. Após este, o seguiram muitos mais discos para crianças, assim como a emissão do programa El espacio de Tatiana, de grande audiência. Entre tanto trabalho, Tatiana consegue alternar com Ricky Martin, emprestando sua voz à Megara, no filme Hércules, da Disney. Em 2002, interpreta as canções de Peter Pan 2: De volta à Terra do Nunca.
IRÁN CASTILLO (atriz e cantora)
Após iniciar sua carreira em vários programas e em um grupo musical, Irán se torna apresentadora em El club de Gaby, para depois continuar em telenovelas, como Preciosa. Seu lançamento como solista foi bastante gratificante, assim como o filme La segunda noche e a dublagem de Jessie, em Toy Story 2, no qual realizou um de seus melhores trabalhos mesmo sendo uma atriz distante de estúdios de dublagem.
KUNO BECKER (ator)
Começou sua carreira como ator de algumas telenovelas da Televisa, como Pueblo chico, infierno grande; A alma não tem cor; Rencor apasionado; Camila; Soñadoras; Mujeres engañadas e Primeiro amor - A mil por hora. Desde pequeno aprendeu a tocar violino e atualmente se dedica ao cinema. No ano de 2000, a 20th Century Fox lhe dá a oportunidade de dublar pela primeira vez um personagem animado: a voz de Cale, protagonista de Titan A.E. Após adentrar os estúdios de Hollywood, também dublou o filme Gol! O sonho impossível e, mais recentemente, Rayo McQueen no filme Carros.
EUGENIO DERBEZ (ator e humorista)
Um dos melhores humoristas mexicanos reconhecido com grande popularidade graças aos seus personagens como El lonje moco, Armando Hoyos, Marilyn Mensón e Eloy Gameno. Seu talento foi demonstrado em programas Al derecho y al Derbez, e Derbez en cuando. Sua interpretação na voz do cachorro Lucky, em Dr. Dolittle, agradou ao público, tanto que depois deu voz à Mushu, em Mulan, e ao simpático Garcilaso, em 102 dálmatas. Além disso, dublou pela segunda vez Lucky, em Dr. Dolittle 2, além de Burro, na trilogia de Shrek.
ADAL RAMONES (apresentador e humorista)
Popular apresentador do programa de variedades Otro rollo, Adal realiza seu primeiro trabalho de dublador no filme Vida de inseto, dando voz a Francis, depois de haver feito testes para dublar Flick, o protagonista da história. Pouco tempo depois dubla Stuart Little, o ratinho animado protagonista do filme de mesmo nome, porém não é aprovado por muitos neste trabalho. Em seguida, dublou Lou, o cachorrinho do filme Como cães e gatos, além de Stuart Little, na segunda parte deste filme.
EDUARDO PALOMO (ator)
Ator de telenovelas conhecido pelas histórias de La pícara soñadora, Alcançar uma estrela II e Coração selvagem, onde interpretou o papel de João do Diabo, com o qual se consolida com perfil de um típico personagem rude. Tal vez, por essa semelhança, a Disney o chama para interpretar Tarzan no filme animado de 1999, com bons resultados. Eduardo Palomo faleceu em 08 de novembro de 2009, em Los Angeles, Califórnia, devido à um infarto.
DEMIÁN BICHIR (ator)
Sua carreira se foca principalmente no cinema e televisão. Começa em papéis pequenos em várias telenovelas, e, por sua vez, em filmes, como Rojo amanecer, Miroslava e La vida conyugal. Na TV Azteca participa em melhores papéis nas telenovelas Nada personal (Traição) e Demasiado corazón. Realiza a voz do chefe e do príncipe Eric em A pequena sereia, para posteriormente continuar com o papel protagônico de Aladdin, dando voz ao heroi da Disney. No ano de 2000, volta à dublagem como Túlio, em O caminho para El Dorado e, pouco tempo depois dá voz à Simbad, em Simbad: A lenda dos sete mares, mesma voz que Brad Pitt havia feito na versão original.
ALEKS SYNTEK (cantor)
Após participar no programa infantil Chiquilladas, Syntek desapareceu muito tempo do meio para estudar o que mais gosta: a música. Posteriormente, em 1989, reaparece no grupo Aleks Syntek y la gente normal, que não obtém muito êxito. Mesmo assim, continua com o grupo até se preparar como músico e solista. Realiza, em 1999, a trilha sonora do filme Sexo, pudor e lágrimas, para posteriormente realizar uma dublagem pela primeira vez em O caminho para El Dorado, com a voz de Miguel. Em 2005, dá voz ao robô Rodney no filme animado Robôs, onde também interpreta o tema musical.
