terça-feira, 4 de maio de 2010

Guerra de las teleseries

Guerra de las teleseries é a denominação que recebe a disputa entre as emissoras de televisão chilenas Canal 13 e TVN (Televisión Nacional de Chile), líderes na produção de telenovelas (chamadas teleseries, no Chile), durante o primeiro e segundo semestre do ano, ainda que outros canais como Chilevisión e Megavisión também tenham participado da disputa pela audiência.

Atualmente no Chile, as telenovelas do horário nobre são transmitidas de março a setembro e de setembro a janeiro ou fevereiro do próximo ano, no horário entre as 20h00 e 21h00. Ao "ganhar" este horário, as emissoras conseguem garantir a sintonia para o horário dos noticiários (das 21h00 às 22h00) e o primetime (das 22h00 em diante). Para isso, ambas emissoras realizam um investimento publicitário milionário e se utilizam de todos seus recursos, como, por exemplo, a participação de seus atores em diversos programas de cada emissora.

O termo Guerra de las teleseries originou-se em 9 de março de 1993, quando o jornal La tercera, intitulou "Arde guerra de teleseries", em alusão a estreia de Jaque Mate, a telenovela do primeiro semestre de TVN, que havia estreado no dia anterior, e que, finalmente, foi derrotada por Marrón glacé, do Canal 13, que estreou na semana seguinte a anterior.

A "guerra" se intensificou logo que nas temporadas de 1993 e 1994, todas as telenovelas do canal público derrotaram as do Canal 13, que até então era o líder de audiência. No primeiro semestre de 1995, o lançamento de Estúpido cupido, na TVN, e El amor está de moda, no Canal 13, provocou um forte clima de tensão entre ambas emissoras de televisão.

Entre 1997 e 1999, Megavisión também entrou na disputa, mas deixou de produzir telenovelas após a baixa recepção de Rosabella, Algo está cambiando e de sua segunda telenovela, Santiago city, que teve somente 17 capítulos e foi substituída por programas "enlatados".

Durante estes anos, as produções de Vicente Sabatini (Estúpido cupido, Sucupira, Oro verde, Iorana, La fiera e Romané), durante o primeiro semestre do ano, obtiveram índices altíssimos de audiência e desbancaram as produções do Canal 13, que obteve a vitória sobre as produções da TVN durante o segundo semestre de cada ano, com produções como Amor a domicilio, Adrenalina, Playa salvaje, Marparaíso e Cerro alegre.

Devido a esta "guerra", o Canal 13 enfrenta uma grave crise econômica no ano 2000, o que leva o canal a adiar sua telenovela do segundo semestre, Corazón pirata, para o ano seguinte sendo substituída pela telenovela colombiana Betty, a feia, que foi transmitida no horário das 20h00 e, em um fato inédito na história da televisão chilena, consegue derrotar a telenovela nacional Santoladrón da TVN. No ano seguinte, o Canal 13 obteve maus resultados em ratings com Corazón pirata e Piel canela, diante dos históricos êxitos da TVN, Pampa ilusión e Amores de mercado.

No ano 2002, a "Guerra de las teleseries" parecia haver terminado, quando a TVN aparece como a única produtora e o Canal 13 tenta recuperar a depressão na qual se encontrava, competindo até então com a importação de novelas brasileiras.

A recuperação do Canal 13 começa com Buen partido, co-produzida com a produtora argentina Pol-ka, que, mesmo não obtendo o êxito necessário, impulsionou grandemente a ascensão do que seria no próximo ano.

Em 2003, o Canal 13 trata de recuperar sua área dramática com Machos. Ainda que, durante as primeiras semanas, Puertas adentro da TVN obteve melhores índices, Machos se encontrava muito próxima e superava a produção de Sabatini em meados de abril, algo que não acontecia desde 1995. Diante do êxito obtido com Machos, o Canal 13 decide não produzir uma telenovela no segundo semestre, optando por esticá-la até finais de outubro. Após o último capítulo, imediatamente começa a repeti-la em versão editada, com o nome de Machos gold, que não alcança o mesmo êxito que obteve a telenovela em sua transmissão original. Pecadores, a telenovela do segundo semestre da TVN, alcança uma baixa sintonia, mas com o pasar do tempo consegue superar a repetição de Machos.

Em 2004, confiando no êxito de sua predecessora, o Canal 13 lança Hippie, mas não alcança o êxito esperado diante de Los princhera, da TVN. No segundo semestre, Destinos cruzados, da TVN, começa derrotando Tentación, mas no final do ano, ambas se estabilizam com níveis similares, porém, Tentación consegue avantajar levemente Destinos cruzados erm algumas de suas últimas exibições durante 2005. Ainda em 2004, Mega lança Xfea2, uma telenovela juvenil, que consegue tomar vários pontos das principais telenovelas, efeito que se repetiria no ano seguinte.

Em março de 2005, Sabatini decide tomar um descanso e somente dirige os primeiros capítulos de Los capo, produção da TVN que obtém os mais baixos índices de uma telenovela deste canal durante anos, enquanto Brujas, sua concorrente, alcança um importante êxito. No segundo semestre, Gatas & tuercas do Canal 13 consegue um rating importante e supera facilmente Versus, da TVN.

Para o primeiro semestre do ano de 2006, a estreia de Cómplices e Descarado, de TVN e Canal 13 respectivamente, estiveram relativamente equilibradas nos primeiros dias de exibição, no entanto, a TVN decidiu iniciar sua transmissão 15 minutos antes, o que rompeu o equilíbrio entre ambas produções. Cómplices superou amplamente Descarado, ainda que esteve abaixo dos índices de anos anteriores.

Em setembro de 2006, o Canal 13 decide estrear Charly Tango sem esperar o final de Cómplices e o início da exitosa Floribella, mas obtém os piores índices de audiência para o canal e a produção, após dois meses de exibição, é transferida para o horário das 18h30. No entanto, a Mega decide por colocar nesse horário Casado con hijos, que consegue destaque se iguala à sintonia das grandes produções dramáticas da TVN e do Canal 13.

No primeiro semestre de 2007, surge uma grande tensão entre ambos canais. O Canal 13 aposta em Papi Ricky e a TVN em Corazón de María, que, brigando ponto a ponto pelo rating, e mesmo com pouca diferença, consegue o triunfo. Nesse mesmo ano, outro canal, o Chilevisión, lança sua primeira produção, chamada Vivir con 10, que não alcança bons índices de audiência.

Após o final de Corazón de María, a TVN lança a telenovela do segundo semestre, Amor por accidente, a Mega lança Fortunato e o Canal 13 decide por esticar por um mês Papi Ricky, que em seus últimos meses ao ar, consegue ótimos resultados, superando suas concorrentes. A TVN e a Mega conseguem os mais baixos índices após vários anos, o que se intensifica quando o Canal 13 estreia a telenovela do segundo semestre, Lola, que consegue grande sintonia e derrota facilmente a concorrência.

Chega o ano de 2008 e, novamente, os canais TVN, Canal 13 e Chilevisión se enfrentam com as telenovelas do primeiro semestre: Viuda alegre, Don amor e Mala conducta, respectivamente, alcançando audiências similares.

A TVN decide deixar a competição para a disputa entre os canais Chilevisión e Canal 13, mas uma semana depois, após a estreia de Viuda alegre, TVN consegue a melhor audiência, ainda que com pequena margem de diferença. No entanto, o Canal 13, com Don amor em segundo lugar, decide esticar a telenovela Lola, de 2007, que contava com seus últimos capítulos. Com esta ideia, a telenovela do canal 13 leva o semestre, salvando Don amor de um enorme fracasso e deixando definitivamente Viuda alegre, da TVN em segundo lugar.

Em setembro de 2008, a TVN estreia sua nova telenovela, Hijos del monte, que consegue superar os finais de Lola. Devido a baixa audiência, o Canal 13 adianta o final da trama para novembro e repete Brujas que passa a disputar com Hijos del monte, porém Brujas é mudada de horário, deixando, assim, a telenovela da TVN sem concorrente, terminando em março de 2009.

Em março de 2009, o Canal 13 e a TVN tinham previsto o lançamento de Cuenta conmigo e Los exitosos Pells, para 3 de março e 9 de março respectivamente, mas tudo toma outro rumo quando o Canal 13 lança sua telenovela no meio do reality 1810, obtendo 30,5 pontos de rating. No dia seguinte, a TVN ataca lançando Los exitosos Pells, após o capítulo de Hijos del monte, que se encontrava na sua reta final, obtendo 24,4 pontos. Finalmente, Los exitosos Pells consegue se impor como a vencedora do primeiro semestre de 2009, diante de Cuenta conmigo do Canal 13, que, mesmo assim, consegue uma vantagem contra sua rival em seus últimos capítulos.

Durante o segundo semestre Los ángeles de Estela, da TVN, consegue se impor diante da concorrência, ainda que com índices baixos em comparação a anos anteriores, contando com 31 pontos em seu início, decai para 10 pontos em média e acumula 15 pontos de setembro de 2009 a março de 2010, enquanto que Corazón rebelde, do Canal 13, e Sin anestesia, da Chilevisión, se mantiveram com 13,4 e 8 pontos respectivamente, em uma "guerra" sem muitas expectativas.

Em 15 de março de 2010, dá-se início a Martín Rivas e a Manuel Rodríguez, novelas de época da TVN e da Chilevisión, respectivamente, e quem lidera a audiência é a aposta do canal público, TVN, com 17 pontos, seguida de Manuel Rodríguez que alcança 12 pontos, o Canal 13 com Feroz, registra 9 pontos nesse mesmo dia.

Ultimamente, a antiga tradição de se iniciar telenovelas no mesmo dia e as transmitir no mesmo horário tem dado lugar à diversificação de produções para distintos horários e tipos de público já que estas produções não mais determinam o futuro econômico das distintas emissoras televisivas. Alem disso, a sintonia, antes concentrada em dois canais, já tem se distribuído entre quatro emissoras, o que fez com que os índices das telenovelas caíssem de maneira considerável nos últimos tempos.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Anônimo disse...

Q loucura essa guerra no Chile, melhor seria cada uma com horário diferente.