MAYRA ROJAS (atriz e apresentadora)
Esta atriz começou como apresentadora de programa de videoclips, para, logo mais, atuar em Alcançar uma estrela I e II, Valentina, e Bajo un mismo rostro (A força de uma mulher), na Televisa. Desde 1996, atua em telenovelas da TV Azteca: Con toda el alma, Rivales por accidente, e La chacala, entre outras. Após, apresenta, ao lado de Víctor Trujillo, o programa de variedades El diario de la noche, para, logo depois, apresentar um programa de rádio com o mesmo Trujillo. Deu voz à Yzma, na versão em espanhol de A nova onda do imperador, e, na nova versão de A bela adormecida, da Disney, deu voz à Maléfica, criando controvérsias entre os fanáticos do clássico, pela sua falta de expressividade na personagem.
NORMA HERRERA (atriz)
Reconhecida atriz de teatro, televisão e cinema, desde os anos setenta segue firme sua carreira, tanto em telenovelas quanto em filmes. Entre suas telenovelas se encontram Yesenia, La dueña, Huracán e Tres mujeres. Em 1991, é contemplada para dar voz à Senhora Potts, no filme A bela e a fera, onde também interpreta um dos temas musicais. Seu bom desempenho na dublagem deste filme a leva a interpretar novamente a Senhora Potts, mas, desta vez, em um musical no teatro. Além destes, realizou diversos trabalhos de narração para a Disney, assim como a voz da Fada Madrinha em Cinderela.
EVANGELINA ELIZONDO (atriz)
Desde pequena inicia sua carreira no cinema em grandes comédias nacionais. Durante duas décadas realiza uma infinidade de filmes que lhe dão grande projeção internacional. Neste transcurso dá voz à Cinderela, no filme da Disney de 1955, trabalho pelo que se reconhece sua bela voz. Adentra o mundo da televisão com a telenovela Vovô e eu, e, três anos mais tarde, aparece no filme Caminhando nas nuvens.
GERMÁN ROBLES (ator)
Nascido na Espanha, há vários anos se radicou no México, onde começou atuando no cinema, imortalizando o Conde Drácula em uma série de filmes de terror, como El vampiro e El ataúd del vampiro; após, realizou o papel de Nostradamus e diversos filmes. Na televisão realizou também várias telenovelas, entre elas, Marisol, Amigos para sempre e a dublagem em Serafim. Em 1998, dá voz e personalidade ao malvado Rasputin no filme Anastácia, para depois dublar o mago Manny do filme Vida de inseto. Outros filmes que já dublou foram A história sem fim, Fim dos dias e Uma mente brilhante.
LUIS BAYARDO (ator)
Reconhecido ator de televisão, que, ao decorrer de vários anos, tem alternado seu trabalho como ator de telenovelas e ator de dublagem. Entre as telenovelas em que atuou se encontram Colorina, Alcançar uma estrela, El vuelo del águila, Laços de amor, entre outras. Como ator de dublagem participou em animações como Les schtroumpfs (Los pitufos) e Gekko Kamen (El capitán Centella), e várias séries de televisão. Entre os filmes que dublou se encontram: Bambi, O caldeirão mágico, O ratinho detetive e O último unicórnio.
OUTRAS DUBLAGENS
BÁRBARA MORI (atriz)
Dublou Cappy, no filme Robôs.
ANGÉLICA VALE (atriz, humorista e cantora)
Dublou Bibi, em Una película de huevos, e Ellie, em A era do gelo II.
ITATÍ CANTORAL (atriz)
Dublou Lady Penélope, em Os Thunderbirds.
KATE DEL CASTILLO (atriz e humorista)
Dublou Sally, em Carros.
LUDWIKA PALETA (atriz)
Dublou Alice, em Mikhail Baryshnikov's stories from my childhood (Alice y el misterio del tercer planeta dentro de las historias de mi infancia)
SERGIO SENDEL (ator)
Dublou Diego, em A era do gelo.
DIEGO GONZÁLEZ (ator e cantor)
Dublou Fermat, em Os Thunderbirds.
ANTONIO BANDERAS (ator)
Dublou a si mesmo no filme Assassinos e emprestou sua voz em espanhol e inglês ao Gato de Botas em Shrek II e III.
HÉCTOR BONILLA (ator)
Dublou Dr. Sid, em Final Fantasy.
NAILEA NORVIND (atriz)
Dublou a princesa Kida, em Atlantis: O reino perdido.
ROXANA CASTELLANOS (atriz e humorista)
Dublou Flo, em Carros.
MAURICIO ISLAS (ator)
Dublou o temível gato Mr. Tinkles, em Como cães e gatos.
IRMA LOZANO (atriz)
Dublou Jeannie, na série de televisão Jeannie é um gênio.
ANDRÉS BUSTAMANTE (ator e humorista)
Dublou o urso Archie, em Dr. Dolittle 2 e, depois, Mike em Monstros S.A.
LAURA LUZ (atriz e apresentadora)
Dublou Jane, em Final Fantasy.
JESÚS OCHOA (ator)
Dublou Manny, o mamute de A era do gelo I e II.
PEDRO ARMENDÁRIZ JR. (ator)
Dublou o capitão Lylet Rourke, em Atlantis: O reino perdido; dublou a si mesmo nos filmes A mexicana, Amistad e Era uma vez no México. Em 2006, dublou Hudson, no filme Carros.
CARLOS ESPEJEL (ator e humorista)
Dublou Sid, em A era do gelo I e II, e a voz do cachorrinho do filme Um cão de outro mundo.
MARÍA DEL SOL (atriz)
Dublou Talia, em Hércules.
SUSANA ZABALETA (atriz e cantora)
Foi a intérprete das canções em Pocahontas, da Disney e, mais recentemente, dublou Marina, em Simbad: A lenda dos sete mares.
ARATH DE LA TORRE (ator e humorista)
Dublou o vilão Titán Caradura, no filme mexicano de animação Magos y gigantes e, mais recentemente, a voz de Oscar, em O espanta tubarões.
AARON DÍAZ (ator)
Dublou Alan Tracy, em Os Thunderbirds.
SHERLYN (atriz)
Dublou Tintin, na versão em filme de Os Thunderbirds.
ADRIÁN URIBE (ator e humorista)
Dublou o alce Tuke, em Irmão urso e, posteriormente, a voz de Garfield I e II, no filme de ação real.
MIGUEL GALVÁN (ator e humorista)
Dublou o alce Rutt, em Irmão urso.
CONSUELO DUVAL (atriz e humorista)
Dublou Maggie, em Nem que a vaca tussa e, posteriormente, Mulher Elástico em Os incríveis.
ANA DE LA REGUERA (atriz)
Dublou a si mesma, no filme Nacho Libre.
CÉSAR BONO (ator e humorista)
Dublou a voz da caminhonete Mate, em Carros.
HEBE CAMARGO (apresentadora)
Dublou Baylene no filme Dinossauro.
FABIO ASSUNÇÃO (ator)
Dublou Aladar, no filme Dinossauro.
MALU MADER (atriz)
Dublou Neera, no filme Dinossauro.
RODRIGO SANTORO (ator)
Além de dublar a si mesmo nos filmes internacionais, dublou o ratinho Stuart Little.
TOM CAVALCANTE (humorista)
Dublou Troy, no filme O mar não está para peixe.
GRAZI MASSAFERA (atriz)
Dublou Cordélia, no filme O mar não está para peixe.
FELIPE DYLON (cantor)
Dublou Pê, no filme O mar não está para peixe.
BRUNO GAGLIASSO (ator)
Dublou Listrado no filme Deu zebra.
BUSSUNDA (humorista – falecido)
Dublou Shrek, no filmes Shrek I e II.
MARIETA SEVERO (atriz)
Dublou Yzma, no filme A nova onda do imperador.
DANIEL FILHO (ator, diretor e produtor)
Dublou Jack Lemmon em seus filmes e Paul Newman, em Carros.
PRISCILA FANTIN (atriz)
Dublou Sally, no filme Carros.
REYNALDO GIANECCHINI (ator)
Dublou Rodney Lataria, no filme Robôs
MÁRCIO GARCIA (ator e apresentador)
Dublou Diego, em A era do gelo, e o corajoso Lang da animação chinesa Dragon Blade.
LIMA DUARTE (ator)
No início dos anos sessenta dublou o gato Manda-Chuva, foi Wally Gator, a hiena Hardy, e Dum Dum, em Tartaruga Touché.
DANTON MELLO (ator)
Dublou Leonardo Di Caprio em A praia, Titanic, entre outros.
SELTON MELLO (ator)
Dublou John Bender, em Clube dos cinco; o garoto Daniel em Transformers; Kuzco, em A nova onda do imperador; Kenai, em Irmão urso; Asnésio, no desenho Duck Tales, além de Charlie Brown na segunda versão do desenho e o policial Jones em Loucademia de polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário